Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH AV 2016.2

Prévia do material em texto

Disciplina: GESTÃO INTEGRADA DE RH
Avaliação: GST1070_AV_201402462051 Data: 23/11/2016 13:30:13 (A) Critério: AV
Aluno: 
Professor: ELIANE ABREU Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 5,5 Nota de Partic.: 2 Av. Parcial.: 1,5
1a Questão (Ref.: 591144) Pontos: 1,0 / 1,0
Administrar os recursos humanos (pessoas) não é tarefa exclusiva da área de Gestão de pessoas. Atualmente, um dos princípios básicos da administração de recursos humanos é que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função staff. Comente sobre esta afirmação.
Resposta: A administração de recursos humanos é um campo do conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações.
Gabarito: Gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização. Gerentes de linha: Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre subordinados; Executar as ações de RH; Cumprir metas de RH; Alcançar resultados de RH; Cuidar da tática e operações. Função staff: Cuidar das políticas de RH; Prestar assessoria e suporte; Dar consultoria interna de RH; Proporcionar serviços de RH; Dar orientação de RH; Cuidar da estratégia de RH
2a Questão (Ref.: 270003) Pontos: 1,0 / 1,0
Cite 3 objetivos específicos da ADMINISTRACAO DE CARGOS E SALÁRIOS.
Resposta: gerir profissionais para certos cargos, aproveitamento de pessoal, controle dos resultados financeiros.
Gabarito: O ALUNO DEVERÁ CITAR 3, DOS ÍTENS ABAIXO: Atrair candidatos aos empregos. Reter os funcionários. Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. Incentivar desempenhos. Recompensar
os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais. Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
3a Questão (Ref.: 9147) Pontos: 0,0 / 1,0
Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam­se mais importantes que os Órgãos ­ aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
02
/
12
/
201
6
B
D
Q
 
P
r
o
va
As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
h
tt
p
://
s
i
m
u
l
ado
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
bdq_p
r
o
v
a_
r
e
s
u
l
t
ado_p
r
e
v
i
e
w.
a
sp
1
/
3
As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 595764) Pontos: 1,0 / 1,0
Todas as alternativas abaixo são desvantagens da rotatividade de pessoal, EXCETO:
Perda de Produção
Perda de imagem da empresa junto ao mercado de trabalho
Indenizações desnecessárias
Insegurança dos funcionários que ficam na organização
Retira parcialmente da empresa o ingresso de Know­how de outras empresas, a entrada de Pessoas com diferentes experiências e expertises
Gabarito Comentado.
5a Questão (Ref.: 258998) Pontos: 0,0 / 1,0
A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa. Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos. Desenvolver os recursos humanos.
Integrar os recursos humanos.
Gabarito Comentado.
6a Questão (Ref.: 179319) Pontos: 1,0 / 1,0
A aplicação de testes psicológicos em candidatos é utilizada como ferramenta acessória no processo de seleção para determinados cargos, pois eles avaliam:
Aptidões e traços de personalidade
Aptidão física
Conhecimentos gerais e específicos
Habilidades práticas
Situações que serão vivenciadas pelos candidatos no futuro
Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 696314) Pontos: 0,5 / 0,5
É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que
cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
Integração social . Integração parcial. Integração final.
Integração de todos os colaboradores.
Integração funcional.
Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 179172) Pontos: 0,5 / 0,5
O que significa para um profissional da área de treinamento, mapear a real necessidade ou carência de treinamento identificada?
Fazer o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), para definir critérios de escolha para quem vai receber participação nos lucros.
Fazer o Levantamento das Necessidades de Recrutamento (LNR), de forma a viabilizar mecanismos mais efetivos de acesso aos potenciais interessados
Fazer o Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento (LND), para desenvolver os treinamentos adequados.
Fazer o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) ­ para formulara proposta mais adequada.
Fazer o Levantamento das Necessidades de Seleção (LNS), para permitir realizar as escolhas com melhor critério.
Gabarito Comentado.
9a Questão (Ref.: 179346) Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale abaixo a afirmativa correta sobre uma característica das Relações Trabalhistas e Sindicais:
Relações trabalhistas estabelecem as relações coletivas entre os empregados e os empregadores e de ambos com os sindicatos e com o Estado.
A finalidade principal dos sindicatos é defender os interesses individuais
A categoria econômica é aquela que representa os trabalhadores.
A única função do sindicato é negociar com as empresas as melhores condições de trabalho para os empregados
A categoria profissional é aquela que representa os empregadores.
Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 41824) Pontos: 0,0 / 0,5
Em um passado recente, os números relativos à desatenção com os aspectos que envolvem a Segurança do Trabalho no Brasil eram assustadores, chegando a casa dos milhares de incapacitados e/ou mortos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, os custos que este tipo de situação pode trazer para a imagem do País no cenário do trabalho mundial.
Consolidação da preocupação quanto à saúde do trabalhador. A imigração de grandes talentos para países desenvolvidos.
Respeito às normas internacionais de segurança e qualidade de vida no trabalho. Danos para o bem­estar social e para a produtividade.
Adoção de práticas prevencionistas para valorizar as pessoas e sua segurança no trabalho.

Continue navegando