Buscar

Prova Criatividade e Inovação organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
	Avaliação:  NPG0022_AV_      Data: 13/11/2016 11:58:14 (F)      Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JOAO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5       Nota do Trab.: 2,5      Nota de Partic.: 2,5
	
	 1a Questão (Ref.: 264525)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um ambiente em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, estratégias que têm características de atender a uma necessidade específica a curto prazo, nunca deram certo. Uma das razões desse fracasso é que as políticas de capacitação nunca se preocuparam com o que há de maior importância, que é o trabalho em equipe. Diante dessa realidade, trabalhar em equipe significa: I - Reunir pessoas para desenvolver um determinado problema; II - Reunir pessoas de acordo com as características técnicas dos seus cargos para desenvolver um problema; III - Reunir pessoas com as devidas características técnicas para desenvolver soluções para um determinado problema; IV - Reunir pessoas através do CHA (conhecimento, habilidade e atitude) de acordo com um objetivo específico. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e III
	 
	III e IV
	
	I e II
	
	I e IV
	
	II e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 264445)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É da responsabilidade dos gestores a implementação de uma política de Criatividade e Inovação para toda a organização como também, definir recursos para que os colaboradores venham a participar dessa política, apresentando sugestões que venham a agregar valor aos produtos já desenvolvidos ou a novos produtos. No entanto, é preciso estabelecer prioridades entre as sugestões, afim de que os recursos disponíveis sejam alocados, segundo as necessidades imediatas da organização. A questão é a seguinte: Qual dessas sugestões vai atender de imediato as necessidades da organização? Para atender essa indagação, os gestores poderão utilizar uma técnica conhecida como:
		
	
	Matriz BCG
	
	Estrutura matricial
	
	Matriz de causas e efeitos
	 
	Matriz GUT
	
	Matriz SWOT
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 264437)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante da competitividade e das exigências cada vez maior dos clientes, acionistas e dos próprios colaboradores, o modelo de Gestão de Pessoas com foco em Criatividade e Inovação implica nos princípios: I - Conhecer o comportamento dos consumidores; II - Manter a oferta dos produtos (bens ou serviços) considerados mais importantes; III - Desenvolver as práticas de Criatividade e Inovação de acordo com a estrutura organizacional existente; IV - Conhecer as práticas de Criatividade e Inovação que estão sendo oferecidas e adequá-las à realidade da organização. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	I e III
	
	II e IV
	
	I e II
	
	II e III
	 
	I e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 264518)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. O seu capital humano passou a ser um componente crítico (vital) das organizações, para que as mesmas continuem a ser competitivas. Diante dessa realidade é preciso que a organização crie programas de capacitação e que tenham as seguintes características: I - Capacitar os colaboradores para que sejam criadas mudanças imediatas a curto prazo para atender demandas específicas; II - Capacitar os colaboradores aos seus cargos e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados; III - Capacitar os colaboradores para alavancar o seu desempenho no cargo; IV - Capacitar os colaboradores com atualizações constantes para aumento de desempenho. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e III
	 
	III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 264505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É mais do que sabido, que o diferencial competitivo está diretamente relacionado às estratégias estabelecidas pela organização e a sua capacidade de executá-la em tempo hábil. A estratégia mais adequada para a organização obter esse diferencial competitivo é aquela que implica em quebrar paradigmas. Essa quebra de paradigmas corresponde a ideias que vão sempre à busca de novas soluções que possam ser implementadas. Diante dessa realidade, podemos afirmar que a quebra de paradigmas consiste em: I - Conscientização dos colaboradores dos níveis estratégico e gerencial (pois o processo decisório está nas mãos deles) em propor ideias criativas e inovadoras; II - Ideias que passam por investimentos para análise, testes, prototipação, modelos para verificar a viabilidade de implementação; III - Investimento a curto e médio prazo pois as respostas devem ser dadas num período de tempo o menor possível; IV - Investimento a longo prazo onde todos os colaboradores devem contribuir com ideias criativas e inovadoras. Diante dessa realidade, estão certas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e III
	 
	II e IV
	
	III e IV
	
	I e II
	
	II e III
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 953250)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A questão da competitividade impõe às organizações que as mesmas adotem procedimentos que venham a garantir a sua imagem diante do mercado que atua. Diante dessa realidade, podemos afirmar que: I - A maioria das organizações que adotam uma política de competitividade, dedica-se à formulação de exercícios para estimular o crescimento da carreira dos colaboradores; II - A maioria das organizações que adotam uma política de competitividade, dedica-se à formulação de exercícios para estimular a criatividade e inovação dos colaboradores; III - O homem é um ser criativo, desde que motivado para tanto; IV - A maioria das organizações que adotam uma política de competitividade, dedica-se à formulação de estratégias aplicadas por outras organizações, mesmo quando essas estratégias não se enquadram a sua cultura organizacional. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	 
	I, II e III
	 
	II e III
	
	I, III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 264440)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada organização para se manter competitiva traça estratégias que venham a estabelecer um diferencial competitivo. Uma das estratégias tem sido estabelecer uma política que incentive a Criatividade e Inovação por toda a organização. Dessa forma, essa estratégia pode ser bem sucedida se:
		
	
	As demandas do mercado podem ser correspondidas à medida que são identificadas;
	 
	Quanto mais colaboradores participando e contribuindo no processo de Criatividade e Inovação, maior será o sucesso da organização;
	
	As ações de Criatividade e Inovação estiver sob a responsabilidade do Patrocinador Principal (o maior executivo da organização)
	
	A cultura predominante implicar em um processo decisório centralizador;
	
	A política de Criatividade e Inovação estiver sob a responsabilidade da área de Desenvolvimento de Projetos;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 264495)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indique a resposta que NÃO se aplica. A criatividade como entendida por John Kao (especialista norte-americano em Inovação Empresarial) nos diz que a única forma para superar a crise econômica mundial, é através da inovação. Organizações estão criando estratégias voltadas para a Criatividade e Inovação, onde essas estratégias são consideradas como "um processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valor". Ele afirma que "não podemos usar velhos métodos para novos problemas". Dessa forma, essas estratégias poderiam significar:
		
	
	Minimizar a presença de "silos" organizacionais.
	
	A Criatividade e Inovação é a arte de lançar novas ideias.
	 
	A certeza de que dando ideias alcançarei o objetivo.
	
	Uma boa dose de risco.
	
	Análisedas opções de investimentos para todos os recursos disponíveis.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 264502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma organização é tida "flexível" quando a sua estrutura interna é ágil, de forma a assegurar a continuidade das conquistas obtidas junto ao mercado que atua. Enquanto no plano externo a organização tem que ser eficaz, obtendo resultados favoráveis, internamente, há necessidade de criar uma estrutura onde todos os recursos disponíveis, deverão ser alocados. O tipo de estrutura que possibilita que a organização seja flexível é:
		
	 
	Por processos executados
	
	Por divisão de trabalho.
	
	Por produtos (bens ou serviços)
	
	Por áreas de Criatividade e Inovação
	
	Por função desenvolvida pelos colaboradores
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 264528)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de aprendizagem impulsiona a Criatividade e Inovação nas pessoas e nas organizações. Afinal, como uma organização pode criar um diferencial competitivo sem melhorar o seu desempenho sem antes aprender coisas novas? A Quinta Disciplina foi desenvolvida por Peter Senge que descreve as cinco disciplinas necessárias para criar as "organizações que aprendem". Uma dessas disciplinas é conhecida como Modelos Mentais que caracteriza como sendo: I - O aprendizado individual não garante o aprendizado organizacional: II É a habilidade de esclarecer continuamente a realidade do objetivo em questão; III - São premissas que são estabelecidas do entendimento de uma realidade que está sendo vivenciada; IV - É a forma de expor o seu raciocínio e entendimento sobre algo. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e IV
	
	I e II
	 
	III e IV

Outros materiais