Buscar

Processo Inflamatório.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Inflamação
A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos. Num processo inflamatório a região afetada fica avermelhada e quente, isto ocorre devido a um aumento do fluxo do sangue. Ocorre ainda inchaço e hipersensibilidade como resultado da infiltração de líquidos nos tecidos locais, aumentando, assim, a tensão da pele.
As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como quebra de um osso. 
O processo inflamatório
Na dor localizada participam certas substâncias químicas produzidas pelo organismo. Dentro da área inflamada ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos).
 
Os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto. Em algumas doenças este processo pode apresentar caráter destrutivo e o tratamento dependerá da causa da inflamação.
Inflamação aguda e crônica
A inflamação pode ser classificada em aguda ou crônica, dependendo do tempo que os seus sintomas demoram a surgir ou a ser curada.
• A inflamação aguda é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada pelos sinais típicos da inflamação como o calor, vermelhidão, inchaço e dor. Um exemplo de inflamação aguda é a amigdalite.
• A inflamação crônica é uma inflamação que persiste por mais de 3 meses e os seus sintomas não são muito específicos nem visíveis. Alguns exemplos de inflamação crônica são a artrite reumatoide ou tuberculose.
Tratamento da inflamação
O tratamento da inflamação consiste na toma de remédios anti-inflamatórios que podem ser de 2 tipos:
• Corticoesteroides, como a Prednisolona ou Prednisona, usados principalmente para tratar a inflamação crônica;
• Anti-inflamatórios não esteroides, como Ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico, usados principalmente para tratar inflamações agudas.
Os anti-inflamatórios têm como principal ação reduzir o desconforto do indivíduos e os efeitos da inflamação no organismo. Embora desejado, o processo inflamatório pode representar uma agressão aos tecidos e o seu controle é desejável em muitas situações, como nas inflamações da garganta ou do ouvido, pneumonias, artrites e meningites.
Fases da inflamação
A inflamação é subdivida em diferentes fases, são elas:
1. Alteração do calibre e fluxo vascular: que gera calor e vermelhidão;
2. Permeabilidade vascular aumentada: que gera o inchaço;
3. Migração de leucócitos: chegada das células de defesa do sangue ao local de infecção;
4. Quimiotaxia e fagocitose: combate aos agentes agressores, que pode levar à cura ou gerar uma inflamação crônica dependendo do caso.
Durante o processo infamatórios são libertadas substâncias, chamadas de mediadores da inflamação, que são responsáveis por dar origem às diferentes fases da inflamação. Alguns mediadores são a histamina, substância P, citoquinas ou fatores de ativação das plaquetas. 
http://bit.ly/IG6ajY

Outros materiais