Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0474_AV_» HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	
	
	Professor:
	CARLOS ROMA VIEIRA DA FONSECA
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2016 15:57:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201501790642)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A criança ao passar pelo processo educativo, seja em qual sociedade for, deve ao final estar em condições de participar de forma produtiva e integrado aos valores, hábitos e costumes comum a todos os membros do seu grupo social. Conceitue endoculturação.
	
	
	
Resposta: A cultura e passada de geração para geração, a criança desde de seu nascimento, desenvolve a formação cultural igual a dos pais, a medida que eles crescem mudam algumas concepções através da escola, colegas e do próprio pensamento. A endoculturação é os costumes, hábitos e valores que os pais ensinam a seus filhos.
	
Gabarito: Processo de aquisição pessoal de saber-crença e hábito de uma cultura em contextos sociais coletivos. Endoculturação, também entendida como SOCIALIZAÇÃO.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501791258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais as características do pensamento socialista?
	
	
	
Resposta: Os pensadores Karl Marx e Hegel criaram o Materialismo Histórico que faz parte do pensamento socialista. Além disso, esses pensadores criaram as lutas entre as classes sociais, pois o trabalhador apenas realizava serviços sem direito de dar sua opinião, eles eram vistos como máquinas, os burgueses visavam o lucro. Estes pagavam mal esses trabalhadores, que viviam em condições precárias. Para mudar esse contexto esses pensadores realizaram algumas mudanças no pensamento da sociedade, mas infelizmente até nos dias de hoje podemos ver que ainda existe, essas diferenças.
	
Gabarito: Surge em oposição às idéias liberais e capitalistas que avançam com a propagação da revolução industrial na Europa no século XIX. Criticam a exploração do homem pelo homem e as condições subumanas de trabalho do proletariado. Defendem profundas reformas sociais com o fim da propriedade privada e a socialização dos bens de produção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501620031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1) Em 1929, a História recebe uma grande contribuição com o chamado ¿grupo dos Annales¿. Assinale a única opção que NÃO apresenta idéias compatíveis com os Annales.
	
	
	
	5 - O grupo defendeu a utilização de fontes diversificadas, como vestígios arqueológicos, tradição oral, censos, fotos etc não se limitando às fontes escritas oficiais.
	
	2 - A construção de temporalidades múltiplas não se restringindo ao tempo simples e linear, como demonstrou em especial o historiador Braudel
	
	1 - A necessidade de perceber a História como um diálogo permanente entre passado e presente.
	
	3 - A importância de se aproximar a História das demais ciências sociais para o seu enriquecimento.
	 
	4 - Os Annales priorizaram descrever o documento em si ao invés de problemátizá-lo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502225227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique nas opções abaixo o nome das narrativas que explicam o mundo e falam das origens do universo, indicando a forma como uma sociedade pode se organizar.
	
	
	
	Dramas
	
	Lendas
	
	História Factual
	
	Ritos
	 
	Mitos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501775686)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando dizemos: Em uma sociedade as crianças que iriam tornar-se cidadãos, eram preparadas para o debate e a deliberação, enquanto que em outra sociedade a educação das crianças estava voltada para a formação militar, era obrigatória, estava sob os cuidados do Estado.
 Marque a questão que traduz os locais dos exemplos de educação das crianças, respectivamente:
	
	
	 
	Esparta e Atenas
	
	Educação Moderna e Educação Medieval
	 
	Atenas e Esparta
	
	Espanha e Grécia
	
	Grécia e Esparta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501534941)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das características da cultura romana está relacionada com a sua expansão, que não discrimina o vencido e ainda lhe confere o direito da cidadania romana em troca do pagamento de impostos. Ao conquistar a Grécia, não lhe impõe o latim, mas incorpora além do idioma, vários de seus aspectos e padrões culturais. Dessa forma:
	
	
	 
	Expressa o sentido de cultura universalizada, "humanitas".
	
	A cultura romana dá lugar ao surgimento da cultura grega.
	
	O sentido de "humanitas" se refere apenas ao estudo das ciências.
	
	"Humanitas" se refere à desagregação do império romano.
	
	Discrimina e despreza a cultura dos povos dominados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501546706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Moacir Gadotti, no seu livro História das Ideias Pedagógicas, faz a seguinte afirmativa: "Foram os hebreus que mais conservaram as informações sobre sua história. Por isso, legaram ao mundo um conjunto de doutrinas, tradições, cerimônias religiosas e preceitos que ainda hoje são seguidos. A educação hebraica era rígida, minuciosa, desde a infância; pregava o temor a Deus e a obediência aos pais. O método que utilizava era a repetição e a revisão: o catecismo". Para complementar esta citação, podemos usar a seguinte frase abaixo:
	
	
	
	foi, principalmente, pelo islamismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	 
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	foi, principalmente, pelo judaísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura oriental;
	
	foi, principalmente, pelo ateísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501792172)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que o século XVII foi o século do método em que muitas descobertas e avanços foram realizados. Dentre as afirmativas abaixo apenas uma não se caracteriza pelo pensamento do século XVII. Marque-a.
	
	
	
	Forma de pensar e ver o mundo se opõe aos princípios antigos e medievais.
	
	Rompe com a tradição cristã inaugurando uma nova linguagem : a CIÊNCIA.
	 
	Predomínio da Fé e do pensamento religioso.
	
	Revolução Científica.
	
	Comprova a teoria heliocêntrica de Copérnico através de um novo instrumento de observação:o TELESCÓPIO.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501535582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante os séculos XVII e XVIII observamos o surgimento e desenvolvimento de uma pedagogia burguesa na Europa. O florescimento capitalista e a força do pensamento iluminista colocavam em cheque o modelo educacional presente no contexto absolutista. Havia aqueles, como Locke, que apontavam a igualdade entre os homens. Outro pensador da época, Comenius, defendia que:
	
	
	 
	a universalidade da educação deveria ser um principio e forneceu importantes reflexões educativas e didáticas, destacando a centralidade da educação para o desenvolvimento social.
	
	o processo de formação deveria se pautar na prática profissional almejada pelo aluno e deveria ser fornecida pelas corporações de ofício.
	
	a educação fornecida pelas Igrejas, seja a Católica ou as Protestantes, deveria se estender aos filhos da burguesia, por entender que esta classe ganhava destaque e deveria ser educada dentro dos princípios da tradição.
	
	o principio fundamental da boa educação era disciplina, por isso, o uso de instrumentos como a palmatória, ou uso de sementes para os castigos ajoalhados.
	
	a universidade devia ser um espaço exclusivo da nobreza, pois, estes é que estavam destinados a governar e, portanto, deveriam aprofundar seus conhecimentos científicos para basear suas decisões nos mais rigorosos conhecimentos.
10a Questão (Ref.: 201501535676)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Manifesto dos pioneiros da Educação Nova trouxe ao cenário brasileiro dos anos 1930, a discussão sobre o modelo educacional que deveria prevalecer no Brasil. As propostas políticas em disputa divergiam em vários pontos, mas os pioneiros não esmoreceram diante das pressões. Os pioneiros defendiam:
	
	
	
	Uma educação que mesclava os interesses privados da Igreja Católica e de Igrejas Protestantes com o interesse público de formar mão-de-obra qualificada para o processo de industrialização que nascia no Brasil.
	
	Uma educação religiosa, baseada nos preceitos constituídos pelos Jesuítas, a quem consideravam os verdadeiros mestres precursores da educação brasileira e, portanto, deveriam ser seguidos.
	
	Uma escola privada categoricamente propedêutica e alicerçada em concepção nacionalista de defesa dos símbolos e valores nacionais.
	
	Uma educação voltada exclusivamente para os mais capacitados, entendendo, que as crianças que não demonstrassem aptidão suficiente para compreender os ensinamentos deveriam ser excluídas das escolas.
	 
	Uma educação exclusivamente pública, garantida pelo Estado, com caráter renovado, apoiado no respeito à personalidade humana, laica, baseada no espírito da construção crítica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes