Buscar

met.prat.ceiencias e ed.ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor:
MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
Turma:�06/AB
Nota da Prova:�4牋牋牋Nota de Partic.:�� 燗v. Parcial.:�
�燪uest鉶�(Ref.: 121902)
Pontos:�7牋/�0
Leia o texto abaixo: "Para que um pa韘 esteja em condi珲es de atender 鄐 necessidades fundamentais de sua popula玢o, o ensino de ci阯cias e tecnologia � um imperativo estrat間ico [...]. Hoje, mais do que nunca, � necess醨io fomentar e difundir a alfabetiza玢o cient韋ica em todas as culturas e em todos os sectores da sociedade" (Declara玢o de Budapeste, 1999). Nesse contexto, o ensino de Ci阯cias deve proporcionar a todos(as) os(as) cidad鉶s(as) os conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento de capacidades necess醨ias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa � sua volta, tomando posi玢o e intervindo em sua realidade (Chassot, 2003).燚iante de tal ilustra玢o t鉶 veemente, descreva como deve proceder um professor de Ci阯cias que objetive apropria玢o dos conhecimentos cient韋icos e tecnol骻icos?
Resposta:燨 professor deve sempre ser pesquisador e questionador de sua pr髉ria pr醫ica. O professor deve criar um ambiente instigador para os alunos, e atrair o interesse dos alunos para os conhecimentos de ciencia, trabalhar com projetos, supervisionando e mostrando a import鈔cia da ciencia para a sociedade local e global.
Gabarito:
Os alunos devem receber uma forma玢o m韓ima em ci阯cias naturais para a sua forma玢o cultural, uma vez que o conhecimento cient韋ico � parte constituinte da cultura constru韉a pela humanidade. Al閙 disso, 闋 no 鈓bito das s閞ies iniciais que a crian鏰 constr骾 seus conceitos e apreende de modo mais significativo o ambiente que a rodeia, atrav閟 da apropria玢o e compreens鉶 dos significados apresentados mediante o ensino das Ci阯cias Naturais. A pr醫ica pedag骻ica deve possibilitar, para al閙 da mera exposi玢o de id閕as, a discuss鉶 das causas dos fen鬽enos, o entendimento dos processos em estudo, a an醠ise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula est� presente nas vidas dos sujeitos e, sempre que poss韛el, as implica珲es destes conhecimentos na sociedade.
�燪uest鉶�(Ref.: 227635)
Pontos:�7牋/�0
Segundo Moreno (1998, p.36), 縪s temas transversais destinam-se a superar alguns efeitos perversos � aqueles dos quais a sociedade atual se conscientizou de que, junto com outros de grande validade, herdamos da cultura tradicional� . Uma das formas propostas de se influir nesse processo de transforma玢o da sociedade, sem abrir m鉶 dos conte鷇os curriculares tradicionais, � por meio da inser玢o transversal, na estrutura curricular das escolas. Explique e exemplifique o conceito de transversalidade aplicado ao ensino de Ci阯cias e Educa玢o Ambiental.
Resposta:燨 ensino deve ocorre simultaneamente com as outras disciplinas da grade curricular, mostrando sua necessidade e utilidade no cotidiano dos alunos. Um exemplo seria numa aula sobre meios de transporte, constrir meios de tansporte com mateiriasi recicl醰eis, mostrando a import鈔cia da reciclagem para o meio ambiente.
Gabarito:燗 transversalidade diz respeito � possibilidade de se estabelecer, na pr醫ica educativa, uma rela玢o entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as quest鮡s da vida real (aprender na realidade e da realidade).
�燪uest鉶�(Ref.: 652827)
Pontos:�0牋/�0
Um conhecimento que precisa ser comprovado, que surge da d鷙ida, � pass韛el de verifica玢o e investiga玢o, baseado em questionamentos, chamamos de:
�
Conhecimento cient韋ico
Conhecimento Filos骹ico;
conhecimento sensitivo;
Conhecimento social;
燙onhecimento Natural.
�燪uest鉶�(Ref.: 119150)
Pontos:�0牋/�0
Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento爊鉶 se encontra em n髎, nem fora de n髎, mas � constru韉o, progressivamente, pelas intera珲es que s鉶 estabelecidas; sendo assim a ci阯cia � vista como um processo din鈓ico.燦este contexto, pode ser considerada uma das caracter韘ticas da concep玢o construtivista:
Deve ser capaz de elaborar enunciados e atingir resultados que sejam verdades universais
�
Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
Baseia-se em observa珲es e experimentos, que permitem estabelecer indu珲es.
Baseia-se na observa玢o e nos experimentos. Exemplo: Medicina Grega
Possui M閠odos experimentais rigorosos
�燪uest鉶�(Ref.: 565985)
Pontos:�0牋/�0
Em rela玢o ao ensino de Ci阯cias nos anos iniciais, as Ci阯cias da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e tamb閙 como constru玢o humana, considerando que os conhecimentos cient韋icos e tecnol骻icos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI, M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ci阯cias nas s閞ies iniciais e a forma玢o do professor nas institui珲es p鷅licas paulistas. Dispon韛el em:�. Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a pr醫ica pedag骻ica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
a sistematiza玢o dos conte鷇os por meio da consulta e realiza玢o de exerc韈ios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e � educa玢o infantil.
�
a an醠ise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula est� presente na vida dos sujeitos e as implica珲es dele para a sociedade.
a valoriza玢o dos conhecimentos tecnol骻icos, em detrimento dos conhecimentos das Ci阯cias Naturais.
a compreens鉶 dos fen鬽enos naturais como resultado das rea珲es dos componentes do ambiente, independentemente da a玢o dos homens sobre eles.
a exposi玢o de ideias, refor鏰ndo o processo de transfer阯cia dos saberes produzidos em Ci阯cias.
�燪uest鉶�(Ref.: 119164)
Pontos:�0牋/�0
Simultaneamente � reuni鉶 de chefes de Estado ocorrida na Confer阯cia das Na珲es Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento�- Rio de Janeiro, 1992�- foi realizado o F髍um Global das Organiza珲es N鉶 Governamentais, contando com a participa玢o de 15000 profissionais atuantes na tem醫ica ambiental.燦esse evento foram ratificados 32 tratados, dentre os quais podemos destacar:
Tratado de Tessalonika
�
Programa Internacional de Educa玢o Ambiental
Protocolo de Kioto
�
Tratado de Educa玢o Ambiental para Sociedades Sustent醰eis e Responsabilidade Global
Declara玢o sobre o Meio Ambiente Humano
�燪uest鉶�(Ref.: 118971)
Pontos:�5牋/�5
O efeito estufa cumpre um papel fundamental na preserva玢o da vida na Terra, funcionando como um isolante t閞mico do planeta. O CO2 � um dos principais gases que formam uma barreira na atmosfera: deixa passar luz do sol e ret閙 calor irradiado, como uma estufa de vidro. Com isso, mant閙 a temperatura terrestre em n韛eis normais, possibilitando a vida de todos os seres vivos. No entanto, nas 鷏timas d閏adas observa-se um aumento do CO2 na atmosfera devido � explos鉶 demogr醘ica, desenvolvimento industrial acelerado com a queima de carv鉶 e de derivados do petr髄eo, desmatamento, queimadas entre outros fatores.燙om refer阯cia a esse assunto, � correto afirmar que o governo brasileiro:
tem desenvolvido projetos ambientais apenas custeados pelas empresas privadas.
�
foi o primeiro pa韘 no mundo a ter um projeto inserido no Protocolo de Kioto aprovado.
tem um programa de preven玢o uma vez que faz parte do Protocolo de Montreal.
n鉶 vem tomando nenhuma medida sobre esse tema, uma vez que n鉶 h� emiss鉶 de CO2 no nosso territ髍io.
n鉶 vem tomando nenhuma medida uma vez que o Brasil n鉶 faz parte do Protocolo de Kioto.
�燪uest鉶�(Ref.: 119627)
Pontos:�5牋/�5
Os Par鈓etros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, pol韙icas existentes no pa韘 e, de outro, considerar a necessidade de construir refer阯cias nacionais comuns ao processo educativo em todas as regi鮡s brasileiras.燦o que se refere aos Par鈓etros Curriculares Nacionais de Ci阯cias Naturais, � correto afirmar:
I-燩rocura mostrar a Ci阯cia como elabora玢o humana para uma compreens鉶 do mundo � uma meta para o ensino da 醨ea na escola fundamental
II-燜oram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades
regionais, culturais, pol韙icas existentes no pa韘 e, de outro, considerar a necessidade de construir refer阯cias nacionais comuns ao processo educativo em todas as regi鮡s brasileiras
III-燣evam em conta que a ci阯cia � uma atividade neutra. Isso significa que ela deve coexistir com outras formas de se entender e se relacionar com a natureza, distintas da cient韋ica, e tamb閙 neutras
�
Apenas a alternativa II est� correta
As alternativas I e III est鉶 corretas
�
As alternativas I e II est鉶 corretas
Apenas a alternativa I est� correta
Apenas a alternativa III est� correta
�燪uest鉶�(Ref.: 119679)
Pontos:�5牋/�5
Tendo como base os Par鈓etros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:
I- A transversalidade questiona a segmenta玢o entre os diferentes campos de conhecimento produzido por uma abordagem que n鉶 leva em conta a inter-rela玢o e a influ阯cia entre eles
II- A transversalidade promove uma compreens鉶 abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percep玢o da implica玢o do sujeito de conhecimento na sua produ玢o, superando a dicotomia entre ambos.
III- Os Temas Transversais d鉶 sentido social a procedimentos e conceitos pr髉rios das 醨eas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
�
Pode se concluir que:
Apenas a afirmativa I � correta
�
Apenas as afirmativas II e III est鉶 corretas
Apenas a afirmativa II est� correta
Apenas a afirmativa III � correta
Apenas as afirmativas I e II est鉶 corretas
�a燪uest鉶�(Ref.: 119746)
Pontos:�5牋/�5
Dentre as Estrat間ias de Ensino para a Pr醫ica da Educa玢o Ambiental, podemos citar e caracterizar:
Debate: desenvolvimento de um conjunto de quest鮡s ordenadas a ser submetido a um determinado p鷅lico.
Explora玢o do ambiente local: estimula os estudantes a criar a sua pr髉ria vers鉶 dos jornais, dos programas de r醖io e Tv.
�
Projeto: os alunos, supervisionados, planejam, executam, avaliam e redirecionam um projeto sobre um tema espec韋ico.
Question醨io: requer a participa玢o de dois grupos para apresentar id閕as e argumentos de pontos de vista opostos.
Imita玢o: prev� a utiliza玢o/explora玢o dos recursos locais pr髕imo para estudos, observa珲es, caminhadas etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes