A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV   TÓPICOS EM LIBRAS

Pré-visualização | Página 1 de 1

AV – TÓPICOS EM LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO
		Professor:
	FABIANO GUIMARAES DA ROCHA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2016 18:33:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201307380918)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: a) Mitos são narrativas tidas como verdadeiras por quem as profere. b) Afirmar que os surdos são também mudos; a LIBRAS não é uma língua com características gramaticais, considerando-a apenas mímica. c) Possibilitar que toda a escola tenha acesso às informações adequadas acerca da LIBRAS e do surdo. Desconstruindo várias ideias erradas acerca desses sujeitos e sua cultura.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307376880)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
		
	
Resposta: O advérbio possui a função de marcar o tempo verbal.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307278681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado.
		
	
	Alambrado
	
	Alagamento
	
	Alemanha
	
	Alojamento
	 
	Alambique
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307762576)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
		
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo.
	 
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado.
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307752533)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
		
	
	Que todos os cidadãos serão atendidos da mesma forma.
	 
	Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	
	Que todos tem as mesmas necessidades.
	
	Que todos os cidadãos serão homogêneos.
	
	Que as oportunidades serão as mesmas para todos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307762627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
		
	 
	É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	Os professores e alunos ouvintes não poderão usufruir dos serviços e competências interpretativas do intérprete de LIBRAS, já que nunca tiveram interesse pela LIBRAS.
	
	Os deficientes auditivos podem usufruir da presença do intérprete de LIBRAS, mesmo sendo surdos oralizados, não usuários da LIBRAS.
	
	Os surdos oralizados, também compreendidos como deficientes auditivos, seguem um modelo ouvintista sobre a surdez, mas podem aprender a LIBRAS na fase adulta, no entanto não tem direito a usufruir da presença do intérprete de LIBRAS.
	
	O surdo pode ter domínio básico da LIBRAS, desde que tenha precocemente acesso à língua portuguesa para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307763192)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
		
	 
	Modalidade visual-espacial.
	
	Modalidade oral-espacial.
	
	Modalidade oral-auditiva.
	
	Modalidade motora-manual.
	
	Modalidade visual-auditiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307766500)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical:
		
	 
	Mais que, como, amar, sobre.
	
	Ontem, hoje, amanhã, já.
	
	Cedo, depois, antes, sempre.
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	
	Cedo, depois, agora, sempre.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307752578)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
		
	
	Verbos espaciais.
	 
	Verbos não-direcionais.
	
	Verbos visuais.
	
	Verbos manuais.
	
	Verbos direcionais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307380554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No diálogo a seguir, identifique em que língua a conversação é realizada. A - Tudo bo@? Você saúde b-e-m? B- Bo@! Saúde b-e-m. A - Você nome? B - Me@ nome F-a-b-i-a-n-o A - Você sinal? B - Meu sinal... A- Você morar onde? B - Eu morar RIO A- Prazer conhecer você B - Prazer conhecer você também
		
	
	LSP
	 
	LIBRAS
	
	LSM
	
	ASL
	
	Linguagem de sinais