Buscar

AV1 SUPERVISAO E ORIENTAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0365_AV_201402004079 » SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	FATIMA PINTO GOMES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2016 13:09:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201402138846)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em nossos estudos foi possível observar que a ideia de supervisão sempre esteve presente na educação, porém aqui no Brasil, sua oficialização não ocorreu de imediato. Para Saviani (2008) existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, ele também afirma ¿(...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica.¿ Dessa forma responda: a) Quando ocorreu a oficialização da profissão do Supervisor pedagógico no Brasil e quais os requisitos considerados fundamentais por Saviani, para a caracterização de uma atividade como profissão? b) Qual o significado desse termo político na ação supervisora?
		
	
Resposta: a) Ocorreu na LDB de 1971, cujos requisitos sao: a identidade social e processo tecnico escolar. b) Atuar de forma a transformar a sociedade, no sentido de atribuir a cada um o seu valor social e educativo.
	
Gabarito: a: A LDB de 1971 oficializou a profissão do Supervisor pedagógico e os requisitos fundamentais são a Necessidade social e Identidade própria. b: As ações do Supervisor pedagógico devem ir além do contexto pedagógico, pois se espera que o trabalho educativo contribua para desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402268704)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A ação do Supervisor Pedagógico se constitui solução para o trabalho de formação continuada dos professores, porém, é necessário um ambiente em que seja possível refletir sobre a relação teoria e prática no cotidiano escolar. Também existem outras condições imprescindíveis ao sucesso da atuação do Supervisor pedagógico. Então responda: a) Que ambiente facilitador é esse? b) Cite três condições imprescindíveis ao sucesso do trabalho de formação e que são da responsabilidade do Supervisor Pedagógico.
		
	
Resposta: a) A empatia, a autencidade, consideração positiva e dialogicidade. b)Atuar de forma a transformar a sociedade, no sentido de atribuir a cada um o seu valor social e educativo. Atuar na mediaçao do processo de aprendizagem, mas também no processo de formação continuada dos professores. Orientar e supervisionar os conteudos
	
Gabarito: a)Formação na própria escola. b)- Manter um clima de abertura, cordialidade, encorajamento e fortalecimento do sentimento de grupo. - Conhecer a legislação, seus limites e brechas otimizando seu uso em proveito da escola. - Estimular o desenvolvimento das experiências e seu compartilhamento com o grupo. - Atentar para as dificuldades apresentadas pelos professores. - Subsidiar os docentes com informações e conhecimentos atuais, sobre temas complexos. - Atuar junto à administração no sentido de viabilizar os encontros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402138763)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação supervisora tem recebido diversas denominações, dentre elas podemos citar:
		
	 
	Orientação pedagógica, coordenação pedagógica e supervisão escolar.
	
	Orientação, direção e supervisão.
	
	Direção, gestão e orientação.
	
	Gestão escolar, coordenação de grupos e supervisão.
	
	Coordenação, gestão e direção.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402138918)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Saviani (1999, p. 106) ¿(...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica.¿ O que significa dizer que
		
	
	A função supervisora atua sempre em conformidade com o sistema, por ser a escola um aparelho ideológico.
	 
	Atua de forma a transformar a sociedade, no sentido de atribuir a cada um o seu valor social e educativo.
	
	Existe para desmascarar a pretensa neutralidade do processo educativo.
	
	Está centrada na diversidade de habilitações pedagógicas
	 
	A função supervisora apresenta um caráter técnico quando atua na mediação do processo ensino aprendizagem, mas também pode ser eficaz na defesa dos interesses socialmente dominantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402602477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Heloisa Luck, no livro Ação integrada: observava-se muito comumente, na liderança do supervisor pedagógico, uma preocupação mais relativa à métodos, técnicas e conteúdos em relação ao processo educativo. Entretanto, novas escolas de pensamento apresentam uma visão mais crítica e reflexiva da atuação do supervisor como um líder que mediará os encontros de formação e a melhoria da qualidade das ações na escola. Com base nas visões mais críticas da atuação do supervisor escolar, é incorreto afirmar que:
		
	
	O processo de fazer do Supervisor pedagógico está na ação e parceria com a equipe docente.
	
	O papel do supervisor escolar possui funções relativas à formação continuada de professores nas mais variadas formas.
	
	O papel do supervisor pedagógico se constitui um somatório de esforços e ações com sentido de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
	 
	O papel do supervisor escolar está única e exclusivamente direcionado ao processo técnico escolar.
	
	O sentido da ação do supervisor escolar possui uma dimensão dinâmica, com potencial de eficácia à longo prazo, promovendo o desempenho dos profissionais envolvidos no processo educacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402166900)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Bruno e Almeida (2008) os princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, são a empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade. Esses princípios são importantes pois:
		
	
	Valorizam o trabalho do professor.
	 
	Propiciam o exercício de colocar-se no lugar do outro com coerência, aceitação e disponibilidade para falar com em vez de falar para.
	
	Representam todas as possibilidades de construção de caminhos para a mudança.
	 
	Representam a lógica dos processos inter-relacionais.
	
	Identificam aqueles que não contribuem.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402167167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem, nesse processo encontramos a supervisão da avaliação. Podemos afirmar que supervisão da avaliação inclui:
		
	 
	Encaminhar o professor para que avalie a avaliação e o momento propício a essa atuação é o Conselho de classe, onde é mais possível realizar a reavaliação dos conceitos, procedimentos e instrumentos de avaliação.
	
	Provocar no professor o sentimento de falhou no desenvolvimento do processo.
	
	Definição das disciplinas que terão maior peso nas avaliações.
	
	Cumprir exclusivamente o que foi definido nas avaliações (testes e provas).
	
	Observação das questões de testes e provas, anulando aquelas que foram consideradas precárias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402827401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia cada uma destas afirmações. I.A organização curricular deve corresponder às necessidades dos educandos face ao contexto ecológico, econômico, demográfico, social e cultural em que vivem e às suas condições e perspectivas psicoemocionais. II. Cada um e todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva global do processo educativo. III. Todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva da posição de cada um no processo educativo, bem como compreender os seus papéis e suas inter-relações. A alternativa cujo(s) item(ns) contempla(m), plenamente, os aspectos abordados pela autora é:
		
	
	III
	
	I - III
	
	II- III
	 
	I - II - III
	
	I - II9a Questão (Ref.: 201402237262)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que será que o Supervisor Pedagógico deveria preocupar-se em, periodicamente, reunir-se com o seu grupo de professores da Instituição Escolar para abordar temas pedagógicos?
		
	 
	Porque a reunião pedagógica é um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática de sala de aula e da instituição.
	
	Porque a reunião pedagógica serve para o Supervisor reforçar suas crenças nas metodologias legadas pela visão tecnicista de base comportamentalista.
	
	Porque faz parte do planejamento da escola e, portanto é uma obrigação do Supervisor Pedagógico realizá-las.
	
	Porque é o momento de encontros das equipes de direção e pedagógica sobre o fazer profissional dos professores, para a transmissão de ordens e rever problemas.
	
	Porque a reunião é sempre o momento de os professores estarem desobrigados de seu ofício de mestre e, portanto, poderem trocar algumas ideias sobre a vida
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402705642)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Marco Operativo é um dos elementos que compõe o plano de ação do Supervisor Pedagógico, dessa forma, marque a resposta que indica o sua importância:
		
	
	Ele é um plano setorial e deve concatenar-se com o plano da escola.
	
	Envolve somente saberes teóricos.
	 
	O Marco Operativo da ação supervisora indica o rumo a ser seguido (antes estabelecido no PPP), para que haja contribuição efetiva do Supervisor Pedagógico às propostas da escola.
	
	É o confronto da realidade existente com a realidade almejada.
	
	É o mesmo que promover a realização do diagnóstico.

Outros materiais