Buscar

Exercícios sobre a 1a unidade de Química Geral Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios sobre a 1ª unidade de Química Geral Aplicada	- Parte 1
1) O que são ácidos e bases de Lewis? Indique quais são bases e ácidos de Lewis:
H​2O, CH4, NH3, SiO2, Cl-, Ca2+, H2CO3
2) Qual a fórmula química e a massa molar de cada uma dos compostos abaixo?
 Testosterona
 Piretrina
 Cocaína
 Estradiol
3) Um álcool é uma molécula orgânica que contém um grupo –OH. O etanol, CH3CH2OH, apresenta-se geralmente em concentrações em torno de 3,5 a 5% em massa na cerveja. Se uma pessoa ingerir cinco latas de cerveja com a menor concentração em 15 minutos e não metabolizar o álcool nesse período, qual a concentração de etanol no sangue? Assuma que o volume de sangue uma pessoa adulta é 5 L. Qual a molaridade correspondente de etanol?
4) O número de Avogadro relaciona o número de componentes em um mol de componentes. Uma nanopartícula de ouro (Au) com diâmetro d = 5 nm possui em torno de 800 átomos de Au em sua composição. Assumindo que uma síntese deste material partiu da redução eletroquímica de 5 mmol de Au4+ quantas nanopartículas temos para um volume final de meio V = 50 mL? Dado: volume de uma esfera: V = (4(r3)/3 
5) Fluoreto de sódio (NaF) é um agente terapêutico presente em pastas dentais. Esse componente reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoroapatita (substância de proteção contra cáries dentárias inibindo a ação de bactérias). Em pastas dentais encontra-se em geral 1450 ppm de F- num tubo de 90 g. Qual o número total de átomos de F- presentes nesta pasta?
6) (Atkins) O sal de Epson é o sulfato de magnésio heptahidratado. Escreva sua fórmula química.
(a) quantos átomos de oxigênio existem em 5,15 g de sal de Epson? 
(b) Quantos mols de moléculas de água existem em 5,15 g de sal de Epson?
7) 250 mL de uma amostra de concentração original 2,1 mmol.L-1 em termos de Na+ foi acrescida de 2 g de NaCl. Calcule a nova concentração de sódio no meio. Assuma que o volume permaneceu inalterado.
8) (Atkins) Um químico dissolveu 0,033 g de CuSO4.5H2O em água e diluiu a solução até a marca em um balão volumétrico de 250 mL. Uma amostra de 2 mL dessa solução foi transferida para outro balão volumétrico de 250 mL e diluída. (a) Qual é a molaridade do CuSO4 na solução final? (b) Para preparar a solução final de 250 mL diretamente, que massa de CuSO4 seria necessário pesar?
9) (Atkins) O ácido clorídrico concentrado comercial possui 37% (m/m) e tem uma densidade de 1,205 g.cm-3. Que volume (em mL) de HCl concentrado deve ser usado para preparar 10 L de uma solução 0,7436 M de HCL(aq)? 
10) (Atkins) As seguintes reações redox são importantes no refino de certos elementos. Balanceie as equações e, em cada caso, escreva o número de oxidação do elemento que está sendo preparado em seu composto de partida.
(a) SiCl4(l) + H2(g) ( Si(s) + HCl(g)
(b) SnO2(s) + C(s) ( 1200oC ( Sn(l) + CO2
(c) V2O5(s) + Ca(l) ( V(s) + CaO(s)
(d) B2O3(s) + Mg(s) ( B(s) + MgO(s)

Outros materiais