Buscar

ficha de auto-avaliacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIDÁTICA – FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO - FCT / UNESP
Nome: Antonio Jonathan de Oliveira Morais
Curso/Turma: Licenciatura em Física / 3ªano Data: 12/12/ 2013
Professora: Rosiane de Fátima Ponce
Sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. [...] Podemos, pois, dizer que a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza bio-física. Conseqüentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. [...] Em conclusão: a compreensão da natureza da educação enquanto um trabalho não-material cujo produto não se separa do ato de produção nos permite situar a especificidade da educação como referida aos conhecimentos, idéias, conceitos, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários à formação da humanidade em cada indivíduo singular, na forma de uma segunda natureza que se produz, deliberada e intencionalmente, através de relações pedagógicas historicamente determinadas que se travam entre os homens. (SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1994, pp.15-28).
Considerando a sua trajetória histórica-social ao longo de sua formação humana e acadêmica no Curso e na FCT enquanto estudante universitário, por favor, analise seu atual nível de desempenho e desenvolvimento a partir dos itens abaixo. Indicando ao lado, na segunda coluna, a menção para cada item. No final, em um texto construído por você, JUSTIFIQUE sua menção final (que será a soma de todos as menções em cada item) e, se necessário, acrescente pontos / itens não contemplados nessa auto avaliação.
Se possível, avalie a disciplina Didática apontando itens / questões que julgue importante, com o objetivo de podermos melhorar o processo sempre. Tudo o que for avaliado será considerado para transformações positivas. 
	ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA AUTOAVALIAÇÃO
	De 0,00 a 10,00
	
1. CONVIVÊNCIA HUMANA SOCIAL
	
1.Menção: 8,00
Sou aberto ao diálogo, mas muitas vezes atrapalho meus colegas e mesmo sem a intensão.
	Sou aberto ao diálogo franco com meus colegas de turma e professores?
	
	Busco participar efetivamente das atividades planejadas em sala aula?
	
	Respeito e não atrapalho o meu colega que está estudando/trabalhando?
	
	Procuro apoiar os meus colegas?
	
	Procuro ajudar o (a) professor (a)?
	
	
2. PONTUALIDADE 
	
2. Menção: 7,00
Valorizo muito as coisas, mas quanto tem lista de exercícios eu não faço.
	No geral, valorizo minha presença em aulas e demais atividades acadêmicas e evito ausências em demasia 
	
	Valorizo e me esforço para cumprir os prazos estabelecidos nas várias atividades acadêmicas?
	
	
3. RESPONSABILIDADE:
	
3. Menção: 10,00
Sempre estou me esforçando ao máximo
	Esforço-me para realizar as atividades propostas nas disciplinas e em sala de aula?
	
	Procuro estar sempre com o material necessário e solicitado em cada aula/disciplina?
	
	
4. PRÁTICA E HÁBITUS DE LEITURA:
	
4. Menção: 10,00
O hábito de ler vem da época do vestibular, sempre me motivei mais e mais a estudar alguns assuntos que são ligados a matéria, como uma forma de curiosidade.
	Tenho hábito de ler os textos das disciplinas e demais leituras interessantes ao meu desenvolvimento
	
	Procuro comentar com outras pessoas sobre os livros/textos/artigos que li?
	
	Leio jornais ou revistas e demais meios de comunicação que permitam visões críticas sobre a realidade
	
	
5. PRÁTICA DE ESCRITA:
	
5. Menção: 5,00
Desde de os primórdios, nunca fui bom na escrita, esse é um dos maiores motivos de eu seguir na área de exatas, não é tão necessário escrever tanto quando na humanas e na biológicas.
	Os textos que produzo são claros e ricos em idéias?
	
	Faço uso do dicionário quando leio ou escrevo?
	
	Estudo e busco usar as Normas científicas de produção textual e me apoio nas regras gramaticais?
	
	Tenho atenção ao fazer cópias?
	
	Procuro reler o que escrevo?
	
	Ao reler meus textos procuro corrigir as falhas?
	
	6. ORGANIZAÇÃO:
	
6. Menção: 10,00
Sempre cumpro horário e compromissos.
	Mantenho minha agenda de compromissos nas disciplinas em dia, para não perder prazos e etc.
	
	Sou freqüente as aulas? 
	
	7. PARTICIPAÇÃO EM: GRUPOS DE ESTUDOS/PESQUISAS; EVENTOS ACADÊMICOS
	
7. Menção: 10,00
Sempre respeitei espaços na sala de aula.
	Dentro do possível, busco participar de atividades/ações para além dos espaços de sala de aula?
	
	8. DEMAIS PONTOS IMPORTANTES EM MINHA AUTOAVALIAÇÃO SÃO: (inserir abaixo)
	
8. Menção: 10,00
	Não praticar bullying com os professores 
	
	Respeitar a opinião do próximo 
	
	
	
Em seguida, insira o texto (parágrafo) que justificando a sua autoavaliação:
O Ensino Básico público no Brasil vem sendo um dos piores do mundo, e eu como apenas um pobre aluno sofri as consequências, provenientes de um governo que gira em torno do capitalismo.
Ao termino do Ensino médio precário em uma escola Pública, no extremo sul da cidade de São Paulo em que a pratica de estudar era bem rara, e com o ingresso em uma UNIVERSIDADE de “ponta”, veio a maior dificuldade em obter está pratica para conseguir boas notas no Ensino Superior. No primeiro semestre a grande dificuldade foi ter a pratica dos estudos no meu dia a dia, por isso veio várias reprovações no primeiro ano. Como sendo um aluno preguiçoso mas bem participativo as coisas veio a melhorar com o tempo, com a ajuda dos professores. O possível habito de estudar pode ter chagado, mas tudo isso poderia ser diferente se o ensino básico no Brasil público não tivesse em um estado tão precário, pois uns dos maiores motivos é o governo “Tucano” que governa o estado de São Paulo a mais de 10 anos, sem uma possível melhora da educação a tendência é o governo continuar na mão dos “tucanos”.
Para finalizar, considero que lutar por uma educação escolar que possibilite ao indivíduo a apropriação do conhecimento historicamente acumulado é o desafio que temos que enfrentar diante da ofensiva do capital contra um dos direitos fundamentais da classe trabalhadora: o direito à educação escolar. Podemos submeter-se diante da ideologia neoliberal que defende o mercado como regulador das relações sócias e da ideologia pós-moderna que, com base na análise da aparência dos fenômenos, decreta o fim da razão como possibilidade da emancipação humana. Enfim, vivemos um momento em que se aprofundam a desigualdade e a miséria social, no qual, a maioria dos indivíduos está submetida a um intenso processo de desumanização e cada vez mais distante da possibilidade de apropriação da riqueza material e intelectual produzida pela humanidade. Nesse contexto histórico, a educação, de atividade humana, mediadora do processo de formação do indivíduo se constituiu na grande arma do capital contra a humanidade. Contudo, a realidade é contraditória e é na esteira das contradições que temos que encontrar espaços e nos posicionarmos em favor da liberdade humana. 
Concluo que não venho a merecer um 10, mas nenhum aluno é nota dez também. Mas que aluno não quer um dez no histórico por isso-nota da auto avaliação 9.9
Em seguida, avalie a Disciplina Didática, visando futuras transformações positivas:
Agradeço a Professora Doutora Rosiane, pela atenção dada aos aluno, peço desculpas pelas brincadeiras em sala de aula. Bom sempre fui contra o método de avaliação por prova, mesmo com um pensamento voltado para o capitalista eu poso dizer: Estou vendendo o meu produto e não obrigando a comprarem. Se minha aula for boa não terei em se preocupar em dar prova e ter que obrigar o aluno a estudar para uma prova, mas caso contrário o aluno não vai se interessar por sua disciplina e quando estudar, vai ser por obrigação, sendo assim vai entrar em um ouvido e sair pelo o outro. Não tenho críticas a professora e nem a disciplina,só acho que poderia ter mais tempo para trabalhar melhor o conteúdo, e ter mais uma matéria como didática II. Só tenho a desejar um bom 2014 para a professora, muita saúde e paz e sucesso na vida, quem sabe ainda podemos trabalhar juntos no futuro em alguma coisa ligada a educação.
Por todo o “encontro” humano e social possibilitado ao longo deste segundo semestre letivo, pelas inúmeras aprendizagens adquiridas, pela convivência e respeito, pela compreensão nos poucos momentos que precisei me ausentar das aulas e muito mais que sabemos ser importante pontuar nesse final de processo, deixo registrado a todas/todos: MUITO OBRIGADA!!!! 
E, em tempo, expresso MINHAS DESCULPAS SINCERAS para todas/todos vocês se não pude ser mais do que fui e se, com certeza, não atingi as expectativas de cada um. Não teria como fazê-lo, mas tenho consciência do quanto me esforcei para dar conta de todas as solicitações e necessidades expressas ao longo de nossa convivência.
Desejo um bom fim de ano a todas/todos e um 2014 repleto de oportunidades históricas e humanas, com muitas aprendizagens e muito convívio social-acadêmico juntos!
Abraços, Rosiane.

Outros materiais