Buscar

Atividade Física Como Lazer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FÍSICA COMO LAZER
Fim de semana, feriados prolongados e férias, que delícia! São dias em que queremos estar livres para fazer o que bem entendermos, nos divertir, passear, bater um bom papo, exercitar-se, reunir os amigos ou familiares a fim de proporcionar horas de lazer, bem-estar, alegria e motivação para recomeçar a dura semana de trabalho, renovar as energias entre outras coisas.
Estimular a prática da atividade física nestes momentos, preferencialmente em contato com a natureza é tudo de bom, pois buscamos assim a promoção da saúde e da qualidade de vida ajudando no desenvolvimento de características interessantes. Ter estes momentos de lazer nada mais é do que uma forma de dedicar seu tempo a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre a mesma atividade.
Junte agora este lazer com um pouco de exercícios físicos e terá com certeza momentos prazerosos, divertidos, ante estresse, desprovidos de qualquer compromisso. Mais do que proporcionar o condicionamento físico, a prática de atividades físicas permite o desenvolvimento da consciência corporal e da relação com o ambiente.
A atividade desportiva, seja ela individual ou em grupo contribui para o desenvolvimento das competências afetivas, éticas, estéticas, cognitivas, de relação interpessoal e de inserção social. A distribuição de papéis, o convívio com as regras, a manipulação de sentimentos como a vitória ou a derrota, a rivalidade e a cooperação cultivam valores e comportamentos que devemos ter perante a sociedade.
Inúmeras são as formas de diversão. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas:
Na praia: maravilhoso é um dia na praia, onde podemos ficar à vontade, curtir um solzinho, deixar as crianças brincarem na areia, empinar pipa, encontrar com os amigos, jogar bola no final da tarde, jogar frescobol, brincar de vôlei, fazer castelo de areia, praticar surf, kyte surf, wind surf e para os que gostam de aventura e adrenalina andar de banana boat, jet ski, fazer boas caminhadas curtindo um clima gostoso no começo da manhã e ou final de tarde ou dar aquela corridinha.
Na água: esportes mais tranqüilos como a pescaria, o mergulho, natação, banhos de cachoeira e brincadeiras no rio, velejar e esquiar são algumas opções ligadas ao lazer.
No campo: existem muitas coisas gostosas pra se fazer aproveitando o ar puro e um clima maravilhoso como passear e escalar montanhas, praticar trekking, andar a cavalo, mexer na horta, colher frutas no pomar, brincar com animais, etc.
Na cidade: encontramos a maior variedade de lazer e esportes, pois temos acesso a clubes onde podemos aproveitar as piscinas, quadras poliesportivas, playground, futebol, sala de jogos, sala de ginástica, encontro com amigos para uma partida de bocha. Nos parques temos espaço para as caminhadas em bosques e praças, que possuem locais apropriados para levar as crianças para patinar, andar de bicicleta e skate.
No ar: esportes de adrenalina podem ser praticados por aqueles que curtem uma dose extra de ousadia como os vôos de asa delta, pára-glider e até o pára-quedismo.
Na terra: esportes de emoção como o bicicross, motocross, cross-country, mountain bike são para os que tem coragem e disposição, que não se importam com a sujeira após algumas voltas por seu percurso.
Rotas alternativas dentro de sítios e de parques ecológicos devem ser sempre bem monitoradas por pessoas capacitadas e com conhecimento dos locais de acesso. Os aventureiros não devem sair sem a devida precaução.
Enfim, temos uma variedade enorme de opções, apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos, independente da idade, como forma de lazer e prazer.
Lazer
Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo se pode entregar de livre vontade. Seja para repousar, divertir ou ainda para desenvolver a sua informação ou formação desinteressada. O indivíduo poderá ter ainda uma participação social voluntária de sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Lazer refere-se a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Abrange formas amplas de expressão e de actividades cujos elementos são tanto de natureza física quanto intelectual, social, artística ou espiritual.
Lazer é um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e económico; é um aspecto importante de qualidade de vida. Lazer é também um produto cultural e industrial que gera empregos, bens e serviços. Factores políticos, económicos, sociais, culturais e ambientais podem ampliar ou dificultar o lazer.
O lazer promove a saúde e o bem-estar geral oferecendo uma variedade de oportunidades que possibilitam aos indivíduos e grupos escolherem actividades e experiências que se adeqúem às suas próprias necessidades, interesses e preferências.
Lazer é um direito humano básico, como educação, trabalho e saúde, e ninguém deverá ser privado deste direito por discriminação de sexo, orientação sexual, idade, raça, religião, credo, saúde, deficiência física ou situação económica.
Os beneficios do lazer
Combate o stress,
Relaxa,
Contribui para o bem-estar social,
Estimula a socialização e o aparecimento de novas amizades;
Melhora o humor e a auto-estima; etc
Os benefícios do lazer dependem muito de pessoa para pessoa. Isto deve-se ao facto de algumas actividades que são consideradas lazer para alguns, gerarem produtividade, lucro ou benefícios económicos, sociais ou até mesmo espirituais para outros, (para quem aceitar essa base de comparação).
Obs.: português de Portugal

Outros materiais