Buscar

CULTURA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603374023)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Nos Estados Unidos e na África do Sul, durante muitos anos, a segregação racial chegou a ser oficializada em lei. O fato de jamais termos tido uma legislação semelhante é suficiente para destacarmos que somos um país livre de preconceito racial/étnico?
		
	
Resposta: O PRECONCEITO racial e uma forma de exclusao social bastante comum no mundo porem pode-se observar que nos estados unidos apesar de ser umpais compopulaçao branca. o racismo e uma pratica muito frequente o que nos leva a pensar qual seria o verdadeiro motivo para tamnha discriminação isso porque o racismo e a discriminaçao produzem exclusao. a contribuiçoes dos diferentes grupos etnicos e de sua cultura para o patrimonio da humanidade. raça nao se sustenta biologicamente; ja a etnia pauta-se principalente, em elementos sociais e culturais.
	
Gabarito: Não, porque nosso racismo se desenvolveu de maneira diversa, disfarçando-se em discursos e atitudes ambíguas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603419370)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para exemplificar a fragmentação da identidade que ocorre nas sociedades contemporâneas, Stuart Hall cita este caso que envolveu o Juiz Clarence Thomas:
Em 1991, o então presidente americano, Bush, ansioso por restaurar uma maioria conservadora na Suprema Corte americana, encaminhou a indicação de Clarence Thomas, um juiz negro de visões políticas conservadoras. No julgamento de Bush, os eleitores brancos (que podiam ter preconceitos em relação a um juiz negro) provavelmente apoiariam Thomas porque ele era conservador em termos de legislação de igualdade de direitos, e os eleitores negros (que apoiam políticas liberais em questões de raça) apoiariam Thomas porque ele era negro. Em síntese, o presidente estava "jogando o jogo das identidades".
Durante as "audiências" em torno da indicação, no Senado, o juiz Thomas foi acusado de assédio sexual por uma mulher negra, Anita Hill, uma ex-colega de Thomas. As audiências causaram um escândalo público e polarizaram a sociedade americana. Alguns negros apoiaram Thomas, baseados na questão da raça; outros se opuseram a ele, tomando como base a questão sexual. As mulheres negras estavam divididas, dependendo de qual identidade prevalecia: sua identidade como negra ou sua identidade como mulher. Os homens negros também estavam divididos, dependendo de qual fator prevalecia: seu sexismo ou seu liberalismo. Os homens brancos estavam divididos, dependendo, não apenas de sua política, mas da forma como eles se identificavam com respeito ao racismo e ao sexismo. As mulheres conservadoras brancas apoiavam Thomas, não apenas com base em sua inclinação política, mas também por causa de sua oposição ao feminismo. As feministas brancas, que frequentemente tinham posições mais progressistas na questão da raça, se opunham a Thomas tendo como base a questão sexual. E, uma vez que o juiz Thomas era um membro da elite judiciária e Anita Hill, na época do alegado incidente, uma funcionária subalterna, estavam em jogo, nesses argumentos, também questões de classe social. (HALL, 2002)
Explique por que o caso do Juiz Clarence Thomas revela a fragmentação da identidade que ocorre no mundo pós-moderno.
		
	
Resposta: com o advento da globalização, esta surgindo uma diversidade cultural; ou seja as sociedade nao estao mais supertando que uma cultura seja reconhecida como superior em relaçao a outra . como se dava com eurocentrismo. a questao do texto e que o juiz Thomas se enquadrava em varias identidas sociais. isso que dizer que ele tinha as bandeiras de varios grupos opositores. razao pela qual o presidente Bush te-lo escolhido. esse caso mostra quanto, atrazes da globalozação o ser humano se diversificou, no que dis respeito a sua identidade ideologica. ha uma creise de identidade vivenciada pela sociedade, que tem que ser revisto o copnceito de individuo e sociedade para que novos rumos organizacionais sejam adotados pela sociedade.
	
Gabarito: O aluno deve abordar as múltiplas facetas identitárias do juiz, reconhecidas pelos atores políticos envolvidos na situação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603632156)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as alternativas abaixo, marque a que não se relaciona com os objetivos da aprendizagem da disciplina Cultura Brasileira.
		
	
	Definir os conceitos de etnocentrismo, alteridade, relatividade cultural.
	
	Entender que o ser humano é um ser sociocultural.
	
	Compreender as discussões sobre indústria cultural.
	
	Definir o conceito de cultura
	 
	Definir e problematizar o sentido do folclore.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603373958)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao conjunto formado por todas as criações do engenho humano, tanto materiais como intelectuais ou espirituais, acumuladas ao longo dos séculos por um povo, dá-se o nome de
		
	
	indústria
	
	progresso
	
	classe social
	 
	cultura
	
	civilização
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604119507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Filósofo que considera o intelectual universal aquele cuja função passa por denunciar a produção da verdade, que se faz pelo eixo poder-saber, e examiná-la enquanto resultado de um jogo de forças :
		
	
	Gramsci
	 
	Foucault
	
	Marx
	
	Voltaire
	
	Sartre
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603988505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escolha a opção, correta, que se refere à Indústria cultural :
		
	
	Apreciada por um público com maior acúmulo de capital.
	 
	Feita para ser comercializada e produto do capitalismo.
	
	Ligada à tradição e não é ensinada nas escolas.
	
	Transmitida por um povo, por gerações e geralmente de forma oral.
	
	Ligada a óperas e espetáculos de teatro com preços elevados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603935102)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em estudo feito sobre São Paulo, no início da década de 1950, os sociólogos Roger Bastide e Florestan Fernandes identificaram barreiras de caráter racial que perpassavam mais ou menos com intensidade todas as classes sociais, e descobriram formas de discriminação impostas aos indivíduos de cor, negros e mulatos, em locais como a escola e o trabalho, que impediriam sua ascensão social. Pode-se afirmar que tal fato, infelizmente, existe, ainda que velado, até hoje na sociedade brasileira.
Sobre o processo de formação do povo brasileiro é incorreto afirmar:
		
	 
	Para alguns intelectuais brasileiros do século XIX a mestiçagem seria, então, um entrave aos anseios progressistas da nação que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado.
	 
	A sociedade brasileira se identifica com o traço multiétnico e cultural que lhe é constitutivo, e sempre conviveu com este traço de forma harmoniosa.
	
	Para se falar da formação étnica de um povo, é necessário diferenciar o conceito de ¿etnia¿ do conceito de ¿raça¿, pois a mestiçagem, no primeiro momento, foi uma marca racial.
	
	Os vários grupos étnicos, classes sociais e gêneros que constituem a sociedade brasileira são representados como pertencentes à mesma identidade nacional, suprimindo as múltiplas identidades culturais que perpassam os membros de uma nação.
	
	A heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) da população brasileira gerou discussões historicamente marcadas pela diversidade de enfoques desde os primeiros trabalhos, a partir do século XIX.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603940860)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos conceber a Literatura como um Fato Cultural. Sobre este assunto podemos afirmar: I - A literatura pode ser entendida como um sistema de obras ligadas por denominadores comuns que fazem dela aspecto orgânico da civilização, isto é, fazem dela parte constitutiva da civilização. II -a literatura é vista como um fato de cultura, algo, portanto, que não surge pronto e acabado, mas que se configura ao longo de um processocumulativo de articulação com a sociedade. III - A reflexão sobre a ¿forma¿ (literária) deve ser entendida como uma dupla articulação ¿ social e artística ¿ que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	Nenhuma alternativa é verdadeira.
	
	Somente as alternativas III e II são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603384102)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as opções abaixo sinalize a melhor que define identidade cultural:
		
	
	é uma configuração simbólica de caráter geral, a qual abrange todas as representações culturais vigentes, bem como as múltiplas manifestações nelas construídas.
	
	é um tipo de manifestação cultural implantado pelo colonizador português durante o período colonial, caracterizado pela importação de bens culturais e pelo transplante de ideias.
	
	conjunto dos valores materiais e espirituais criados pela humanidade, no curso de sua história, os quais congregam múltiplas perspectivas.
	
	processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, em contato contínuo, originam mudanças importantes numa delas ou em ambas.
	 
	conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece uma comunhão de valores entre os membros de uma sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603940734)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de TRADIÇÃO, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A tradição integra e monitora a ação e a organização tempo-espacial da comunidade, ela é parte do passado, presente e futuro, é um elemento intrínseco e inseparável da comunidade
	
	A tradição persiste, remodelada e reinventada a cada geração. Não há um corte profundo, ruptura ou descontinuidade absoluta entre o ontem, hoje e o amanhã.
	
	A ordem social sedimentada na tradição expressa a valorização da cultura oral, do passado e dos símbolos enquanto fatores que perpetuam a experiência das gerações
	 
	A tradição expressa descontinuidade, a ruptura entre o que se apresenta como o ¿novo¿ e o que persiste como herança do ¿velho¿
	
	A tradição envolve, de alguma forma, o controle do tempo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes