Buscar

PRATICAS RH I AV EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICAS RH I_AV_EAD
Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 26/11/2016 14:09:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201407076654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O departamento de engenharia tem algumas metas ousadas para o ano corrente, entretanto o seu diretor percebe que precisará adequar as competências de alguns dos seus liderados. Ele tem recursos no orçamento para treinamento e desenvolvimento da equipe, mas não sabe que tipo de treinamento realizar. Qual o método mais objetivo para definir quais os treinamentos precisará realizar para alcançar as suas metas de formação? Como esse método é realizado
		
	
Resposta: Será necessario fazer um levantamento das necessidades da organização, do operacional e dos funcionarios para avaliar com o tipo de treinamento será necessario. Deverá ser o treinamento individual para que possa ser trabalhado as competencias que faltam nos funcionarios para atingir o objetivo do departamento e da organização. Deverá ser levado em consideração as metas do departamento as competencias necessarias dos seus funcionarios para este atingimento e com base neste resultado montar o treinamento.
	
Gabarito: O aluno deverá indicar a realização de um LNT. E descrever as etapas principais de um LNT.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407589579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Gonçalves Nacional é uma empresa bem sucedida de transporte e logística, com várias filiais espalhadas pelo país. Opera com centenas de veículos e transporta cargas por milhares de quilômetros todos os dias. Todo mes, os funcionários da filial que alcançar as metas primeiro recebem uma bonificação salarial. A disputa é acirrada e, ultimamente, têm-se notado que uma das filiais está tentando conquistar os clientes de outra, oferecendo algumas vantagens a mais, o que vem prejudicando o alcance das metas desta última. Estamos diante então, de uma competição ou de um conflito organzacional? Justifique.
		
	
Resposta: Estamos diante de um conflito organizacional, onde não podemos esquecer que as filiais fazem parte de um todo que neste caso seria a organização composta de todas as filiais. Este tipo de comportamento poderá trazer um desconforto aos clientes e aos demais funcionarios que poderão agir da mesma maneira e ate sem etica e respeito pelas demais filiais. Este comportamento não é o que se espera quando falamos de organização, devendo ser necessario um treinamento onde se pudesse ser trabalhado este tipo de conduta.
	
Gabarito: De um conflito organizacional, pois uma das partes está interferindo na consecução dos objetivos da outra e procurando se aproveitar desta oportunidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu ao esperado na questão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407216463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão de pessoas deve contribuir para que os funcionários busquem o equilíbrio entre desenvolvimento de carreira e de vida pessoal, levando em conta que os indivíduos possuem necessidades pessoais distintas que exigem atenção. PORQUE A área de gestão de pessoas pode promover, por exemplo, horário e local de trabalho flexíveis, academia de ginástica, salas de descompressão, creche no local de trabalho, licenças remuneradas ou sabáticas. A esse respeito, conclui-se que:
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407055347)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Knowles, o modelo andragógico estaria fundamentada em algumas suposições básicas sobre o estudante ou aprendiz, são elas:
I)                    Seu posicionamento muda da dependência para a independência ou autodirecionamento
II)                  As pessoas acumulam um reservatório de experiências que pode ser utilizado como base sobre o qual será construída a aprendizagem.
III)                Sua prontidão para aprender torna-se cada vez mais associada com as tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.
IV)               Suas perspectivas de tempo e de currículo mudam do adiamento para o imediatismo da aplicação do que é aprendido e de uma aprendizagem centrada em assuntos para outra, focada no desempenho
 
Assinale a alternativa correta
		
	 
	I, II
	
	II, III
	
	III, IV
	
	II, III e IV
	 
	I,II,III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407195576)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa resolveu implantar a ISO14001, para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA). O método de condução dos treinamentos aplicados teve de respeitar o cronograma de implantação da norma, desenvolvendo habilidades em detrimento da compreensão de expectativas e valores dos funcionários operacionais a respeito do tema. Nesses treinamentos, eles desenvolveriam as atitudes necessárias à mudança cultural, devendo as práticas de trabalho serem mais sustentáveis ambientalmente. As avaliações de reação e efetividade realizadas pelo setor de Recursos Humanos são a única fonte de indicadores para o grau de conscientização alcançado pelos funcionários. Como consequência, a implantação da ISO14001 ocorreu sem a devida compreensão dos conceitos envolvidos na mudança da proposta, e o cumprimento dos prazos e das atividades previstas no cronograma de implantação, constituído pela alta direção, contribuíram para a ilegitimidade do processo. A conscientização passou a ser entendida pelos funcionários como mais uma atribuição obrigatória para continuarem em seu emprego. Assim, cederam em prol do meio ambiente da empresa, contudo não mudaram efetivamente hábitos e costumes relacionados a práticas sustentáveis. Houve mudança no discurso da empresa, na missão e nos valores adotados. Considerando a maneira como foi realizado o processo de capacitação e conscientização implantado e os princípios da norma ISO14001, conclui-se que a empresa:
		
	
	deve receber a certificação, visto que foi capaz de promover em seus funcionários uma efetiva mudança de hábitos e costumes.
	
	promoveu mudanças de hábitos e atitudes, pois o processo de capacitação resultou na conscientização dos funcionários a respeito de gestão ambiental.
	 
	não foi capaz de conscientizar seus funcionários a respeito da mudança proposta, pois o processo de capacitação não contemplou o envolvimento e a participação deles.
	
	conseguiu conscientizar seus funcionários a respeito de práticas sustentáveis, pois o processo de capacitação seguiu o cronograma proposto pela alta administração.
	
	foi capaz de conscientizar parte dos funcionários a respeito de sustentabilidade, visto que alguns dos participantes da capacitação se empenharam para assegurar seu emprego.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407756522)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as etapas do Treinamento, identificamos a Avaliação como aquela que encerra o processo. Assinale dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta a importância desta etapa para o processo
		
	
	Identifica o nível da aprendizagem teórica de cada Treinando.
	
	Permite que o Analista de Treinamento possa saber qual a reação dos treinandos em relação ao programa aplicado (carga-horária, conteúdo, trabalho do Instrutor, espaço físico...)
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Permite identificar se há necessidade de outro curso para tratar do mesmo assunto, considerando que os comportamentos já não sejam os mesmo da época em que o primeiro evento aconteceu
	
	Possibilita identificar o resultado, quando são usados indicadores de comparação entre o momento anterior e o posterior ao evento de capacitação realizado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407757711)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Na etapa da Execução do Treinamento, quando adotamos as ações para a implementação, é preciso fazer contato com os participantes do evento. Assinale a resposta que indica corretamente, qual o tipo de informação que eles precisam receber do Analista de Treinamento
		
	
	O horário em que o curso irá acontecer
	
	Em qual data o treinamento acontecerá
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	O tema principal do curso e, em alguns casos, uma prévia do conteúdo que será abordado
	
	Se houver necessidade de deslocamento para outra cidade, quais os procedimentos que deverão ser adotados para hospedagem, alimentação e transporte dos treinandos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407780379)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem vários tipos de avaliações que podem ser empregadas nos treinamentos para avaliar os treinandos. Dentre as alternativas de respostas propostas a seguir, assinale aquela que apresenta, corretamente, como uma destas é chamda:
		
	 
	avaliação de reação
	
	avaliação de tempo
	
	avaliação integral
	
	avaliação percebida
	
	avaliação intervalar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407589569)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa DM S.A., uma indústria química, pretendia oferecer treinamento a seus colaboradoress, em virtude da aquisição recente de novos equipamentos. Lia Neves, Gerente de RH, foi chamada à Diretoria para explicar qual o método de treinamento que deveria ser usado e suas vantagens. Lia considerou que seria melhor:
		
	
	O método coletivo pela dificuldade em realizar o treinamento através de dinâmicas de grupo.
	
	O método individualizado, por usar debates e exibição de vídeos.
	
	O método individualizado por permitir o treinamento de todos os colaboradores ao mesmo tempo.
	 
	O método em grupo pela vantagem de propiciar a troca de experiências e maior interação dos participantes.
	
	O método coletivo por atender ao ritmo de aprendizagem de cada treinando.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407195573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitos problemas de comunicação em negociação podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Para ouvir bem, você tem que ser objetivo. Isso quer dizer que você tem que entender as intenções do seu oponente, o que ficou nas entrelinhas, e não somente aquilo que você quer ouvir. A cada nova frase dele, você deve se perguntar: Por que ele me disse aquilo? Como ele pensou que seria minha reação? Ele estava sendo honesto?, e daí por diante. Os melhores negociadores invariavelmente são os melhores ouvintes. Por que existe essa correlação? Quando eles estão negociando, prestam muita atenção na entonação, ritmo, altura e demais detalhes da voz. Negociadores experientes também observam atentamente os sinais não verbais e analisam se são condizentes com o que está sendo falado. Essa postura do negociador faz com que ele construa relacionamentos duradouros entre as partes, o que facilita alcançar objetivos que beneficiem a todos os envolvidos na negociação. MIRANDA, M. Saber ouvir: o segredo para uma boa negociação. Disponível em: www.novomilenio.inf.br/ano01/0101a010.htm. Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). O texto aponta um dos grandes desafios na construção das habilidades de um bom negociador. A esse respeito e a partir do texto, avalie as afirmações abaixo: I. O bom negociador é aquele que lê nas entrelinhas para compreender as necessidades básicas do outro, com o intuito de tirar vantagem, e não de atender o outro, construindo, assim, uma relação de negociação que se pode denominar ganha-perde. II. É importante a postura racional do negociador, para que consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais, tais como, objetividade no equacionamento dos problemas, a interpretação do comportamento das pessoas e a apresentação de propostas concretas. III. Negociação não é uma arte, como se considerou por muito tempo, mas uma habilidade que pode ser construída com treinamento comportamental e / ou técnico. IV. O autor do texto resgata a negociação como processo de comunicação bilateral cujo objetivo é, como anunciado, buscar decisões conjuntas que satisfaçam ambos os lados. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I e II.

Outros materiais