Buscar

AV 2016 HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307512171)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
	Vivia no litoral africano Uma régia tribo ordeira cujo rei era símbolo De uma terra laboriosa e hospitaleira Um dia, essa tranqüilidade sucumbiu Quando os portugueses invadiram Capturando homens Para fazê-los escravos no Brasil Na viagem agonizante Houve gritos alucinantes lamentos de dor Ô, ô, ô adeus, Baobá, ô, ô, ô Ô, ô, ô adeus, meu Bengo, eu já vou Ao longe, Minas jamais ouvia Quando o rei mais confiante Jurou à sua gente que um dia os libertaria Chegando ao Rio de Janeiro No mercado de escravos Um rico fidalgo os comprou E para Vila Rica os levou A idéia do rei foi genial Esconder o pó de ouro entre os cabelos Assim fez seu pessoal Todas as noites quando das minas regressavam Iam à igreja e suas cabeças banhavam Era o ouro depositado na pia E guardado em outro lugar com garantia Até completar a importância Para comprar suas alforrias Foram libertos cada um por sua vez E assim foi que o rei Sob o sol da liberdade trabalhou E um pouco de terra ele comprou Descobrindo ouro enriqueceu Escolheu o nome de Francisco E ao catolicismo se converteu No ponto mais alto da cidade, Chico Rei Com seu espírito de luz Mandou construir uma igreja E a denominou Santa Efigênia do Alto da Cruz (Geraldo Babão, Djalma Sabiá e Binha - Chico Rei - 1964)
Influenciados pelo samba do Salgueiro discuta as formas de resistência e assimilação dos negros no Brasil do século XVII e XVIII.
		
	
Resposta: Sempre houve resistência por partes do escravos no Brasil. Assim que chegavam da África, depois de uma longa viagem em condições insalubres, eram vendidos para os senhores e viviam em situações desumanas, eram submetidos a situações abomináveis mas nunca deixaram de lutar, seja pela sua libertação ou por suas crenças e cultura. Mais tarde, quando alguns conseguiram escapar de seus senhores e formar os quilombos, o negro estava, mais do que nunca, começando a dar seu grito de liberdade que pode ser vistos também através de revoltas. Outro passo importante foi que, para manter suas crenças e não "desrepeitar" seus senhores, eles fizeram o sincretismo religioso, juntando sua própria crença com o catoliscismo.
	
Gabarito: O aluno deve construir um texto que mostre as formas de resistência, políticas, ecoNõmicas e culturais e os processos de assimilação dcorrentes, como as Irmandades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307659483)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: A Revolta da Chibata aconteceu no Rio de Janeiro e teve como sua principal figura o marinheiro João Cândido, que junto com seus demais companheiros, reclamavam das penalidades físicas sofridas na Marinha. Ameaçando a cidade do Rio com canhões apontados, eles pediam o fim dessa absurda pena. No final, eles fizeram um acordo de anistia que, na verdade, não passava de uma mentira. No final, alguns marinheiros foram mortos, torturados ou presos. João cumpriu sua pena na Ilha das Cobras. Dessa situação podemos tirar que, mesmo com a Abolição da Escravatura assinada pela Princesa Izabel, muitos negros ainda viviam em situações alarmantes. Infelizmente, o Brasil ainda é um país muito racista e todo esse legado horrível ainda está presente nos dias atuais. Podemos ver casos absurdos na mídia e em nosso cotidiano. Uma das formas de pagar essa dívida que temos, foi a implatação de cotas nas universidades públicas e programas de combate ao preconceito.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307543264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir de 1530, a concorrência do comércio do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter suas terras americanas invadidas por outras nações europeias. Era preciso efetivar a presença da Coroa lusitana no outro lado do Atlântico a fim de garantir a posse de suas terras e de conseguir tirar mais proveito da recente aquisição. A primeira medida da coroa foi a criação de:
		
	
	Governos ameríndios
	 
	Capitanias hereditárias
	
	Governo Geral
	
	Sesmarias
	
	Monarquias locais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307642228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema de capitanias hereditárias mostrou-se ineficiente e foi substituído, como modelo administrativo, em 1548,por qual outra estrutura?
		
	
	Ouvidoria
	
	Vice-reino
	
	Governo Central
	 
	Governo Geral
	
	Feitoria
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307644986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a longa travessia, quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. O que acontecia com aqueles que chegavam doentes ou muito debilitados?
		
	 
	Passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	Em muitos casos, eles tinham que continuar a viagem, só que agora pelo interior do Brasil;
	
	Assim que estivessem mais fortes, eram levados de volta à África.
	
	Eram vendidos mais barato porque o dono assumia o custo do tratamento;
	
	Recebiam um rápido atendimento e eram designados para desempenhar tarefas leves e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307543358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mais do que ampliar as redes de parentesco, as irmandades negras tiveram papel importante na luta pela liberdade de muitos escravos. Como?
		
	 
	Graças à poupança feita por seus ¿irmãos¿ de credo, que tinham como fim comprar a alforria de um membro.
	
	Criando um fundo de poupança para compra de escravos, assim esses passavam a ser escravos da irmandade e fazer serviços mais leves.
	
	Executando comícios que defendiam o fim da escravidão e influenciaram boa parte da sociedade, como o Rio de Janeiro, primeiro local a serem libertados os escravos em 1860.
	
	Organizando a prática do colonato, em que o negro deixava de ser escravo e virava um colono do senhor, que se livrava dos seus custos.
	
	Criando exércitos de Africanos para atacar os senhores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308037524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente o nome de um dos principais líderes abolicionistas.
		
	
	Gilberto Freyre.
	
	Manoel Bonfim.
	
	Silvio Romero.
	 
	José do Patrocínio.
	
	José de Alencar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307682948)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Além de atender uma demanda econômica, a entrada de imigrantes no Brasil integrava um ambicioso projeto de engenharia social dos intelectuais dessa época. Tomando a Europa como um grande modelo a ser copiado, muitos pensadores e políticos acreditavam que a imigração abriria portas para o gradual "branqueamento" da população brasileira. Nesse sentido, projetava-se a expectativa racista de diminuir a "negativa" presença de negros e mulatos na formação do povo brasileiro." Assinale a opção contendo somente intelectuais cujo pensamento pode ser identificado a essa afirmação?
		
	 
	Manoel Bonfim, Capistrano de Abreu e Florestan Fernandes.
	
	Euclides da Cunha, Caio Prado Júnior e Gilberto Freyre.
	 
	Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Silvio Romero
	
	Gilberto Freyre, Nina Rodrigues e Silvio Romero.
	
	Caio Prado Júnior, Manoel Bonfim e Capistrano deAbreu.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308040396)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Arthur Ramos repudiou as explicações meramente biologizantes dos comportamentos sociais assim, publicou O negro do Brasil no qual demonstrou:
		
	 
	A grande importância do negro na formação da sociedade brasileira, dando especial relevo à mestiçagem e ao sincretismo religioso;
	
	A grande desvantagem brasileira, cuja sociedade mestiça reforçava o atraso no qual o país estava mergulhado;
	
	A grande importância do conceito de raça e como a mestiçagem impedia o Brasil de se civilizar;
	
	A grande falta de apoio das autoridades as teorias racistas.
	
	A grande importância da biologia humana, cuja análise prevalecia sobre a cultura;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307644996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ano de 1910 foi marcado pela luta dos marinheiros brasileiros pelo fim dos castigos corporais. Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Era um claro resquício da escravidão. O líder dessa rebelião foi:
		
	
	Pedro Cândido.
	
	José Pedro;
	
	José Cândido;
	 
	João Cândido;
	
	João Pedro;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes