Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os sites de pesquisa na internet podem fornecer informações e material de pesquisa, como devemos utilizar essa pesquisa? Fundamente a sua resposta.
		
	
Resposta: É preciso pesquisar em fontes confiáveis e mesmo assim, checar a informações em diferentes fontes. É necessário também citar sua fonte corretamente, dizendo a data de acesso e o endereço eletrônico correto.
	
Gabarito: A internet é um conjunto de redes de computadores interligados no mundo inteiro. Nesse sentido, permite a pesquisa de milhares de informações diferentes, hoje, um acervo extraordinário. Como encontramos muitas informações, temos que selecionar o material de pesquisa em sites confiáveis. Para pesquisar na internet, temos sites de busca tais como: Google, Alta Vista, Excite e Yahoo. Além de vários endereços eletrônicos de bibliotecas que colocam disposição informações de fontes bibliográficas. Também, encontramos disponível na internet o site das editoras contendo informações sobre os lançamentos editoriais; sites de revistas eletrônicas, jornais, instituições de pesquisas e entidades culturais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308126529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	TCC é a sigla para trabalho de conclusão de curso que engloba quatro tipos diferentes. Sabendo-se que a tese é o tipo de TCC exclusivo para o doutorado, indique os outros três tipos de TCC restantes.
		
	
Resposta: Artigo Científico, Monografia e Dissertação.
	
Gabarito: São eles:  artigo científico, monografia e dissertação de mestrado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307481590)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção a seguinte definição: 
"Uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade sendo uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente." (MINAYO, 1999).
A definição acima refere-se ao conceito de:
		
	
	Metodologia
	
	Senso comum
	
	Método
	
	Conhecimento
	 
	Pesquisa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307651026)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um trabalho de pesquisa exige uma elaboração cuidadosa que se inicia com a definição de um tema que precisa ser delimitado adequadamente. Qual das opções abaixo corresponde ao ato de delimitação temática de um trabalho de pesquisa científica?
		
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito teórico, precisamos abranger todas as suas possibilidade a fim de conseguirmos nos aprofundar menos a respeito.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos estruturar o trabalho de pesquisa segundo múltiplas concepções sem determinar um recorte temático específico.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito menos abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, pois o critério quantitativo é o único possível na realização de uma pesquisa acadêmica.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, de forma mais específica, a fim de evitarmos nos aprofundar mais a respeito em termos qualitativos.
	 
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos fazer o recorte temático deste, selecionando uma parte específica a fim de podermos nos aprofundar a respeito.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307641737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a citação e marque a opção correta quanto à classificação das fontes em primária e secundária, numa pesquisa bibliográfica. "Immanuel Kant, segundo Abbagnano (1982), teria deslocado o termo racionalismo do sentido religioso para o aspecto filosófico de uma investigação sobre a origem do conhecimento. "
		
	
	O autor Abbagnano é a fonte primária; Immanuel Kant, a fonte secundária.
	 
	O autor Immanuel Kant é a fonte primária; Abbagnano, a fonte secundária.
	
	Os autores mencionados expressam o sentido de fontes primárias.
	
	Os autores mencionados expressam o sentido de fontes terciárias.
	
	Os autores apresentados sugerem a ideia de fontes secundárias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307655451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	QUANDO REALIZAMOS UMA PESQUISA, NÃO BASTA DELIMITAR O TEMA E O OBJETO DE PESQUISA. É PRECISO IDENTIFICAR UM PROBLEMA ESPECÍFICO QUE SERÁ ANALISADO NO TRABALHO. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA CORRETAMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS QUE ESSA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DEVE TER:
		
	
	CLAREZA E GLOBALIZAÇÃO
	 
	OBJETIVIDADE E CONCISÃO
	
	CLAREZA E CONTIGUIDADE
	
	AMBIGUIDADE E OBJETIVIDADE
	
	ESPECIFICIDADE E CONCLUSÃO
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307641548)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após construir os objetivos de uma pesquisa, é preciso justificar o estudo. A esta parte denominamos de justificativa. Os dicionários definem o termo como a explicação, razão, motivo e fundamento. Este é o momento em que o pesquisador precisa fazer algumas perguntas a si mesmo. Sobre este ponto, marque a opção correta:
		
	
	A justificativa refere-se apenas ao interesse pessoal do pesquisador, logo não precisa estar calcada em interesses acadêmicos e profissionais.
	
	A justificativa é o objetivo geral da pesquisa e se desdobra nos objetivos menores.
	 
	A justificativa de um projeto de pesquisa configura o conjunto de razões, acadêmicas, sociais e pessoais que conferem legitimidade ao trabalho científico.
	
	A justificativa não é elemento obrigatório em um projeto de pesquisa porque não influi em seu conteúdo.
	
	A justificativa refere-se apenas à escolha do título do trabalho e não precisa estar relacionada ao problema científico formulado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307644810)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nesta etapa da pesquisa, deve-se identificar um conjunto de trabalhos relevantes ao seu objeto de pesquisa. Revisite a bibliografia escolhida e selecione o que irá fundamentar o seu projeto, assim como construirá o embasamento teórico da pesquisa. De que etapa estamos nos reportando?
		
	
	Marco teórcio
	
	escolha do tema
	 
	A revisão de literatura
	
	bibliografia
	
	problematização
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307482353)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cronograma e o orçamento são elementos essenciais para a elaboração da pesquisa científica. Eles podem ser encontrados no seguinte trabalho científico:
		
	
	Tese.
	
	Artigo científico
	
	Monografia.
	
	Dissertação.
	 
	Projeto de pesquisa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308034409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revista Estudos Filosóficos, ISSN 1982-9124, do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei, está aceitando trabalhos para a edição do seu quinto número, que será dedicado ao tema:Filosofia Contemporânea. Qual dos tipos de trabalhos acadêmicos abaixo podem ser aceitos pela citada Revista?
		
	
	dissertações de mestrado
	
	TCCs
	
	teses de doutorado
	 
	artigos científicos
	
	monografias

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes