Buscar

AV Administração do Sistema de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Avaliação:  GST0432_AV_      Data: 24/11/2016 15:56:37 (A)      Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CARLA CASTILHO FERREIRA BASTOS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 565957)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em qualquer tipo de sistema de informação, podemos identificar cinco componentes em ação. Você saberia dizer quais são esses componentes?
		
	
Resposta: Pessoas, hardware, software, dados e rede.
	
Gabarito: pessoas, hardware, software, dados e redes
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 51492)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A implantação da Segurança da Informação numa empresa deve seguir um fluxo cíclico de atividades de segurança. Comente-o.
		
	
Resposta: Deve-se manter cadastro atualizado de clientes, esses não tem acesso aos demais usuários, criptografia evitando que outras pessoas leiam ou se apoderem desses dados. São algumas atividades de segurança em uma plataforma do e-commerce.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar: - Análise de riscos: consiste em determinar todo e qualquer tipo de ameaça ou vulnerabilidade a que podem estar expostos o negócio e o ambiente da empresa. - Definição da Política de Segurança: é necessário elaborar normas e procedimentos para evitar problemas, ou seja, minimizar os riscos criando-se, então a Política de Segurança; - Plano de Contingência (o que fazer em caso de problemas): quais medidas serem tomadas quando acontecer um problema com relação a segurança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 760899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os parâmetros de um sistema, uma das etapas ocorre com a finalidade de gerar informações com base nos processos desenvolvidos e tem a finalidade de auxiliar no controle e na avaliação do sistema como um todo. Assim pode-se avaliar ou corrigir o estágio de entrada, o processo de transformação das informações (processamento) e as saídas resultados. Identifique abaixo o parâmetro que acabamos de detalhar.
		
	
	Processamento, processador, transformador (throughput).
	
	Ambiente.
	 
	Retroação, retroalimento, retro informação (feedback).
	
	Saídas, produtos, resultados (outputs).
	
	Entradas, insumos, impulsos (inputs).
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 175446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Clientes, Especialistas, Dados, informação e conhecimento foram conceitos estudados em aula. Assinale nas alternativas a seguir a única que é INCORRETA:
		
	
	Clientes são os usuários finais de sistemas de informação
	
	Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a compreensão de determinado fato ou situação.
	
	Informação são dados que foram convertidos em contexto significativo e útil para os usuários.
	 
	Especialistas são pessoas que utilizam o sistema ou a informação que ele produz;
	
	Conhecimento Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 175500)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Contudo, um sistema de informação não é composto apenas de computadores, trata-se de uma parte integrante de uma organização e é um produto de três componentes: tecnologia, organizações e pessoas. Não se pode entender ou usar sistemas de informações em empresas de forma eficiente se não existir o conhecimento de suas dimensões em termos de organização e de pessoas, assim como de suas dimensões técnicas. Um sistema de informação não é apenas um computador, para ser bem sucedido tem dimensões organizacional e humana, além dos componentes técnicos. Ele existe para responder as necessidades organizacionais, incluindo problemas apresentados pelo ambiente externo, criado por tendências políticas, demográficas, econômicas e sociais. Em relação aos conceitos de Organizações, pessoas e tecnologias, indique nas alternativas a seguir aquela que apresenta o conceito correto:
		
	 
	Pessoas: As organizações formais são compostas de vários níveis de especialidades e mão-de-obra, dentro da organização os funcionários ocupam posições diferentes com relação à responsabilidade e à autoridade, e as pessoas tem sempre que responder a alguém nela.
	
	Organizações: usam as informações vindas de sistemas baseados em computadores, integrando-as no ambiente de trabalho. Elas também introduzem dados nesses sistemas, colocando-os diretamente no computador ou em um meio que o computador possa ler.
	
	Organizações: é o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para uso das pessoas.
	
	Pessoas; precisam construir sistemas de informação para atender as necessidades dos vários níveis de comando e para resolver problemas internos e externos, tais como mudanças em regulamentações governamentais ou em condições de mercado.
	 
	Tecnologia: Os sistemas de informação que são baseados em computadores usam alguma forma de tecnologia montada para entrada, processamento, saída e armazenamento de dados.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 733401)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em sala de aula aprendemos que os Sistemas de Processamento de Transações são sistemas integrados básicos que atendem ao nível operacional da organização, sendo um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras e seus elementos são combinados para fornecer relatórios de interesse da gerência e fiscalização para monitorar o andamento das operações internas e externas. Marque abaixo a opção que NÃO possui exemplos deste sistema.
		
	
	Contas a pagar, compras e recebimento
	
	Recebimento, Processamento de pedidos e Expedição
	
	Expedição, folha de pagamento e contas a receber
	 
	Contabilidade geral, Relatório do balaço do estoque, Compras
	
	Processamento de pedidos, faturas e Controle de Estoque
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 242056)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente podemos constatar que existe uma crescente dependência entre as estratégias, os processos, as regras, os procedimentos de negócios de uma empresa e os Sistemas de Informação que ela utiliza.
Nesse cenário de dependência, existe um tipo de Sistema de Informação que é utilizado por um grande número de usuários dentro da empresa. Esse tipo de sistema trabalha com grandes volumes de dados de entrada e saída, presta apoio às atividades rotineiras e operacionais da empresa e presta auxílio na execução de processos simples e altamente repetitivos. No caso de ocorrer uma pane (parada acidental e repentina) ou falha grave que o impeça de funcionar, durante algumas poucas horas do dia, já provoca grandes transtornos nas atividades da empresa, prejudicando assim, a execução dos processos organizacionais. Muitos dizem que ele é "o coração" da maioria das empresas. Essas são algumas características de um Sistema de Informação do tipo?
		
	
	Sistema de Apoio à Decisão - SAD.
	
	Sistema de Gerenciamento do Conhecimento - SGC.
	
	Sistema de Informação para Executivos - SIE.
	 
	Sistema de Processamento de Transações - SPT.
	
	Sistema de Informação Gerencial - SIG.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 41487)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na XYZP, os funcionários têm de fazer exames médicos periódicos. Para facilitar o controle e acompanhamento desta rotina, a TI implementou, em 2007, um sistema de Recursos Humanos para fornecimento de prontuário eletrônico. Assim, médicos da empresa e operários podem acessar online o status dos exames. Esta experiência aplica o conceito de:
		
	
	Sistema Colaborativo.
	 
	Intranet.
	
	Extranet.
	
	Engenharia Social.
	 
	Inteligência Artificial.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 675612)
	Pontos:0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa correta que completa a lacuna do texto. Os/As _____ podem ser técnicos, de equipamentos, de pessoas e de procedimentos.
		
	 
	Riscos
	
	Vulnerabilidades
	
	Ameaças
	 
	Análises de Riscos
	
	Gestão de vulnerabilidades
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 51532)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	___________________ é uma forma de codificar um texto sigiloso, evitando que estranhos o leiam. Com base nessa informação, assinale a opção correta:
		
	
	Applet
	
	Trojan
	 
	Criptografia
	
	Chave
	
	Enigma
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais