Buscar

degradação de lipideos

Prévia do material em texto

De onde vem as fontes de lipídeos para degradação?
Os lipídeos utilizados para fins energéticos, os triglicerídeos, são oriundos dos óleos e gorduras da alimentação (fonte exógena) e da gordura armazenada no tecido adiposo (fonte endógena).
2. Onde e como é metabolizado o glicerol?
O glicerol proveniente da degradação dos triglicerídeos é metabolizado no fígado, onde é convertido a diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise e da gliconeogênese; assim, dependendo do estado fisiológico do organismo, o glicerol tanto pode participar da glicólise hepática, quanto servir como substrato para a gliconeogênese do fígado.
3. Qual o papel da albumina no metabolismo de lipídeos?
A albumina é um proteína encontrada no plasma humano e atua no metabolismo de lipídeos transportando os ácidos graxos provenientes da degradação dos triglicerídeos do tecido adiposo através da corrente sangüínea.
4. O catabolismo de lipídeos ocorre em anaerobiose?
Não, os lipídeos não são degradados para fins energéticos em anaerobiose. O catabolismo de lipídeos é exclusivamente aeróbico.
5. Em que local são degradados os ácidos graxos?
Os ácidos graxos são degradados na matriz mitocondrial.
6. Qual o papel da carnitina no metabolismo de ácidos graxos?
A carnitina tem a função de transportar os ácidos graxos através da membrana mitocondrial interna do citoplasma da célula para a matriz mitocondrial.
7. Como se chama a via de degradação dos ácidos graxos e onde ela ocorre?
A via de degradação dos ácidos graxos chama-se -oxidação e ocorre na matriz mitocondrial.
8. Que produtos são gerados após um ciclo de -oxidação?
O principal produto da -oxidação é o acetil-CoA. Além disso, a cada ciclo de -oxidação são formados um NADH e um FADH2.
9. Qual o destino dos produtos da -oxidação?
O acetil-CoA gerado pela -oxidação entra no ciclo de Krebs, onde será completamente degradado para a geração de energia (a energia será produzida subseqüentemente pelo transporte de elétrons e fosforilação oxidativa). O NADH e o FADH2 irão transferir seus elétrons/hidrogênios ao O2 pelo transporte de elétrons e fosforilação oxidativa.
10. A degradação completa de um ácido graxo com 18 carbonos passa por quantos ciclos de -oxidação? Neste caso, são formados quantos acetil-CoA, NADH e FADH2?
A degradação completa de um ácido graxo com 18 carbonos passa por 8 ciclos de -oxidação, sendo formadas 9 moléculas de acetil-CoA, 8 NADH e 8 FADH2.
11. Quantos ATPs são gerados pela degradação de um ácido graxo com 18 carbonos?
São gerados 148 ATPs, menos 2 ATPs utilizados na ativação do ácido graxo, portanto o ganho líquido é de 146 ATPs.
12. Qual ou quais as vantagens de se armazenar energia na forma de gordura?
O armazenamento de energia na forma de gordura é duplamente vantajoso, pois pesa menos e gera mais energia.
13. Defina cetogênese:
Cetogênese é a via metabólica de síntese de corpos cetônicos que ocorre no interior das mitocôndrias hepáticas a partir do excesso de acetil-CoA.
14.O que são corpos cetônicos? Quais são os corpos cetônicos?
Corpos cetônicos são substâncias produzidas pelo fígado durante o jejum. São três os compostos referidos como corpos cetônicos: aceto-acetato, acetona e -hidroxi-butirato.
15. Onde e como são produzidos os corpos cetônicos?
Os corpos cetônicos são produzidos no fígado (na matriz mitocondrial) a partir de acetil-CoA.
16. Qual é a importância da cetogênese? Os corpos cetônicos são hidrossolúveis e importantes nutrientes para tecidos extra-hepáticos durante o jejum, inclusive para o cérebro, que tem nos corpos cetônicos uma fonte de energia alternativa.
17. O fígado pode utilizar corpos cetônicos como combustível energético?
Não, o fígado produz os corpos cetônicos, mas não pode utilizá-los.
18. Descreva brevemente o metabolismo hepático durante o jejum prolongado:
Durante o jejum, o fígado não utiliza glicose como fonte de energia, pois esta é escassa. Pelo contrário, o fígado degrada glicogênio (glicogenólise) e sintetiza glicose (gliconeogênese) para repor o déficit de glicose (O principal substrato para a gliconeogênese será o glicerol proveniente da lipólise dos triglicerídeos do tecido adiposo). Sendo assim, a principal fonte de energia para o fígado durante o jejum são os ácidos graxos. A -oxidação dos ácidos graxos gera grandes quantidades de acetil-CoA e o excesso é utilizado na síntese de corpos cetônicos (cetogênese), que servirão como combustível alternativo para os tecidos periféricos, inclusive o cérebro.
19. O excesso de corpos cetônicos circulantes muito comum em pacientes diabéticos causa que tipo de distúrbio do equilíbrio ácido-base?
O excesso de corpos cetônicos circulantes causa cetoacidose (acidose metabólica).

Outros materiais