Buscar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0546_AV_ » SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MAURO LEAO GOMES
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2016 15:05:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201501586211)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Para Max Weber, o trabalho entendido como instrumento de purificação e meio de salvação, na ética protestante, é que sustentará o espírito capitalista, ou seja, a busca do lucro, favorecendo, assim, a acumulação capitalista. Quais ideias religiosas fundamentais do protestantismo ascético Weber destaca para estabelecer a relação causal entre ética protestante e espírito do capitalismo?
	
	
	
Resposta: A ética protestante e o espirito capitalista, busca compreender, as causas do surgimento do capitalismo, que surgiu no mundo ocidental devido a influência do protestantismo. Além disso, a construção téorica abstrata criada apartir de alguns casos particulares analisados por Weber para compor um modelo de analise social. Nesse modelo, o cientista social acentua o que lhe parece caractéristico ou fundamental, mas deve manter uma grande semelhança e afinidade com a realidade para permitir comparações por semelhanças ou diferenças. Max Weber se inspirou em Karl Marx.
	
Gabarito: A concepção de vocação e a teoria da predestinação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501580598)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Antonio Gramsci era um pensador italiano simpático aos princípios marxistas, que escreveu a maior parte de sua obra nas prisões do regime fascista. Ele considerava a sociedade como o espaço em que interesses conflitantes entram em contato e, neste sentido, atribuía um grande valor à capacidade de persuasão. Com o objetivo de defender os interesses dos trabalhadores, ele considerava importante acabar com a apropriação privada e elitista do saber e da educação escolar. Para Gramsci, qual seria o papel dos intelectuais nesta tarefa de reformar a sociedade? Indique, também, qual seria a visão do autor sobre o papel da escola, nesta "batalha das ideias", entre as classes que compõem a sociedade?
	
	
	
Resposta: O papel dos intelectuais era acabar com o sistema discriminatório, eles tinham uma visão de uma escola laica, gratuita, onde todos podiam participar, expressar suas idéias, centrada no aluno, voltada para reflexão e pesquisa. Com isso, surgiu o Movimento dos Pioneiros em 1932, que a educação passou a ser um direito de todos.
	
Gabarito:
Gramsci considerava como intelectuais aqueles indivíduos que eram capazes de articular a superestrutura da sociedade, ou seja, suas idéias e valores morais, políticos e culturais, com a estrutura econômica e material. Neste sentido caberia um importante papel aos intelectuais no sentido da persuasão e da formação de opiniões, nesta batalha cultural que seria travada no interior da sociedade capitalista. Para este autor as escolas deveriam oferecer um programa de caráter politécnico aos seus alunos, permitindo que estes recebessem uma formação de sentido integral.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501581900)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(SEE/SP, 2009). A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?
	
	
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	 
	A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502194504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma vez identificado o objeto da Sociologia, Émile Durkheim parte para a definição da conduta necessária ao cientista. Ao recomendar que os Fatos Sociais fossem abordados enquanto "coisas", ele está sugerindo que o papel do sociólogo é:
	
	
	
	de abordagem representativa em relação ao objeto, buscando estabelecer uma relação entre a consciência e o objeto, de modo a superar a visão científica;
	 
	de distanciamento em relação ao objeto, deixando de lado pré-noções, valores e sentimentos na medida em que poderiam distorcer os fatos;
	
	de busca pela verdade, através do conhecimento subjetivo da realidade, considerando seus aspectos filosóficos;
	
	de envolvimento em relação ao objeto estudado, visando, através da pesquisa, a transformação da sociedade e de suas relações de dominação;
	
	de aproximação em relação ao objeto, considerando o caráter interpretativo e subjetivo da realidade, e por consequência, da Sociologia;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502099606)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria". Com estas palavras, Durkheim define o conceito de:
	
	
	
	individualismo
	
	Anomia
	
	solidariedade mecânica
	 
	Consciência coletiva
	
	solidariedade orgânica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502277174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" busca compreender, entre outros fenômenos, as causas do surgimento do capitalismo. Segundo Weber, em que lugar surgiu o capitalismo, como um tipo ideal?
	
	
	
	Na África, devido à abundância de matéria prima.
	
	Mundo oriental, devido à influência do protestantismo.
	
	Mundo oriental, devido à influência do islamismo.
	 
	Mundo ocidental, devido à influência do protestantismo.
	
	Mundo ocidental, devido à influência do catolicismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502253187)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É uma construção teórica abstrata criada a partir de alguns casos particulares analisados por Weber para compor um modelo de análise social. Nesse modelo, o cientista social acentua o que lhe parece característico ou fundamental, mas deve manter uma grande semelhança e afinidade com a realidade para permitir comparações por semelhanças ou diferenças. Esta afirmação refere-se ao conceito weberiano de:
	
	
	
	Objeto de estudo
	
	Patrimonialismo
	
	Burocracia
	
	Ação social
	 
	Tipo ideal
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501686880)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No capitalismo, o direito da propriedade dos meios de produção pertence à minoria rica, os capitalistas, e os trabalhadores são obrigados a venderem a força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios corpos dos trabalhadores (escravos) pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado. De acordo com a perspectiva teórica de Karl Marx, quais são as classes sociais fundamentais no sistema capitalista?
	
	
	 
	Burgueses e proletários.
	
	Senhores e servos.
	
	Capitalistas e escravos.
	
	Comerciantes e trabalhadores.
	
	Ricos e pobres.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501771962)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Enade 2011) A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação.
(BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37, com adaptações).
 
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron:
	
	
	
	utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
	
	enfatizam a importância da instituição
escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.
	
	ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
	
	apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
	 
	sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502253255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fernando de Azevedo foi influenciado na sua sociologia por um dos clássicos desta ciência. Qual?
	
	
	
	Pierre Bourdieu
	
	Max Weber
	
	Anísio Teixeira
	 
	Émile Durkheim
	
	Karl Marx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais