Buscar

Móveis I II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que identifica de forma correta a unidade que coordena o roteamento de chamadas em uma área de grande serviço, conectando as estações-base e os dispositivos móveis à PSTN. 
Resposta: Central de comutação móvel
______________________________________________________________________________
2 - A técnica de comutação sofisticada que permite que uma chamada prossiga sem interrupção quando o usuário passa 
de uma célula para outra.
Resposta: HANDOFF 
________________________________________________________________________________________________
3 - Na arquitetura GSM, os canais de controle que operam sobre o enlace direto de um ARFCN específico dentro de cada célula, e transmitem dados somente no primeiro slot de tempo de certos quadros GSM são chamados:
Resposta: Canais de broadcast
_______________________________________________________________________
4 - Identifica de forma correta o serviço que permite aos assinantes operar em áreas diferentes daquela na qual o serviço foi assinado.
Resposta: ROAMING
_______________________________________________________________________________
5 - Há diversos conceitos básicos importantes para o entendimento das tecnologias mais avançadas de comunicações celulares e sem fio. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que identifica de forma correta o canal de rádio usado para transmissão de informações da estação móvel para a estação-base.
Resposta- CANAL REVERSO
___________________________________________________________________________________________
6 - Há diversos conceitos básicos importantes para o entendimento das tecnologias mais avançadas de comunicações celulares e sem fio. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que identifica de forma correta o canal de rádio usado para transmissão de configuração, solicitação, início de chamada e outras finalidades de orientação.
Resposta: CANAL DE CONTROLE
_________________________________________________________________________________________________
7 - Na arquitetura GSM, o canal de controle que pode, ainda, ser classificado como canal de paginação, canal de acesso aleatório e canal de concessão de acesso é denominado:
Resposta: canal de controle comum
________________________________________________________
8 - IDENTIFICA CORRETAMENTE A ESTRATEGIA DE ATRIBUICAO DE CANAIS EM QUE CADA CELULA RECEBE UM CONJUNTO PREDETERMINADO DE CANAIS DE VOZ
Resposta: FIXA
_____________________________
9 - O projeto de um sistema celular envolve uma série de estratégias e princípios. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que identifica corretamente a estratégia de atribuição de canais em que os canais de voz não são alocados ás diversas células permanentemente.
Resposta: Dinâmica
_______________________________________________________
10 - Num sistema celular, o conjunto de células que utilizam coletivamente o conjunto completo de frequencias disponíneis é chamado de:
Resposta: Cluster 
____________________________________________________
11 - O projeto de um sistema celular envolve uma série de estratégias e princípios. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que identifica corretamente o tipo de transferência em que cada estação móvel mede a potência recebida das estações - base ao redor e informa continuamente os resultados dessas medições para a estação - base servidora.
Resposta: Transferência assistida pela estação móvel
_______________________________________________
12 - No CDMA (IS-95), o tipo de codificação de canal que desempenha um importante papel na aleatorização das posições do bit de controle de potência em um canal de tráfego direto é a:
Resposta: Codificação convolucional
____________________________________
13 - O GSM trouxe diversas novidades que refinaram de maneira decisiva as redes celulares. Dentre essas novidades, encontra - se a introdução de um dispositivo de memória que armazena informações como o número de indentificação do assinantes, as redes e países onde ele tem atendimento permitido, chaves de privacidade etc. O sigla pela qual essse dispositivo é conhecido é:
Resposta: SIM
_______________________________________
14 - Uma operadora de telefonia celular deseja lançar um sistema que priorize a capacidade de tráfego. Dos tamanhos de cluster seria mais adequado: 4, 7 ou 12.
Resposta: Quanto menor o cluster maior a capacidade de tráfego. Logo o tamanho mais adequado seria 4.
_______________________________________________
15 - Explique a diferença entre sistema móvel e sistema rádio móvel 
Resposta: Em um sistema de telefonia móvel celular, a área de cobertura é dividida em células, permitindo assim, que a potência transmitida seja baixa e as frequências utilizadas nas células sejam reutilizadas.
Em um sistema rádio móvel a potência transmitida é elevada e o tráfego oferecido é limitado ao espectro de frequência disponível,
__________________________________________________
16 - O GSM trouxe diversas novidades que refinaram de maneira decisiva as redes celulares. Dentre essas novidades, encontram-se mecanismos de privacidade que dificultam a interceptação dos sinais enviados por partes não autorizadas. Nesse contexto, encontra-se o acordo internacional relacionado ao GSM e que permite o compartilhamento de algoritmos criptográficos e outras informações patenteadas entre países e prestadoras de serviço. Tal acordo é conhecido pela sigla:
Resposta: MoU
________________________________________________________
17 - O projeto de um sistema celular envolve uma série de estratégias e princípios. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que identifica corretamente o tempo pelo qual uma chamada pode ser mantida dentro de uma célula.
Resposta: Tempo de permanência 
____________________________________________________________
18 - Há diversos conceitos básicos importantes para o entendimento das tecnologias mais avançadas de comunicações celulares e sem fio. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que identifica de forma correta o canal de rádio usado para transmissão de informações da estação-base para a móve.
Resposta: Canal direto 
_____________________________________________________________________

Outros materiais