Buscar

Europa Medieval

Prévia do material em texto

Contrato Feudo-Vassálico
O próprio feudalismo baseia-se numa questão de direito, em um contrato, pois a concessão de um feudo era feita através de um pelo qual o senhor e o vassalo contraíam obrigações reciprocas. Através de rituais tanto o senhor como o vassalo faziam promessas dentro de um cerimonial. Chamadas de Investidura, Fé e Homenagem: a homenagem é o ato no qual o vassalo coloca-se nas mãos do senhor; a Fé era o juramento de fidelidade por ter recebido um feudo; na investidura, o suserano entregava um símbolo que representasse o feudo. 
Efeitos do Contrato Feudo-Vassálico
O contrato gerava o poder do senhor sobre o vassalo. Obrigação de fidelidade, ajuda militar e auxilio com conselhos, quando solicitado por parte do vassalo e em contrapartida recebia proteção. 
Um vassalo poderia ter seus próprios vassalos, sem que estes estivessem ligados ao senhor do seu senhor.
Fim do Contrato Feudo-Vassálico
Inicialmente os contratos não poderiam ser rompidos, existiam até a morte de um dos contratantes impossibilitasse-o. Mas na prática, muitas vezes o contrato era quebrado pela força ou pelos interesses de uma das partes, sendo considerado ilegal.
Porém haviam formas de romper o contrato de forma legal. Em caso de descumprimento das obrigações ou se uma das partes fosse excomungada pela Igreja.
Quando uma das partes queria deixar claro o ato de rompimento, ele praticava o desafio, que seria atirar uma flecha ou uma luva em direção a outro, sem querer acerta-lo. Para que o senhor fizesse o desafio era necessário ter o conselho de sua Corte.
O senhor poderia retomar o feudo temporariamente se quisesse advertir o vassalo ou então toma-lo definitivamente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes