Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA AV 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
Avaliação: CEL0286_AV_201402462051 Data: 17/11/2016 13:31:53 (A) Critério: AV
Aluno: 
Professor: ANA MARIA ESCH MIRANDA E SILVA Turma: 9009/AC
Nota da Prova: 5,0 Nota de Partic.: 2 Av. Parcial.: 2
1a Questão (Ref.: 568080) Pontos: 0,0 / 1,0
O que diferencia um projeto de pesquisa de uma hipótese? Fundamente sua resposta.
Resposta: A pesquisa de hipótese é um desenvolvimento, um levantamento de ideias, possiveis alternativas existentes para executar algo.
Gabarito: Em um projeto de pesquisa o problema é um questionamento que se faz frente ao tema que está sendo tratado. A hipótese é um possível resultado (negativo, positivo ou imparcial) do questionamento levantado que tende a responder ao problema.
2a Questão (Ref.: 711560) Pontos: 1,0 / 1,0
Estudamos que as citações diretas são transcritas na forma como o autor as redigiu e devem ser inseridas em um texto entre aspas duplas. Sobre este tipo de citação, explique por que a citação direta, longa ou curta, deve ser usada com parcimônia. (parcimônia = moderação, cautela, cuidado).
Resposta: Citação direta são transcritas na forma como o autor as redigiu, ou seja, da mesma forma que o autor escreveu, o texto será passado entre aspas da mesma forma sem nenhuma alteração. Deve ser usada com parcimônia, moderação, cautela pois nada pode estar distinto do "texto real".
Gabarito: Porque este tipo de citação só se justifica quando o pensamento expresso pelo autor é extremamente importante e imprescindível para a exposição, pois excessos de citações diretas acarretam prejuízo à comunicação que se pretende com o texto.
3a Questão (Ref.: 242642) Pontos: 1,0 / 1,0
A ciência se apresenta como um processo de investigação que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. (Koche: 2009: 121). Para alcançar de modo eficaz esse conhecimento é preciso:
planejar a fim de explicar teorias que não existam
planejar a fim de prever as possíveis alternativas existentes para se executar algo. planejar a fim de alcançar somente um objetivo
planejar a fim de seguir normas rígidas.
planejar, pois não pode haver flexibilidade durante a pesquisa
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 228683) Pontos: 1,0 / 1,0
02
/
12
/
201
6
B
D
Q
 
P
r
o
va
Uma pesquisa acadêmica ou científica exige o desenvolvimento de habilidades e competências que não são espontâneas no mundo da vida. Uma verdadeira pesquisa não pode ser um trabalho que apresente uma abordagem aborrecida de "fulano disse", "Beltrano falou", sem uma problematização que apresente uma reflexão pessoal e consistente do pesquisador. Estudamos que a Metodologia da Pesquisa sugere alguns
h
tt
p
://
s
i
m
u
l
ado
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
bdq_p
r
o
v
a_
r
e
s
u
l
t
ado_p
r
e
v
i
e
w.
a
sp
1
/
3
critérios para a escolha do tema. Assim, leia atentamente as quatro afirmativas e, em seguida, marque a opção que apresenta corretamente os critérios que devem ser considerados na ocasião da escolha de um tema para pesquisa. I ­ O tema deve ser amplo o bastante para que o pesquisador evite críticas a qualquer ponto específico do seu trabalho. II ­ A escolha do tema não exige a preocupação com idiomas estrangeiros, já que quase tudo já foi traduzido para Língua Portuguesa; III ­ O tema deve ser tão específico quanto possível, para que o pesquisador possa esgotá­lo e se sinta mais seguro perante uma banca examinadora; IV ­ Além de específico o tema deve ser acessível, ou seja, as fontes primárias devem ser manejáveis pelo pesquisador.
Os itens II e III estão corretos. Os itens III e IV estão corretos. Os itens II e IV estão corretos. Os itens I e III estão corretos.
Os itens I e IV estão corretos.
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
5a Questão (Ref.: 238070) Pontos: 1,0 / 1,0
Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:
Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos. Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e
ou comentam essas fontes primárias.
Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas
Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.
Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
6a Questão (Ref.: 228744) Pontos: 0,0 / 1,0
Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa específico, mas deve­se identificar um problema científico que será analisado ao longo de toda a tarefa. Não há pesquisa sem a formulação de um bom problema científico. Entende­se por problema científico:
O marco teórico escolhido para pesquisa.
Os procedimentos que serão executados na pesquisa. A pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.
A conceituação operacional dos termos utilizado na pesquisa.
A questão de partida para pesquisa.
Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 231798) Pontos: 0,5 / 0,5
A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da
pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 231800) Pontos: 0,0 / 0,5
Nesta etapa da pesquisa, deve­se identificar um conjunto de trabalhos relevantes ao seu objeto de pesquisa.Revisite a bibliografia escolhida e selecione o que irá fundamentar o seu projeto, assim como construirá o embasamento teórico da pesquisa. De que etapa estamos nos reportando?
escolha do tema Marco teórcio problematização bibliografia
A revisão de literatura
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
9a Questão (Ref.: 658008) Pontos: 0,5 / 0,5
É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta. 1­ A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; 2­ A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; 3­ A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; 4­ Usa­se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.
Os itens 2 e 3 estão corretos Os itens 1 e 2 estão corretos Os itens 1 e 4 estão corretos Os itens 2 e 4 estão corretos
Os itens 1 e 3 estão corretos
Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 567165) Pontos: 0,0 / 0,5
Não faz parte dos elementos pós­textuais:
Apêndices Referência Anexos Glossários Epígrafe

Outros materiais