Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: VC VAI CONSEGUIR! CREIA E ESTUDE 
	Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 28/11/2016 18:20:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201402005697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A origem da Teoria Contingencial está relacionada a pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. De acordo com Chiavenato (1992), entre as pesquisas realizadas, destaca-se a de Burns e Stalker, que visava conhecer a relação entre as práticas administrativas e o ambiente externo de vinte indústrias inglesas. Como resultado, classificaram as empresas em dois tipos. Descreva 3 características das Organizações Mecanistas
		
	
Resposta: Não se preocupavam com o bem estar do funcionário. Os funcionários acabavam entrando em estado de alienação. Trabalho por produção visando extremamente o capitalismo. Sistema extremamente hierárquico.
	
Gabarito: Hierarquia de autoridade rígida O chefe manda e o subordinado obedece Sistema rígido de controle Estrutura burocrática assentada em minuciosa divisão de trabalho, Cargos ocupados por especialistas com atribuições definidas e delimitadas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401563319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma estratégia muito utilizada atualmente na Gestão do Conhecimento é a elaboração de mapas conceituais, que são representações gráficas semelhantes aos diagramas, e indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.  Com base no texto, elabore um  texto destacando as funções e as utilidades dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem.
		
	
Resposta: Os mapas conceituais tem como finalidade demonstrar se os objetivos estão sendo alcançados, se as metas estão sendo atingidas, pois desta forma, o gestor poderá perceber se deverá fazer alterações ou não para que haja melhor desempenho.
	
Gabarito:
GABARITO / RESPOSTA: Os mapas servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem, como: planejamentos de atividades, currículo, sistemas e pesquisas em educação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402024251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista da atuação do PEDAGOGOo, surge em uma sociedade pedagógica um leque de oportunidades..... Nas organizações, destacamos duas áreas de atuação por estarem cada vez mais se estruturando e avançando nos dias atuais são elas:
I - Recursos Humanos: Organiza-se por meio de diretorias, superintendências, departamentos de RH, ou de gestão de pessoas, desenvolvimento de pessoas ou ainda de talentos. Área Sócio-Ambiental - É estruturada através de diretorias, superintendências e departamentos de responsabilidade social e/ou de meio ambiente, ou de engenharia ambiental, entre outros.
II - Recursos Humanos: Desenvolver testes psicotécnicos para seleção de candidatos Área Sócio-Ambiental - Criar Ongs para gerar a preservação
III - Recursos Humanos: Contribuir para que a organização obtenha vantagens competitivas por meio das pessoas e com as pessoas Área Sócio-Ambiental - Desenvolver os programas educativos necessários à população para que esta possa desenvolver as atividades produtivas e Elaboração de programas para formação de líderes comunitários
IV - Recursos Humanos: Treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho, avaliação de desempenho, cargos, monitoramento Área Sócio-Ambiental - Elaboração de material didático adaptado às diferentes comunidades, formação de formadores/instrutores e seleção de organizações.
		
	
	Todas estão corretas
	
	As questões I e III estão corretas
	
	As questões II e IV estão corretas
	 
	As questões I, III e IV estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402149111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Hobsbawm (1986), mostra que, no início século XX, havia uma crise estrutural no capitalismo, decorrente das dificuldades de regulação do sistema. O Estado não conseguia regular o sistema, isto é, não conseguia promover uma correspondência entre a estrutura produtiva, a estrutura de salários e os padrões de consumo. Neste sentido, podemos afirmar, EXCETO QUE
		
	
	Os trabalhadores não tinham poder aquisitivo suficiente;
	
	Havia uma discrepância entre as demandas e a estrutura do crescente complexo industrial e a relação salarial;
	 
	O Estado não conseguia promover uma correspondência entre a estrutura produtiva, a estrutura de salários e os padrões de consumo;
	 
	Há uma elevação do poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores e excesso de consumo
	
	A questão salarial debilitava a condição dos trabalhadores e estreitava o consumo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401645061)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os neoliberais acusam o Estado de bem-estar de ser provocar crise fiscal, porque desestimula o trabalho e o investimento, porque favorece o monopólio estatal e a tutela dos interesses particulares e porque elimina as formas tradicionais ¿ família e comunidade ¿ de proteção social. Mediante este fato, relacione os termos que eram utilizados pelos neoliberais:
		
	 
	econômico / produtivo / eficaz / eficiente
	
	anti-econômico / produtivo / eficaz / ineficiente
	 
	anti-econômico / anti-produtivo / ineficaz / ineficiente
	
	politizado / produtivo / estimulador / ineficiente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402165009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (1992),os resultados de pesquisas realizadas, , classificaram as empresas em dois tipos. O primeiro tipo, as organizações mecanísticas, possuíam as seguintes características:
		
	
	Ênfase em reuniões para definição coletiva de regras e comportamentos a serem seguidos;
	
	Sistema de controle flexível e compreensivo;
	
	As relações de autoridade são flexíveis. Os chefes aceitam sugestões dos subordinados;
	 
	Hierarquia de autoridade rígida, com pouca permeabilidade entre os diferentes níveis de hierarquia;
	
	Predomínioda∫eraçãohorizontal,ondeos⊂ord∈adostêmvezevoz;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402011796)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde a década de 1970, o modo de produção fordista entra em declínio e começa a abrir espaço para um novo sistema, chamado de produção flexível. Um dos motivos para essa mudança no cenário econômico foi: Está INCORRETA:
		
	
	( ) porque havia uma forma de gestão da força do trabalho.
	
	( ) que foram levadas em conta as questões sociais dos operários que exerciam uma função sem ter conhecimento das outras etapas do projeto.
	 
	( ) porque havia pleno emprego e redução das desigualdades.
	 
	( ) porque a força de trabalho era compatível com as necessidades de acumulação capitalista.
	
	( ) a mudança de perspectiva tomada pelo capitalismo, onde o proletariado começa a exercer pressões nos donos dos meios de produção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402011788)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a citação de Malvezzi e depois marque o único item INCORRETO. ¿No interior do paradigma tradicional de gestão, a psicologia ajudou a definir e a consolidar os chamados perfis profissiográficos dos postos de trabalho, que constituíam o conjunto de requisitos exigidos de um indivíduo para realizar com precisão as tarefas e operações prescritas para cada posto. Assim, como as tarefas de cada posto de trabalho eram planejadas pelos setores especializados, também os setores de Recursos Humanosdefiniam o perfil profissiográfico requerido para o trabalhador que ocuparia cada posto¿. (MALVEZZI, 1999). Considerando que o RH da empresa pode então traçar o Perfil Psicográfico do Profissional (PPP) de acordo com cada função nela existente é incorreto afirmar que:
		
	
	( ) O Perfil traçado apresenta os riscos ocupacionais em relação ao (a) trabalhador (a).
	
	( ) O Perfil apresenta as tarefas que deverão ser realizadas pelo (a) trabalhador (a).
	
	( ) O PPP traçado apresenta a descrição da função.
	 
	( ) O Setor Recursos Humanos (RH) deverá trabalhar, sempre, independente de outros setores para traçar o Perfil do trabalhador.
	
	( ) O PPP mostra o que se espera para o cargo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401980741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada empresa reestruturou seu departamento de Recursos Humanos e agora essa área da empresa atua como um agente de transformações dentro da organização, provoca mudanças e oferece sustentação para implementação de cada transformação corporativa. A empresa optou pela inovação, participação do colaborador e educação no trabalho. A partir da análise da situação acima concluímos que essa empresa passou a adotar no seu modelo de gestão o (a):
		
	
	Gestão por Processos
	 
	Gestão de Pessoas
	
	Gestão por Príncipios
	
	Gestão Fordista
	
	Gestão de Desempenho
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401617014)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os princípios de um Sistema de Educação Corporativa, segundo Marisa Eboli, pode-se afirmar que:
I - A Conectividade privilegia a construção social do conhecimento propiciando conexões, intensificando a comunicação e favorecendo a interação entre o público interno e externo da organização.
 
II  O princípio da Disponibilidade consiste em oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso, propiciando a aprendizagem ¿a qualquer hora e em qualquer lugar¿. 
 
III  O estabelecimento de Parcerias Internas visa envolver os líderes na educação e aprendizagem de suas equipes, desempenhando o papel de educadores no cotidiano de trabalho das pessoas.
 
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa III está correta.

Outros materiais