Buscar

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM AV1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM AV1 2.2016
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 21/11/2016 13:57:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201608131499)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Favor identificar a figura histórica da Enfermagem autora da frase: A enfermagem é uma arte; e para realiza-la como arte requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é o tratar da tela morta ou frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.
		
	
	Hildegard Peplau.
	
	Virginia Henderson
	
	Wanda de Aguiar Horta.
	
	Anna Nery.
	 
	Florence Nightingale.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608031397)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Enfermagem como profissão recebe definições e denominações ao longo da história. Uma das primeiras definições para a Enfermagem foi :
		
	
	Enfermeira é uma pessoa que nutre e protege, preparada para cuidar dos enfermos, dos deficientes e idosos.
	 
	Enfermeira é uma pessoa que nutre , uma pessoa que deve fazer por todos , dos deficientes, idosos, adultos, jovens e crianças.
	 
	Enfermeira é uma pessoa que nutre e protege, ou seja, uma pessoa preparada para cuidar dos enfermos, dos deficientes, idosos, adultos, jovens e crianças.
	
	Enfermeira é uma pessoa que nutre e protege os enfermos
	
	Enfermeira é uma pessoa que nutre e protege, sem bases cientificas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607457953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
	 
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607457952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As práticas de saúde instintivas dos povos antigos caracterizavam a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano de fundo as características específicas de cada povo (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença correspondente ao povo egípcio:
		
	 
	A prática religiosa e os conhecimentos científicos adquiridos eram constantemente unidos na prática de saúde e iniciaram as técnicas do uso de bandagens para o preparo do corpo das múmias.
	
	Classificaram cerca de 99.999 doenças que fizeram supor que nesse número incluíam meros sintomas. Construíram hospitais para os pobres, que eram servidos por escravos.
	
	Crença em um só Deus (monoteísmo). Moisés prescreveu conceitos de higiene que o colocaram como um dos grandes sanitaristas da época.
	
	Povo dominador de outros povos vizinhos, anexando as províncias conquistadas. Distinguiram-se por suas obras de saneamento e o escoamento dos brejos se fazia por meio de galerias.
	
	O tratamento das doenças consistiam em dieta, banhos, clisteres, inalações e sangrias. Nas leis de Manu as doenças eram consideradas produzidas por espíritos malignos, como um castigo de Deus.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608154251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A religião que começou sua expansão em Jerusalém, e em seguida, em todo o Oriente Médio, acabando por se tornar a religião oficial da Armênia em 301, da Etiópia em 325, da Geórgia em 337, e depois a Igreja estatal do Império Romano em 380, foi:
		
	 
	Cristianismo.
	
	Islamismo.
	
	Judaísmo.
	
	Protestantismo.
	
	Budismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608132846)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O movimento reformista iniciado por Martinho Lutero do século XVI , denominada de Reforma Protestante , foi um marco importante para Igreja Católica. Assim, favor identificar a influência que a Reforma Protestante exerceu sobre a enfermagem:
		
	
	Nessa ocasião a Igreja católica começou a permitir experiência científicas , até então proibidas.
	
	Expulsou as irmãs de caridade dos hospitais mantidos pela Igreja Católica , dando lugar para as enfermeiras
	 
	A reforma protestante deu inicio ao período critico para a enfermagem devido a reforma religiosa que levou a substituições de religiosos por pessoas desqualificadas nos hospitais, contribuindo para o "período negro" da Enfermagem.
	
	Libertou a enfermagem de alguns paradigmas , com por exemplo , o cuidar empírico, pois estimulou as pesquisas em enfermagem.
	
	Reafirmou a importância de Florence Nightingale, pois ela era Protestante.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608155447)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A frase abaixo FALSA com relação a história da enfermagem é:
		
	
	Foram organizados grupos, como as ordens, cuja preocupação primária era cuidar dos doentes.
	
	Foram organizados grupos, como as ordens, cuja preocupação primária era cuidar dos pobres, dos órfãos, das viúvas, dos idosos, dos escravos e dos prisioneiros.
	 
	Construiu-se uma imagem da Enfermagem amarrada aos rígidos preceitos religiosos, com uma estrutura disciplinar rígida de obediência absoluta.
	
	As mulheres solteiras tinham oportunidades de trabalho que não eram imaginadas antes (atividades inerentes ao seu lar).
	 
	O budismo e a medicina tiveram papel fundamental na continuidade histórica da Enfermagem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608155453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ordens militares de enfermeiras evoluíram como resultado:
		
	
	da 2ª guerra mundial.
	
	da revolução Francesa.
	
	da Guerra Fria.
	
	da 1ª guerra mundial.
	 
	das Cruzadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201608050382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Favor identificar o conceito da Teoria Ambientalista de Florence Nigthingale
		
	
	Teoria das Necessidades Básicas
	
	Teria Centrada nos Problemas
	
	Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem
	
	Teoria da pessoa, do cuidado e da cura.
	 
	Tem como significado o cuidado do ser humano e sua interação com o meio ambiente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607457929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No seu leito de inválida, Florence Nightingale pensou na aplicação do Nightingale Found, recolhido enquanto ela esteve na guerra e que era chegada a hora de fundar a Escola para Enfermeiras. Foi escolhido o Saint Thomas em Londres, para abrigar a Escola Nightingale. A escola abriu com quinze alunas que eram avaliadas por um ano e dependendo desta avaliação cursariam mais um ano para tornarem-se lady nurses. Marque a afirmativa verdadeira.
		
	 
	Lady Nurses eram alunas de enfermagem provenientes de classe social elevada custeando seus estudos e que eram preparadas para ocupar espaços de liderança na enfermagem numa escala internacional.
	
	Lady Nurses eram alunas provenientes de classe social mais baixa e que tinham os seus estudos custeadospela Fundação Nightingale.

Outros materiais