Buscar

Introdução a administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0251_AV_201307135765 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  MARCELO RIBEIRO RANGEL
	Professor:
	EDUARDO ANTONIO RESENDE HOMEM DA COSTA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 19/11/2016 10:48:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201307791547)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Entender o processo administrativo é a essência do enfoque funcional da administração. O processo administrativo engloba os seguintes subprocessos ou funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Dentre as quatro funções administrativas qual é considerada a mais importante e por quê?
		
	
Resposta: Dirigir. Pois dirigir envolve o processo administrativo como um tudo. Observar se aquilo que foi planejado se está sendo cumprido, controlar e organizar da melhor forma possível todo o processo.
	
Gabarito: O Planejamento, porque as outras funções dependem da primeira para que aconteça o sucesso organizacional. Se uma organização não tiver suas metas e objetivos bem definidos e sem uma estratégia para alcançá-los dificilmente os administradores podem organizar os recursos, dirigir as pessoas e controlar os resultados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307728052)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Descreva finalidade e a essência da função administrativa controle.
		
	
Resposta: A função de controle ajuda a organização a controlar o processo antes mesmo de começar todo o processo. Depois ajuda a controlar para ver se o andamento do processo está de acordo com o estabelecido, analisando e comparando o que era para ser feito e como está sendo feito, e depois analisa o resultado do processo, verificando se o resultado foi o esperado. Além disso verifica tudo o que ocorre no ambiente interno e externo
	
Gabarito: A finalidade do controle assegurar que aquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajusta tanto quanto possível aos resultados obtidos. Sua essência se caracteriza em verificar se as atividades monitoradas estão ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307340705)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	José Lima, chefe do Setor de ARH, esta selecionando candidatos para um determinado cargo que tem, entre outras atribuições, executar tarefas padronizadas apoiadas em técnicas elementares, bem como tarefas que exigem a supervisão diária das ações executadas de forma  mais detalhada possível. Pela descrição dessas atribuições, o cargo a ser preenchido pelo candidato selcionado pertence ao nível empresarial:
		
	 
	Operacional
	
	Estratégico
	
	Gerencial
	
	Organizacional
	
	Tático
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307716852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estratégia empresarial é um dos componentes de um planejamento eficaz de uma empresa. O nível da administração responsável pela sua elaboração é o:
		
	 
	institucional.
	
	operacional.
	
	departamental.
	
	gerencial.
	
	tático.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307325270)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros. Baseado nesta informação assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
	
	Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro.
	
	Os programas são os planos operacionais relacionados com o tempo.
	
	Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
	 
	Fluxo de caixa, orçamentos e despesas são exemplos de regulamentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307386349)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do planejamento segue-se a organização. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo. A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal e informal com seus respectivos elementos. Um dos pontos principais da organização é o desenho organizacional. As principais características do desenho organizacional são:
		
	
	diferenciação, informalização, centralização e desintegração.
	
	falta de diferenciação, formalização, descentralização e integração.
	
	falta de diferenciação, informalização, descentralização e integração.
	 
	diferenciação, formalização, centralização e integração.
	
	diferenciação, informalização, centralização e desintegração.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307876658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O gestor de uma área de Produção da empresa de sapatos Q conforto S/A acredita que seus subordinados necessitam de supervisão constante e que sem orientações precisas não serão capazes de participações contributivas, chegando mesmo a prejudicar o sistema produtivo. Segundo suas palavras "empregados são como crianças, se piscarmos os olhos vão fazer besteira e se não controlamos vão procurar burlar o sistema para trabalhares menos". A forma de pensar e agir desse gestor o classifica segundo teoria de Douglas Mc Gregor com características de um típico gestor:
		
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: Y da Teoria de Douglas McGregor.
	
	Nenhuma das alternativas apresentadas.
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: Z da Teoria de Douglas McGregor.
	 
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: X da Teoria de Douglas McGregor.
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: X,Y,Z da Teoria de Douglas McGregor.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307719866)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a Função que Reconhecemos como sendo um elemento dos mais importantes para a constante verificação do que ocorre nos ambientes internos e externos, proporcionando à empresa elementos necessários à manutenção ou redefinição do que foi planejado por ela?
		
	
	Gestão Estratégica
	
	Recursos Humanos
	
	Planejamento Organizacional
	 
	Controle
	
	Gestão Financeira
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307850111)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Usando uma ida ao cabeleireiro, que pode ter uma função de fazer uma pessoa sentir-se melhor consigo mesma, é válido afirmar que é um bom exemplo de que categoria de benefícios do produto?
		
	 
	Benefícios pessoais
	
	Benefícios intrínsecos
	
	Benefícios funcionais
	
	Benefícios sociais
	 
	Benefícios psicológicos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307415082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Janaína, Gerente Financeira da empresa Guloseimas, está querendo preencher as vagas existentes em sua área mediante a realocação de funcionários da empresa por meio de promoções ou transferências. Neste caso, a Gerente deve utilizar qual tipo de recrutamento:
		
	
	Fechado
	
	Semiaberto
	
	Externo
	 
	Interno
	
	Aberto

Outros materiais