Buscar

Competências Gerenciais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
 
� Fechar�
Avaliação:  » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 
Professor:
ANDREA GOMES BITTENCOURT
Turma: 9015/AK
Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2016 09:30:36
�
 1a Questão (Ref.: 201302312071)
Pontos: 1,0  / 1,0
Para se entrevistar um candidato existem dois tipos de entrevistas, não-estruturada e estruturada, assim podemos dizer que o tipo de entrevista que será a melhor ou ter sua aplicabilidade referenciada para se avaliar um candidato? Justifique sua resposta
Resposta: O tipo de entrevista deverá ser realizado de acordo com o perfil que o cargo pede. A entrevista estruturada já vem com o questionário pronto para que os entrevistados forneçam as respostas mais objetivamente e a não estruturada segue de acordo com o desenrolar da entrevista.
Gabarito: Na não estruturada, o entrevistador e o candidato não têm um roteiro prévio. Já na estruturada, o entrevistador sempre segue o mesmo roteiro visando a avaliar os conhecimentos, as habilidades e a capacidades do candidato.
�
 2a Questão (Ref.: 201302743856)
Pontos: 1,0  / 1,0
Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder. Mas, o que é liderança?
Resposta: Liderança é a capacidade que a pessoa tem de levar os seus colaboradores a fazerem as coisas de acordo com os objetivos que ele tem para a organização. Os seus liderados os seguem naturalmente e veem como líder.
Gabarito: Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo.
�
 3a Questão (Ref.: 201302326767)
Pontos: 1,0  / 1,0
Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
Versatilidade
 
Comunicação
Flexibilidade
Negociação
Resiliência
�
 4a Questão (Ref.: 201302707131)
Pontos: 1,0  / 1,0
A principal característica dos grupos sociais é a interação. Muitas vezes, os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Sendo assim, podemos dizer que estamos diante de uma situação de:
Levantamento.
 
Conflito.
Definição.
Observação.
Indiferença.
�
 5a Questão (Ref.: 201302136017)
Pontos: 1,0  / 1,0
Estudos como os realizados por Mark Huselid e colaboradores em 1.000 empresas constatam que boas relações entre gerentes e empregados podem responder por: 1) Aumento de fluxo de caixa. 2) Redução na rotatividade. 3) Elevação do valor da empresa. Marque a alternativa que apresenta a ordem das afirmativas corretas.
F, V, V.
V, F, F.
V, V, F
V, F, V.
 
V, V, V.
�
 6a Questão (Ref.: 201302137106)
Pontos: 1,0  / 1,0
Rinaldo, o gestor de vendas da XPTO Ltda., identificou que um de seus subordinados vinha realizando deficientemente suas tarefas. Uma tarde chamou o subordinado e repassou a forma correta de realizar as tarefas. Nesse momento, Rinaldo utilizou o feedback como uma forma de:
Enquadramento.
Envergonhar os subordinados.
Punição.
Recompensa.
 
Aprimoramento.
�
 7a Questão (Ref.: 201302658774)
Pontos: 0,5  / 0,5
As organizações, agora, devem ser estudadas dentro de um contexto da sociedade como um todo, pois,assim como a sociedade, elas estão em um contínuo estado de mudança, tendo em vista que seus aspectos importantes como objetivos, estruturas, tecnologia e relações informais são construções sociais. No caso da mudança, um primeiro passo da estruturação do problema seria:
buscar reduzir drasticamente os custos, preservando a qualidade, de forma a manter e, se possível, conquistar novos clientes.
um requisito fundamental a ser atendido por quem pretende obter ganhos em eficácia e eficiência, pois só assim a organização estará habilitada a alcançar seus objetivos estabelecidos.
 
a definição do que é necessário mudar e de como tornar o problema público
o levantamento do clima e da estrutura de poder que nem sempre também fornece informações sobre a ocorrência de distorções e de resistências às mudanças.
preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional, que deve estar em consonância com a estratégia pessoal
�
 8a Questão (Ref.: 201302329723)
Pontos: 0,5  / 0,5
Sabemos que o papel do Gestor possui inúmeras responsabilidades. Entretanto, segundo o que estudamos, podemos definir uma responsabilidade macro (que pela natureza, pode ser considerada a mais importante). Dentre as afirmativas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, qual é esta responsabilidade do Gestor, mencionada no enunciado da questão
Sem desconsiderar a importância das demais responsabilidades, cabe ao Gestor, como fator de atenção principal, cuidar para que seus liderados cumpram o que precisa ser cumprido, mantendo-os focados no negócio, a qualquer tempo e custo.
Dentre todas as responsabilidades que o Gestor possui, é possível considerar que a principal seja a atenção dedicada - especificamente - ao negócio, permitindo que outras variáveis permaneçam em segundo plano
Ao Gestor cabe a responsabilidade de manter o foco no processo, apenas, preocupando em alcançar os resultados esperados pela Organização
 
O Gestor é responsável por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira, esteja diretamente ligado à performance dos seus liderados.
A responsabilidade do Gestor, está ligada à capacidade de ordenar, controlando o processo de tal maneira que possa estar ciente do que acontece, durante todo o tempo
�
 9a Questão (Ref.: 201302659235)
Pontos: 0,5  / 0,5
Diversos estudos apontam para uma relação direta entre condição física e desenvolvimento mental, assim como a capacidade de processar informações. Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação onde destaca três elementos da boa condição física, são eles:
Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e insanidade.
Excesso de atividades físicas, boa condição de nutrição e boa condição mental.
 
Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
Boa condição do corpo, desnutrição e boa condição mental.
Sedentarismo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
�
 10a Questão (Ref.: 201302107290)
Pontos: 0,5  / 0,5
Para White e Lippit, apud Chiavenato (2004, p. 186), existem três tipos de liderança. São elas?
Intimidatória, forçada e aceita
 
autocrática, liberal e democrática
Financeira, autocrática e pessoal
Ocupacional, relacional e interpessoal.
Religiosa, politica e neutra
	
	
Período de não visualização da prova: desde 17/11/2016 até 01/12/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes