Buscar

AV2016 Gestao Tribut

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0457_AV_201502623935 » PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502623935 - SABRINA ADEODATO DOS SANTOS
	Professor:
	RAFAEL DALL AGNOL
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2016 19:29:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201502926886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o perfeito Planejamento e Gestão Tributária é de extrema importância conhecer-se com afinco a legislação tributária e os principais pontos relativos a tal temática, como por exemplo, a obrigação tributária. Desta forma, pode-se vislumbrar que a obrigação tributária pode ser principal ou acessória. Explique cada uma delas.
		
	
Resposta: Obrigação tributária principal - é de natureza patrimonial, refere-se a ordem de pagar, envolve dinheiro. Obrigação Tributária acessória - natureza não patrimonial, refere-se a ordem de cumprir, como por exemplo, escriturar livros, registrar-se em órgãos competentes...
	
Gabarito: Obrigação Tributária Principal: prestação a qual se obriga o sujeito passivo é de natureza patrimonial. É sempre uma quantia em dinheiro. Obrigação de dar dinheiro, de pagar; o não pagamento enseja em uma penalidade pecuniária. 
Obrigação Tributária Acessória: é sempre não patrimonial. É uma obrigação de fazer. Exemplo: emitir nota fiscal, escriturar livros, inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ. Surge um obrigação de dever.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502822132)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base no conceito tradicional e básico de planejamento tributário, e ainda, tendo em mente os postulados e estudos desenvolvidos acerca do mesmo, podemos afirmar, de acordo com a melhor doutrina, que o planejamento tributário tem três finalidades. Sendo assim, cite as 3 finalidades do planejamento tributário e discorra sobre cada uma delas:
		
	
Resposta: Efetuar os lançamentos do fato gerador, emitir a cobrança a quem de direito e fiscalizar para que a receita entre nos cofres. Realizar monitoramento de toda e qualquer ação que envolva os tributos para que possa alcançar seu objetivo final.
	
Gabarito: Proposta de Gabarito: a primeira é evitar a incidência do fato gerador do tributo. Por exemplo, substituir a maior parte do valor do pró-labore dos sócios de uma empresa, por distribuição de lucros, pois desde janeiro de 1996, eles não sofrem incidência do importo de renda, nem na fonte, nem na declaração. O objetivo é evitar a incidência do INSS (20%) e do IR na fonte (até 27,5%) sobre o valor retirado como lucros em substituição do pró-labore. A segunda finalidade do planejamento é reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo. Um modelo pode ser ao preencher a declaração de renda, optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (limitado a R$ 9.400,00) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada, entre outros. A escolha certamente será o maior valor, que permitirá uma maior dedução da base de cálculo, para gerar um menor Imposto de renda a pagar (ou um maior valor a restituir). Em terceiro lugar, retardar o pagamento do tributo, adiando o seu pagamento, sem a ocorrência da multa. Isso pode acontecer através da transferência do faturamento da empresa do dia 30 ou 31 para o primeiro dia do mês subsequente. Com isto, se ganha trinta dias adicionais para os pagamentos do PIS, COFINS, SIMPLES, ICMS, ISS, IRPJ e CSLL (lucro real por estimativa), se for final de trimestre até noventa dias do IRPJ e CSLL (lucro presumido ou lucro real trimestral) e entre dez a trinta dias se a empresa pagar IPI.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502772170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As fontes do Direito Tributário referem-se à origem do direito tributário. Elas podem ser classificadas em fontes formais e materiais, assinale a opção correta.
		
	 
	Fontes materiais: As fontes materiais são os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária. São os fatos geradores da incidência tributária. Ex: Os produtos industrializados, as operações de crédito etc. Fontes formais: As fontes formais são os atos normativos que introduzem regras tributárias no sistema. As fontes formais são formadas pelas normas constitucionais, emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, medidas provisórias, leis delegadas, decretos legislativos e resoluções (art. 59 da CF)
	
	Apenas as fontes formais, somente a lei
	
	Somente Contratos e Acordos Internacionais.
	
	Apenas os tratados internacionais.
	
	Apenas as fontes materiais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502840656)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a análise de Balanço patrimonial e ativo circulante, marque única opção incorreta:
		
	
	Na análise de Balanço Patrimonial, as contas que compõem cada grupo deverão ser interpretadas e classificadas de acordo com os conceitos e critérios estabelecidos.
	
	O ativo circulante compreende, p.ex., as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes, os estoques, dentre outros.
	
	Existe uma série de contas que podem integrar o grupo do ativo circulante e podem ser analisadas e classificadas, p.ex.: caixa, bancos, duplicatas, etc.
	 
	O ativo circulante compreende, apenas, as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes, os débitos e os estoques, nunca realizáveis no exercício subsequente ao encerramento do balanço - até 360 dias.
	
	Alguns valores, desde que realizáveis no exercício subsequente ao encerramento do balanço - até 360 dias podem ser compreendidos no ativo circulante.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502772163)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A competência residual tributária é exercida:
		
	 
	Pela União, que, através de lei complementar, pode instituir impostos que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	Pela União e Estados, que podem instituir impostos e taxas, que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	Somente pelos Estadosl, que não podem instituir impostos e contribuições sociais, que sejam cumulativos e tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	Pelos Municípios, que podem criar tributos de seu peculiar interesse, observando os princípios constitucionais da anterioridade e da irretroatividade.
	
	Pelos Estados e Distrito Federal, que podem instituir impostos e contribuições sociais, que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503291297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não é considerado fato gerador de ICMS :
		
	
	Prestação de serviços de telecomunicações
	
	Serviço de Fornecimento de energia elétrica
	
	Prestação de serviços de transporte intermunicipal
	
	Prestação de serviços de transporte interestadual
	 
	Prestação de serviço de transporte municipal
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502951850)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bruce, dono de uma grande empresa no ramo de alimentos, possui 300 funcionários. Visando beneficiar os seus funcionários, Bruce, democraticamente, realiza uma pesquisa interna com seus funcionários perguntando se os mesmos gostariam de ter suas faltas injustificadas descontadas das férias ao invés de descontar nos seus respectivos salários mensais. A grande maioria dos funcionários (202 deles) votou a favor, isto é, gostariam de ter as suas faltas injustificadas descontadas das férias e não mais dos seus respectivos salários mensais. Bruce, então, passou a adotar esse sistema de descontos. Esse sistema de desconto:
		
	
	Poderá ser aplicado, pois Bruce, por ser o dono da empresa, poderá adotar o sistema de descontoque lhe for mais vantajoso
	 
	Não poderá ser aplicado, pois a lei, expressamente, veda descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço
	
	Poderá ser aplicado por a lei autoriza descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço
	
	Poderá ser aplicado, pois Bruce realizou a pesquisa democraticamente e mais de 2/3 (dois terços) dos funcionários aprovaram a medida, conforme exige a lei
	
	Não poderá ser aplicado, pois a lei exige a aprovação unânime de todos os funcionários
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502822137)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revela que metade das micro e pequenas empresas brasileiras não consegue sobreviver mais do que dois anos antes de baixar suas portas. Com base nesta afirmativa, assinale a opção incorreta:
		
	 
	Para as empresas que estão enquadradas na legislação do Simples, a acontecimento descrito no enunciado, se deve, unicamente, em razão do peso da carga tributária.
	
	Se considerarmos um empregado cujo salário mensal é de R$ 1,5 mil, haverá um custo por parte da empresa de, no mínimo, R$ 1.013, além do próprio salário. Isso sem mencionar o pagamento de horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, periculosidade, etc. Bem como os encargos previdenciários e FGTS sobre tais verbas.
	
	É cediço que a contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento, representa, atualmente, fator impeditivo para novas contratações e o consequente aumento da informalidade.
	
	Os encargos sobre a folha de pagamentos, que representam considerável desembolso por parte dos empresários, incentiva a contratação informal e resulta em baixa competitividade do produto brasileiro.
	
	A contratação de um empregado sujeita a empresa ao pagamento equivalente a 67,53% referente aos encargos trabalhistas e previdenciários sobre o salário, além de outros adicionais e benefícios garantidos pela CLT e Convenção Coletiva de Trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503289815)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No momento da escolha entre apurar o IRPJ pela sistemática do lucro presumido ou Real, e, considerando que a empresa possui condições de opção por uma ou outra sistemática e busca a economia tributária, o gestor tributário necessita observar, dentre outras informações fornecidas pela empresa:
		
	
	a situação dos empregados e prestadores de serviços.
	
	não esta necessidade, visto que a empresa esta impedida por motivo de sua atividade.
	
	o nível de estoque e o ponto de equilíbrio econômico.
	 
	o nível de custos e despesas e o aumento da carga tributária.
	
	a situação dos clientes e fornecedores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502772948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	______________é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido, ou a evitar ou diferir o seu pagamento.
		
	
	Furto
	
	Corrupção
	
	ilicitude
	
	Roubo
	 
	fraude

Outros materiais