Buscar

libras 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: a) mito sao fatos da realidade e fenômeno da natureza que não sao compreendido pelo homem. B) a lingua de sinais seria uma mistura de mimica e gesticulação, imcapaz de expressar conceitos abstratos. C) atraze de programas e eventos para concentizar as pessoas leigas que os surdos formam uma comunidade autêntica de lingua culta e identidade, que a libra e uma lingua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam esterotipos sobre os surdos e sobre a libras.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603599495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
		
	
Resposta: sao iltilizados como uma especie de marca sintatica para indicar o tempo verbal na frase. em geral, ficam, no inicio da frase.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603934725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo sujeito surdo é restrito à pessoa surda, que em sua história de vida percebe sua identidade construída em um contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a sua própria língua, nem se sentirá incapaz de dominar as línguas de outros grupos, mesmo que sejam essas de outra modalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente intransponíveis. Com base no conceito apresentado, complete a concepção a seguir. Esse sujeito não é um surdo deficiente, mas
		
	
	É um mudo que quer aprender a linguagem de sinais.
	
	É um sujeito surdo mudo só que ainda falta aprender uma outra linguagem de sinais.
	
	É um surdo mudo que quer aprender a oralizar.
	
	É um sujeito sem acessibilidade linguística
	 
	É um sujeito dotado de capacidade linguística.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603985191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
		
	 
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo.
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603975148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
		
	
	Que as oportunidades serão as mesmas para todos.
	
	Que todos os cidadãos serão atendidos da mesma forma.
	
	Que todos os cidadãos serão homogêneos.
	 
	Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	
	Que todos tem as mesmas necessidades.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603985242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
		
	
	O surdo pode ter domínio básico da LIBRAS, desde que tenha precocemente acesso à língua portuguesa para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	 
	É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	Os deficientes auditivos podem usufruir da presença do intérprete de LIBRAS, mesmo sendo surdos oralizados, não usuários da LIBRAS.
	
	Os professores e alunos ouvintes não poderão usufruir dos serviços e competências interpretativas do intérprete de LIBRAS, já que nunca tiveram interesse pela LIBRAS.
	
	Os surdos oralizados, também compreendidos como deficientes auditivos, seguem um modelo ouvintista sobre a surdez, mas podem aprender a LIBRAS na fase adulta, no entanto não tem direito a usufruir da presença do intérprete de LIBRAS.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603985807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
		
	
	Modalidade motora-manual.
	
	Modalidade oral-espacial.
	 
	Modalidade visual-espacial.
	
	Modalidade visual-auditiva.
	
	Modalidade oral-auditiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603989115)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical:
		
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	
	Cedo, depois, antes, sempre.
	
	Cedo, depois, agora, sempre.
	
	Ontem, hoje, amanhã, já.
	 
	Mais que, como, amar, sobre.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603943360)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os classificadores, em Libras, são marcadores de concordância de gênero ao se referirem a:
		
	 
	Pessoas, coisas, animais.
	
	Pessoas, imagens, animais.
	
	Pessoas, animais, fotos.
	
	Pessoas, textos, coisas.
	
	Pessoas, artigos, animais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603603169)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No diálogo a seguir, identifique em que língua a conversação é realizada. A - Tudo bo@? Você saúde b-e-m? B- Bo@! Saúde b-e-m. A - Você nome? B - Me@ nome F-a-b-i-a-n-o A - Você sinal? B - Meu sinal... A- Você morar onde? B - Eu morar RIO A- Prazer conhecervocê B - Prazer conhecer você também
		
	
	ASL
	
	Linguagem de sinais
	
	LSP
	
	LSM
	 
	LIBRAS

Outros materiais