Buscar

1º EXERCICIO CIMENTO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: Filipe Emanuel da Silva Machado Bastos
Disciplina: Material de construção
1. COMO PODEMOS DEFINIR O QUE É CIMENTO? 
É um aglomerante hidráulico, constituído por rochas calcárias e a argila ou as rochas calcárias e o gesso que ao entrar em contato com a água reage e após um tempo endurece.
2. COMO SURGIU O NOME “CIMENTO PORTLAND”? 
Foi dado esse nome, pois ao endurecer o cimento possuía a cor característica das pedras das ilhas de Portland;
3. EXPLIQUE COMO FOI INTRODUZIDO O CIMENTO PORTLAND NO BRASIL? 
Em 1888, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho empenhou-se em instalar uma fábrica na fazenda Santo Antônio, de sua propriedade, situada em Sorocaba-SP. Várias iniciativas esporádicas de fabricação de cimento foram desenvolvidas nessa época. Assim, chegou a funcionar durante apenas três meses, em 1892, uma pequena instalação produtora na ilha de Tiriri, na Paraíba, cuja construção data de 1890
4. DESCREVA O PROCESSO BÁSICO DA FABRICAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND? 
São retiradas das jazidas as rochas calcárias e a argila ou as rochas calcárias e o gesso. São trituradas e homogeneizadas e Vão para o forno. Passam pelo processo de calcinação e formam o clinquer.
Esse clinker é triturado e armazenado, comumente se adicionam aditivos que são triturados e homogeneizados. Após a mistura já pode ser fornecido ou ensacado ou a granel.
5. COMO DEVE SER ARMAZENADO OS SACOS DO CIMENTO?
Os estoques de cimento devem ser dimensionados de tal forma que o prazo de validade do cimento não seja ultrapassado. Os sacos de cimento devem ser protegidos das intempéries, ou seja, local seco e coberto, acima de 30 cm do chão, sobre uma madeira ou pallet. As pilhas de cimento devem ter no máximo 10 sacos, evitando assim compactação do cimento no saco;
6. PRESCREVA O TIPO DE CIMENTO PARA AS OBRAS CITADAS ABAIXO. JUSTIFIQUE.
a) PONTE DE CONCRETO ARMADO; 
CP-IV, por ser um cimento de alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade, logo é indicado a ambiente de água corrente e ambientes agressivos, como rio e mar.
b) GALERIA DE ESGOTO; 
Cimento CP-IV ou Cimento Portland Pozolânico: possui estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos. Possui baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É pouco poroso, sendo resistente à ação da água do mar e de esgotos ou O CP-I contém adição de escória e é recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade (barragens, fundações de máquinas, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, obras submersas, pavimentação de estradas, pistas de aeroportos, etc.)
Porém o CP-I possui maior custo em relação ao CP- IV
c) LAJE MACIÇA PARA DESFORMA RÁPIDA; 
O CP V-ARI assim como o CP-I não contém adições (porém pode conter até 5% em massa de material carbonático). O que o diferencia deste último é processo de dosagem e produção do clinquer. Este tipo de cimento possui alta resistência inicial do concreto em suas primeiras idades, podendo atingir 26MPa de resistência à compressão em apenas 1 dia de idade. É recomendado o seu uso, em obras onde seja necessário a desforma rápida de peças de concreto armado. 
d) BASE PARA DECK SOB MAR. 
CP-IV, por ser um cimento de alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade, logo é indicado para o ambiente com água corrente e ambientes agressivos, como rio e mar.

Outros materiais