Buscar

met.prat.ed.fisica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor:
SILVANA RIGIDO DUINO
Turma:�07/AC
Nota da Prova:�0牋牋牋Nota de Partic.:�� 燗v. Parcial.:�
�燪uest鉶�(Ref.: 639134)
Pontos:�0牋/�0
Qual a relev鈔cia da Educa玢o F韘ica na forma玢o do pedagogo?
Resposta:燣evar o entendimento de que o ser um corpo � integrar-se em um mundo de exig阯cias e de possibilidades. Reconhecer o corpo e o movimento como forma de express鉶 e comunica玢o. Inaugurar uma discuss鉶 reflexiva sobre o corpo humano e suas pot阯cias hist髍ico-sociais, numa vis鉶 de totalidade, e relacion�-lo a uma concep玢o de Educa玢o F韘ica Escolar e envolver os alunos do curso de pedagogia na problematiza玢o dos temas da vida cidad�, que como elos articulares potencializam princ韕ios estruturantes sobre o corpo em movimento e pr醫icas socioculturais.
Gabarito:燗 Educa玢o F韘ica � importante para o trabalho educativo sobre a linguagem do movimento numa pr醫ica mais integrada de ensino do pedagogo, bem como contribui para as quest鮡s relativas a fun玢o de coordena玢o/orienta玢o/forma玢o de professores. Al閙 disso, tamb閙 � importante discutir quest鮡s metodol骻icas do/no processo de ensino-aprendizagem; reflex鮡s sobre o corpo e de reconstru玢o das pr醫icas pedag骻icas sobre a cultura corporal de movimento de modo interdisciplinar e mais atualizado com a contemporaneidade da educa玢o.
�燪uest鉶�(Ref.: 89970)
Pontos:�0牋/�0
Quais objetivos que podem ser elaborados para uma aula de educa玢o f韘ica que tem como t韙ulo: "Atividades recreativas e de lazer na pr醫ica escolar"?
Resposta:燩romover a socializa玢o Melhorar a dicc玢o Desenvolver a express鉶 corporal como linguagem Promover a intera玢o entre corpo e mente Desenvolver a coordena玢o motora e cognitiva
Gabarito:燙ompreender a din鈓ica da produ玢o do lazer destacando a sua rela玢o com o trabalho no processo de industrializa玢o na sociedade capitalista. Analisar o lazer como elemento Refletir sobre saber cient韋ico para o ambiente de sala de aula, contextualizando os conte鷇os b醩icos a serem sistematizados, a partir da participa玢o e do comprometimento dos alunos.
�燪uest鉶�(Ref.: 88524)
Pontos:�0牋/�0
Constituem爋bjetivos da disciplina Conte鷇o, Metodologia e Pr醫ica de Ensino da Educa玢o F韘ica.燛XCETO uma alternativa.
�
Levar ao entendimento de que ser um corpo � integrar-se em um mundo de exig阯cias e de possibilidades.
reconhecer o corpo e o movimento como forma de express鉶 e comunica玢o.
�
Capacitar o futuro pedagogo para ministrar aulas de educa玢o f韘ica.
Inaugurar uma discuss鉶 reflexiva sobre o corpo humano e suas pot阯cias hist髍ico-sociais, numa vis鉶 de totalidade, e relacion�-lo a uma concep玢o de Educa玢o F韘ica Escolar.
Envolver os alunos do Curso de Pedagogia na problematiza玢o dos temas da vida cidad�, que como elos articulares potencializam princ韕ios estruturantes sobre o corpo爀m movimento e pr醫icas socioculturais
�燪uest鉶�(Ref.: 570005)
Pontos:�0牋/�0
� fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua constru玢o hist髍ica, que comp鮡 um cen醨io diferenciado para cada tempo e condi玢o humana. As cenas marcam os movimentos e as manifesta珲es identid醨ias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das aten珲es. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir da� ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
營I - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equil韇rio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doen鏰s como a bulimia.
營II - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equil韇rio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingest鉶 de vitaminas, rem閐ios para emagrecer ingeridos de forma aleat髍ia na busca do peso ideal n鉶 causam nenhuma complica玢o a sa鷇e do corpo.
燤arque a alternativa correta:
Somente a alternativa IV est� correta.
As alternativas I, III e IV est鉶 corretas.
�
As alternativas I, II, III est鉶 corretas.
Somente a alternativa I est� correta.
As alternativas I, II e IV est鉶 corretas.
�燪uest鉶�(Ref.: 89226)
Pontos:�0牋/�0
Para o grupo denominado Coletivo de Autores, o estudo dos conte鷇os da 醨ea denominada cultura corporal visa apreender a:
aprendizagem motora e cognitiva;
organiza玢o de eventos esportivos;
�
express鉶 corporal como linguagem.
intera玢o entre corpo e mente;
promo玢o da sa鷇e atrav閟 do esporte;
燝abarito Comentado.
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 212243)
Pontos:�0牋/�0
"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas tamb閙 foi do decl韓io deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e persegui珲es. Mas tamb閙 foram anos de resist阯cia, formada pelos intelectuais, estudantes, oper醨ios, artistas. Foi tamb閙 a d閏ada em que o futebol esteve em pauta contribuindo para aliena玢o do povo salientado pelo t韙ulo de tri-campe鉶 mundial, bem no come鏾 da d閏ada "noventa milh鮡s em a玢o". Os objetivos e propostas educacionais da Educa玢o F韘ica sofreram diversas altera珲es desde a sua introdu玢o no curr韈ulo escolar, no final do s閏ulo XIX. Por閙 estas perspectivas pedag骻icas n鉶 aconteceram de forma isolada do contexto pol韙ico e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educa玢o F韘ica atuou no per韔do da ditadura militar, no Brasil?
�
Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manuten玢o da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
Concebendo o aluno como um ser humano integral, por meio do desenvolvimento psicomotor.
Incutindo h醔itos de higiene e sa鷇e, valorizando o desenvolvimento do f韘ico e da moral, a partir do exerc韈io e de uma pr醫ica eugenista.
Fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, al閙 de desenvolver a coopera玢o em benef韈io da coletividade.
Desenvolvendo atividades l鷇icas que propiciassem o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
�燪uest鉶�(Ref.: 658651)
Pontos:�5牋/�5
Segundo os Par鈓etros Curriculares Nacionais de Educa玢o F韘ica (BRASIL, 1998), os conte鷇os s鉶 organizados em blocos que se interrelacionam e constituem-se como poss韛eis enfoques da a玢o do professor. Para garantir a coer阯cia e a efetiva玢o de objetivos, os professores devem levar em considera玢o os seguintes crit閞ios para selecionar os conte鷇os, EXCETO:
Caracter韘ticas da 醨ea.
Relev鈔cia social.
Caracter韘ticas dos alunos.
Temas transversais.
�
Experi阯cia do professor.
�燪uest鉶�(Ref.: 747831)
Pontos:�5牋/�5
� comum que os alunos tragam para as aulas de Educa玢o F韘ica coment醨ios a respeito de seus 韉olos esportivos e que queiram reproduzir seus movimentos e estilos de comportamento. A respeito disso, o professor age corretamente quando:
�
respeita tais manifesta珲es dos alunos, mas os estimula a descobrirem sua forma pr髉ria de se movimentar e de ser;
critica e reprova tais manifesta珲es dos alunos, mostrando que nas aulas de Educa玢o F韘ica � que aprender鉶 formas corretas de se movimentar.
respeita tais manifesta珲es dos alunos e os estimula a descobrirem e reproduzir, o mais fielmente poss韛el, a forma de se movimentar e de ser de seus 韉olos;
critica e reprova tais manifesta珲es dos alunos abrindo--lhes os olhos para o fato de que, para vencer no esporte, � preciso usar de recursos il韈itos ou de influ阯cia de outras pessoas;
aprova a forma de se movimentar e de ser dos 韉olos esportivos, mas abre os olhos dos alunos para o fato de que a maioria deles utiliza recursos il韈itos ou influ阯cia de outras pessoas para vencer no esporte;
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 599828)
Pontos:�5牋/�5
Ao estudarmos sobre as implica珲es pedag骻icas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclus鉶 do l鷇ico no ambiente
escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civiliza玢o acontece atrav閟 do ato de jogar, envolvendo diferentes a珲es que nos ajudam a pensar a rela玢o com o mundo e com o outro. Para Jo鉶 Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estrat間ia pedag骻ica o educador precisa tomar alguns cuidados:
營 - Ao usar o jogo como atividade pedag骻ica o educador precisa ter o cuidado para n鉶 descaracteriz�-lo.
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar � o conte鷇o a ser aprendido, pois o ato de jogar � secund醨io.
III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conte鷇o n鉶 deve ser o 鷑ico objetivo a ser alcan鏰do.
IV - O jogo n鉶 pode ser visto apenas como uma atividade motivacional pois � parte do curr韈ulo escolar.
燛st鉶 corretas:
II, III e IV
�
I, III e IV
III e IV
I e II
I, II, e III
�a燪uest鉶�(Ref.: 90435)
Pontos:�5牋/�5
Desde o nascimento, o ser humano como sujeito hist髍ico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua pr髉ria "arte de viver em Paz" (WEIL, 1993).燗ssinale a alternativa que N肙 est� adequada � afirmativa do autor.
O ser humano procura aprender a partir da compreens鉶 dos limites e das possibilidades;
�
O ser humano procura praticar o jogo mecanicamente n鉶 se preocupando com nenhum outro aspecto, seja o afetivo ou o cognitivo.
O ser humano procura transformar o desconhecido em conhecido;
O ser humano procura repensar o diferente com a possibilidade de crescimento:
O ser humano procura recriar sua cultura humana.
燝abarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais