Buscar

AV1 Curriculo Teoria e Pratica

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0374_AV_201402004079 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2016 13:10:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201402160136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a afirmativa a seguir: Os estudos do currículo como "campo especializado" sofrem influências de interpretações e fatores econômicos, políticos e sociais.
Considerando os estudos sobre as teorias de currículo, analise se a afirmativa está certa ou errada. Apresente dois argumentos que justifiquem a sua resposta.
		
	
Resposta: Sim, O curriculo é um artefato socioeducacional que se configura nas açoes de conceber, selecionar, produzir,implementando saberes , conhecimentos visando uma dada formação, configurada por processos e construçoes constituidos na relaçao com o conhecimento eleito como educativo. O curriculo deve estar em consonancia com a realidade cultural da sociedade e avanços tecnologicos , buscando assim uma amplitude do ensinar/aprender.
	
Gabarito:
A afirmativa está certa Justificativa: Como campo de estudos currículo não é neutro e sobre influência das relações de poder, do modelo político, das verbas destinadas à educação, dos critérios de inclusão e inserção de disciplinas, de interesses classes sociais que detém o poder, da concepção de etnia, etc. .
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402159054)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No campo educacional, os avanços tecnológicos têm algumas implicações, dentre as quais, adesão acrítica aos padrões de consumo do modelo capitalista e a apropriação acrítica da ideologia da sociedade do conhecimento. Como futuro (a) pedagogo (a) apresente duas iniciativas para que as estudantes e professores possam utilizar criticamente as TICs (Tecnologias da informação e da comunicação) nas atividades curriculares das escolas de ensino fundamental?
		
	
Resposta: Pesquisa sobre reciclagem e preservação ambiental utilizando a internet como meio de pesquisa e depois praticando na da escola o processo de reciclagem e alguns meios de preservaçao ambiental. Criaria um blog onde todos dariam suas sugestões e opinoes sobre um tema socioeconomico a ser trabalhado em sala . E até mesmo com a posibilidade de se estender a todos da unidade escolar.
	
Gabarito:
Disponibilizar equipamentos nas escolas (computadores). Capacitar ou atualizar os docentes para utilização das TICs. Orientar os alunos a utilizarem criticamente as informações disponibilizadas ou pesquisadas na internet. Valorizar a construção do conhecimento ao invés da reprodução da informação. Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos diante das informações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402162330)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como referência o estudo da terminologias e conceitos de currículo é correto afirmar que as atividades curriculares:
		
	
	formam um conjunto de práticas avaliativas para os alunos
	 
	formam um conjunto de atividades necessárias para a execução integral do currículo.
	
	formam o conjunto das aprendizagens programadas
	
	formam a expressão do recorte da cultura de um povo
	
	formam o sentido das vivências cotidianas da comunidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402707408)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O movimento conhecido como a Nova Sociologia da Educação (NSE), alerta que o conhecimento transformado em conteúdo curricular não pode mais ser visto como algo independente do contexto social, histórico e cultural, e considera o currículo escolar como:
		
	
	a organização do espaço escolar e dos conteúdos visando um modelo positivista de educação.
	
	um artefato técnico que privilegia os recursos metodológicos utilizados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem.
	
	uma abordagem metodológica neutra que organiza as relações que se estabelecem na escola e no meio social.
	 
	um espaço de relações de poder onde circulam visões sociais e culturais a serem consideradas nas práticas educativas.
	 
	a seleção, a organização e a integração das disciplinas e dos conteúdos a serem transmitidos na escola.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402827876)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pierre Bourdieu, assim como Althusser, vai adotar uma postura crítica perante a instituição escolar, concluindo que a real função da mesma é de reprodução das desigualdades sociais através da manutenção do status quo. Para Bourdieu, a exclusão escolar acontece
		
	
	A partir do pouco interesse que os pais têm na vida escolar de seus filhos, relegando-os ao fracasso
	 
	Através de uma gestão centralizadora, que não leva em consideração os diferentes atores que fazem parte da comunidade escolar
	
	Todas as alternativas acima estão incorretas
	 
	Através da exclusão cultural do aluno, que precisa absorver a cultura da classe dominante se quiser obter sucesso em sua trajetória escolar
	
	Através do excesso de disciplina estabelecido pelos professores e diretores, desconsiderando as particularidades do comportamento dos alunos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402571339)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as falas dos professores, destacadas nos itens, sobre o trabalho que realizaram com suas respectivas turmas, na ocasião em que participavam da reunião de troca de experiências docentes sobre o papel da escola e  do conhecimento escolar:
I- "Minha turma de quinto ano assistiu o  filme intitulado  Vida de menina, baseado no livro de Helena Morley, para  observar diferenças entre classes sociais."
II- "Semana passada, nossa proposta de redação  na aula foi  a organização de  um resumo com ilustrações sobre a importância da reciclagem de lixo. Vamos   publicar no Jornal do Bairro." 
III- "No mural de minha sala colocamos os recortes com reportagens e anúncios com  ofertas de empregos em nosso Município."
Considerando  que a proposta curricular da escola  incluiu como eixos integradores: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E  CULTURAL; COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE; MERCADO DE TRABALHO  E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE, podemos afirmar que :
		
	
	Os itens I e III focalizam diversidade cultural e  saúde 
	
	Os itens I e II  focalizam saúde e  diversidade étnica.
	
	O item I se distancia dos eixos porque não observa a realidade concreta.
	
	O item II focaliza  a expressão escrita e não contempla os eixos integradores.
	 
	Os itens II e III focalizam preservação da saúde e integração da comunidade 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402178124)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2002) Existem textos escolares sobre heróis nacionais que contêm narrativas acerca de diferenciações raciais e étnicas. Quase sempre, os alunos são levados a assimilá-los como simples informação, podendo ser produzidos sentimentos de inferioridade, subordinação e de preconceito em relação ao papel histórico desempenhado por certos heróis. Admitindo-se que uma visão multicultural e crítica requer a desconstrução e uma nova leitura de tais textos, um currículo que se configure nesse sentido deve, essencialmente, contemplar:
		
	
	a organização de atividades que celebrem, especificamente, datas significativas para cada grupo étnico e racial.
	
	a difusão de informações sobre outras culturas e identidades, privilegiando as categorias discriminadas.
	
	a realização de atividades priorizando textos escolares que valorizem heróis das minorias.
	
	a identificação e valorização dos heróis nacionais representativos dos grupos majoritários.
	 
	a análise das diferenças culturais quanto às representações desses heróis nacionais e de suas relações de poder.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402250565)
	Pontos: 0,5/ 0,5
	As ideias de Philippe Perrenoud e Cesar Call contribuíram para fundamentar as diretrizes curriculares em relação às habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo da educação básica. Se considerarmos os pilares da educação, é correto afirmar que ao desenvolver competências nas atividades curriculares, os estudantes são, essencialmente, estimulados a
		
	
	usar uma linguagem unificadora para expressar conceitos.
	
	reproduzir informações para abstrair conceitos.
	 
	aprender conhecimentos e aplicar em novas situações.
	
	estudar os conteúdos usando uma linguagem unificadora.
	
	compreender os conceitos estudados para reproduzir.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402159063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estimular o aprendizado da leitura e da escrita de sua turma de jovens e adultos, a professora Helena criou uma comunidade virtual articulada ao vocabulário estudado nas nas aulas. Este procedimento estimulou a autoestima e a interatividade entre os alunos melhorando o aprendizado. Do ponto de vista da utilização de tecnologias da comunicação e da informação e da concepção de cultura, a professora Helena exemplifica uma mediação construtiva de prática curricular focada:
		
	 
	na cibercultura
	
	na cultura geral
	
	na cultura erudita
	
	no multiculturalismo
	
	no etnocentrismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402155411)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Macedo (2007, p. 24) assim define o currículo: "[...] um artefato socioeducacional que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir, organizar, institucionalizar, implementar/dinamizar saberes, conhecimentos, atividades, competências e valores visando uma 'dada' formação, configurada por processos e construções constituídos na relação com conhecimento eleito como educativo". Portanto... enquanto uma construção social, um complexo cultural articulado com outros processos pedagógico-educacionais, o currículo...
Assinale a alternativa que complementa o sentido da frase acima:
		
	 
	... veicula formações com sentido ético, estético, cultural e político, considerando as experiências etnoformativas dos alunos.
	
	... se concretiza e se efetiva como um conjunto de disciplinas ordenadas para uma dada formação.
	
	... veicula formações visando a uniformização de competências e de processos educativos.
	 
	... define situações de aprendizagem para a sala de aula de forma a homogeneizar as práticas pedagógicas.
	
	... favorece a contextualização de conteúdos uniformes e indispensáveis à sua prática.

Outros materiais