Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0347_AV_ » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2016 15:01:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201501714621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Os homens não deixam de fabricar um guarda-sol que os obriga, por baixo do qual traçam um firmamento e escrevem suas convenções, suas opiniões; mas o poeta, o artista abre uma fenda uma fenda no guarda-sol, rasga até o firmamento, para fazer passar um pouco de caos livre e tempestuoso e enquadrar, numa luz brusca, uma visão que aparece atrás da fenda [...] Então, segue a massa dos imitadores que remendam o guarda-sol, com uma peça que parece vagamente com a visão [...] Será preciso sempre outros artistas para fazer outras fendas, operar as necessárias destruições, talvez, cada vez maiores, e restituir assim, a seus predecessores, a incomunicável novidade que não se podia ver" (Deleuze, Guattari, 2000). A partir do exposto, estabeleça uma relação entre o artista e o professor pesquisador.
	
	
	
Resposta: O professor pesquisador nesse caso aqui exposto deverá realizar uma pesquisa para estar atualizado e assim poder discutir com o artista sobre o tema abordado. Além disso, a aula será mais flexível, os conhecimentos dos alunos também serão levados em conta, a soma desse conjunto de subjetividades irá tornar mais rico o discurso.
	
Gabarito: O artista está sempre criando, contando com a imaginação, rompendo com ideias cristalizadas e o professor pesquisador, por sua vez, deve partir dos referenciais teóricos, dos modelos teóricos, porém (re) significa-los, visando garantir sua autonomia, sua emancipação social e não ser mero reprodutor do saber alheio.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501761745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A revolução científica e a comprovação da teoria heliocêntrica por Galileu desencadeou um conjunto de discussões na ciência em torno da validade das teorias da nova ciência ou ciência moderna. Compare as duas vertentes que pautaram o desenvolvimento do método científico na Idade Moderna: o racionalismo e o empirismo
	
	
	
Resposta: O empirismo trabalhava mais com cópias de contéudos, o professor era o centro, era um método no qual as pessoas não tinham o direito de falar, tudo era o professor. Já o racionalismo visava mais os costumes e os hábitos das pessoas que eram levados em conta era um método indutivo, por exemplo o senso comum.
	
Gabarito: GABARITO: a) 50% da pontuação - racionalismo. A perspectiva racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. A ciência busca provar as relações de causalidade que regem o objeto investigado Descartes, no século XVII, inaugura o racionalismo da Idade Moderna. Defendeu a ideia de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento racional e verdadeiro e estabeleceu os princípios para o desenvolvimento da Ciência Moderna. Preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático. b) (50% da pontuação) - empirismo O empirismo afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções que oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. Toda evidência deve ser empírica, isto é, depende da comprovação feita pelos sentidos. Utiliza-se também a experessão método experimental. Portanto, um resultado empírico resulta de uma observação experimental. Fancis Bacon é o iniciador do empirismo. O objetivo do método elaborado por Bacon é construir um novo olhar sobre os fenômenos naturais. Para ele, a descoberta de fatos verdadeiros dependendem, única e exclusivamente, da observação e da experimentação. Estas por sua vez são reguladas pelo raciocínio indutivo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501714618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao pesquisarmos um objeto de estudos do lugar que, ora, estivermos ocupando na sociedade e tomando como referência o conhecimento científico descoberto pela humanidade, tendo como finalidade oferecer a nossa contribuição social, ainda que dentro de limites, podemos dizer que estamos:
	
	
	
	recebendo conhecimento
	 
	produzindo conhecimento
	
	arquivando mentalmente conteúdos de ensino
	
	ouvindo o professor dissertar
	
	memorizando informação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502220835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Reforma Protestante é correto afirmar:
	
	
	
	Trata-se da entrada das grandes produções científicas, no Brasil;
	
	Movimento realizado pela Lutero para questionar todas as religiões vigentes à época.
	
	Foi um movimento realizado pela Igreja Católica com o objetivo de propor mudanças no campo científico;
	
	Reforma feita na gramática brasileira;
	 
	Movimento liderado por Lutero com o propósito de questionar os dogmas do Catolicismo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502220831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Aranha (2012), os Sofistas foram:
	
	
	 
	Os primeiros professores que se preocuparam com a retórica;
	
	Os primeiros cientistas brasileiros que trabalharam, exclusivamente, com pesquisa quantitativa.
	
	Os primeiros jesuítas que trabalharam com pesquisa no Brasil;
	
	Os primeiros professores da Escola de Belas Artes;
	
	Os primeiros professores brasileiros que trabalharam com pesquisa científica;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502100452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema político, econômico e social que prevaleceu durante a Idade Média foi o feudalismo. Com base no Feudalismo, analise as afirmativas abaixo:
I. Este se apresentava como um sistema muito rígido em termos de progressão social, ou seja, de uma melhoria das condições de vida para o povo.
II. É derivado de feudo: área de direito do senhor sobre as pessoas, coisas e terras.
III. A sociedade feudal era composta por três classes sociais: Clero, Nobreza e Campesinato (servos).
IV. A estrutura social do sistema feudal praticamente não permitia mobilidade, sendo portanto que a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nascia servo, sempre seria servo.
V. A Igreja tinha uma enorme importância na sociedade feudal uma vez que naquela época toda a formação moral, social e ideológica era fortemente influenciada pelo clero.
Estão corretas:
	
	
	
	I, II, IV e V
	
	I, II e III.
	 
	Todas as opções.
	
	I, II e III.
	
	II, III e V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501768862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	HISTORICAMENTE, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA OU DE IDEAIS DE CIENTIFICIDADE SÃO:
	
	
	
	RACIONALISMO, EMPIRISMO, DETERMINISMO.
	
	EMPIRISMO, DETERMINISMO, SUBJETIVISMO.
	 
	RACIONALISMO, EMPIRISMO E CONSTRUTIVISMO.
	
	RACIONALISMO, EMPIRISMO, SUBJETIVISMO.
	
	INDUTIVISMO, DEDUTIVISMO, DETERMINISMO.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502281009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	René Descartes preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e criou quatro regras para seu método: evidência, análise, síntese, enumeração. Assinale a alternativa que corresponde ao significado de síntese.
	
	
	 
	Concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples, e aos poucos chegar aos mais complexos
	
	Enumerar todas as conclusões e princípios utilizados.
	
	Não admitir nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço como evidentemente como tal.
	
	Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis.
	
	Evitar toda precipitação, toda prevenção, e só ter por verdadeiro aquilo que for claro
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501613374)
	Pontos:
0,0  / 0,5
	A Teoria do Conhecimento é uma disciplina da filosofia que possibilita uma visão mais ampla do mundo, das coisas do mundo e as suas relações. Esta possibilidade implica em:
	
	
	
	ter a teoria do conhecimento adquirido.
	
	ampliar a forma de conhecimento através da pesquisa do desconhecido.
	 
	investigar as relações simbólicas das coisas como objeto , diante dos diferentes sujeitos.
	
	conhecer o conhecimento que adquirimos e para o que ele serve
	 
	tomar consciência de o que pensamos, de como pensamos e de sob quais perspectivas pensamos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501553792)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Isabel de Alarcão (2001), a escola reflexiva reflete sobre si mesma e coloca em destaque a relevância da participação dos professores como principal elemento na (re) significação do seu papel social e educacional. Paiva (2003) complementa a reflexão sobre a escola que se pretende reflexiva afirmando que: "a soma das subjetividades torna mais rico o discurso" (p. 31). Correlacionando os dois pensamentos, podemos concluir que para a ação transformadora da escola, torna-se imprescindível:
	
	
	
	sugerir a manutenção dos planos de anos anteriores já que os resultados das turmas foram regulares para bons.
	 
	a formação continuada do professor como espaço de reflexão sobre a realidade da escola.
	
	a gestão voltada para a coordenação das ações pedagógicas, substituindo o professor na tomada de decisões como forma de preservação de valores e respeito aos saberes do professor.
	
	o planejamento da leitura polifônica da realidade para formação do aluno apolítico e transformador de sua realidade, e que tem que se tornar político até o final do ano letivo.
	
	a formação continuada do professor para estudos de novas formas de abordagens dos conteúdos que possam identificar o aluno criativo e crítico que pretendemos formar, excluindo aqueles que não são críticos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais