Buscar

Fotografia nos Anos 70

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anos 70
A reinvenção da fotografia
Nos anos 70 houve uma mudança definitiva na relação entre arte e fotografia, motivo pelo qual é considerado um momento crucial para a compreensão da arte contemporânea dos últimos 35 anos. As abordagens da estética de vanguarda, preocupadas com questões formais, dá lugar a uma atitude artística menos dogmática e mais aberta.
Durante esta década há uma maior preocupação em reivindicar o quotidiano, a poética do pessoal, a paisagem do íntimo e abordagens documentais não convencionais. Neste contexto histórico e artístico, a fotografia torna-se uma ferramenta.
Esse novo olhar proporcionou às imagens fotográficas o protagonismo que até então não haviam alcançado no âmbito das grandes disciplinas artísticas. Ao centrar-se na vida quotidiana, a fotografia revelou-se o meio que melhor se adaptava ao novo espírito.
Fotografia nos anos 70, como eram?
Mesmo quando as primeiras máquinas automáticas ou portáteis de fotografia começaram a ser lançadas para o público, de um modo geral, o procedimento realmente não era nada fácil. Era preciso comprar um filme, que tinha uma determinada quantidade de poses (o mais tradicional era de 24), tirar as fotos sem saber como ela ficou, descobrindo somente depois que as fotos eram reveladas. 
A importância da fotografia nos anos 70
Os anos 70 acabaram se tornando muito importante para a fotografia como um todo, pois uma série de melhorias tecnológica estavam sendo disponibilizadas e popularizadas para o grande público. Uma das principais mudanças que acabaram sendo percebidas durante esta época foram as fotos coloridas.
Alguns ACONTECIMENTOS IMPORTANTES no mundo
Kim Phuc, na época com 9 anos, foge após ataque com bomba de napalm. A imagem correu o mundo e foi uma das fotos que marcou a guerra. Trang Bang, Vietnan, 08/06/1972. Foto: Nick Ut/AP
Woodstock Music & Art Fair. O festival exemplificou a era comunista e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana por vezes chuvoso, para 400 mil espectadores. 
A final da Copa do Mundo FIFA de 1970 foi disputada pelo Brasil. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca na Cidade do México. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. 
O início dos Anos 70 é marcado pelo chamado “milagre econômico” brasileiro. No campo político, porém, o país vive na passagem da década o clímax da intolerância, comcensura à imprensa e atos violentos contra a oposição.
Ensaio de adolescentes nos anos 70
Como fazer um registro fotográfico verossímil e autêntico dos jovens dos anos 70 sem cair nas armadilhas dos clichês? A resposta é o trabalho de Joseph Szabo, um professor, fotógrafo e autor, que ensinou fotografia na Malverne High School, em Long Island (de 1972 a 1999) e considerado pela revista Times no final da década de 70 como “o segredo mais bem guardado da fotografia americana”.
Os registros dos alunos inquietos começaram primeiro dentro da sala de aula, estimulando inclusive que fotografassem uns aos outros. Com o tempo, Joe (como era chamado por muitos) foi ganhando a confiança dos jovens e os registros aconteceram também no terreno da escola e fora dela, sendo o próprio convidado para as festas e celebrações das turmas.
O primeiro resultado foi o livro chamado Almost Grown, publicado em 1978, definido por Joe como “os anos de desejo inquieto e o desabrochar da sexualidade, o mundo da escola, estacionamentos e esquinas e a cultura exclusivamente americana em que todos nós crescemos”.
Curiosidade
Um fato curioso sobre as fotografias nos anos 70 eram os métodos de envio das imagens para os jornais. Naquela época os periódicos locais já publicavam fotografias dos acontecimentos do mundo nas suas páginas. Mas para este tipo de transmissão era utilizada uma máquina chamada UPI Model 16-S, que era um transmissor que era conectado na rede telefônica, que se encarregava de enviar as fotografias de onde o profissional estivesse.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais