Buscar

resumo diferença ajg x justiça gratuita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A diferença entre Justiça Gratuita e Assistência Judiciária Gratuita é bem simples, embora muitos ainda as tratem como sinônimos. Assim sendo, segue abaixo uma breve síntese que busca explicar de maneira sucinta e clara tais diferenças, com base em pesquisas de artigos jurídicos.  
 
Justiça Gratuita: trata da dispensa das despesas processuais e extraprocessuais, desde que as últimas sejam necessárias para o andamento do processo.  
 
Assistência Judiciária: engloba o serviço gratuito de representação, em juízo, da parte que requer e tem deferida a citada assistência.  
 
Assistência Jurídica: esta é ampla e gratuita, pois envolve não somente a assistência judiciária, mas também a consultoria e a orientação jurídica.  
A assistência jurídica é o gênero que tem como espécie a gratuidade judiciária. 
 
 
A assistência Judiciária Gratuita (AJG) é o direito da parte de ter um advogado do Estado Gratuito, bem como se exonerar de todas as despesas e taxas processuais.  
 
Já a Justiça Gratuita é o direito à gratuidade das taxas judiciárias, custas, emolumentos, honorários do perito, etc. Ou seja, não terá a parte um advogado fornecido pelo Estado, mas não pagará as despesas do processo.

Outros materiais