Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
simulado educação infantil: pressupostos teórico metodológicos

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Mesmo que a educação infantil não seja um nível de ensino obrigatório, podemos observar avanços na valorização da inserção da criança mais cedo no ambiente escolar. Com isso, podemos afirmar a importância desse nível de ensino na constituição do indivíduo – pouco a pouco, o caráter assistencialista se perde e ganha um caráter educativo, preocupado com a formação da criança na principal fase do desenvolvimento humano: a infância”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 37.
Sobre a concepção de infância abordada no livro-base Pressupostos da educação infantil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Está relacionada ao tempo e ao espaço em que cada um vive e a um contexto social.
(  ) A arte medieval não representava a infância em suas manifestações pelo fato de que não havia lugar para ela (infância) nesse mundo.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, refere-se preferencialmente à afeição pelas crianças, visto que a expressão sentimento de infância refere-se a uma consciência que assemelha a criança ao adulto.
(  ) Próximo do sentimento moderno, surgiram, aos poucos, alguns tipos de representações artísticas de crianças.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V
Questão 2/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tais instituições possuíam diferentes nomes e diferentes concepções pedagógicas, o que demonstra o quanto esse tipo de equipamento teve uma gênese plural, de acordo com a demanda. A criação de espaços específicos para os cuidados e a educação das crianças bem pequenas foi estruturado por meio da organização de mundos fechados, protegidos, com espaços internos e externos ordenados e regulamentados, além de atividades previamente programadas, com o uso de materiais específicos em tempos cronogramados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 85.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, as instituições de educação infantil surgem como substitutas das relações domésticas maternas, essas instituições apresentavam quais características? Analise as afirmativas a seguir.
I. Não estavam vinculadas à religião.
II. Tinham finalidades filantrópicas.
III. Sua oferta era gerenciada por instituições privadas.
IV. Estabeleceram-se em tempos de predominância higienista.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	II e III.
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A criança de 0 a 6 anos é um sujeito não fragmentável, que requer uma educação global, que reflita a sua forma integrada de aprender e desenvolver o afetivo, o motor, o social e o cognitivo, em que o eixo fundamental de estruturação das sucessivas experiências é o Eu, em uma relação bipolar de ida e de volta, de influenciar e ser influenciado. Assim, o papel do professor se amplia, o que exige repensar suas fronteiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 46.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), quando foi estabelecido que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, surgiu a necessidade de planejar ações educativas de qualidade e de formar profissionais para atuar nessa primeira etapa. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas com relação à formação do profissional da Educação Infantil a partir da dessa lei:
( ) É preciso ter competência para cuidar das necessidades básicas da criança, assim como as babás contratadas por famílias. Sem a exigência de qualquer formação específica. 
( ) Para os profissionais da Educação Infantil, a lei admite uma formação mínima em nível médio. 
( ) A formação do profissional da Educação Infantil deve ser orientada pela concepção de desenvolvimento infantil, a fim de que tal profissional possa compreender a criança. 
( ) Ele deve ter subsídios e orientações para uma prática que o envolva em uma participação ativa como sujeito mediador.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Considere a afirmação a seguir: 
“Uma teoria é um conjunto de afirmações que relacionam diferentes fatos ou eventos, explica eventos e prediz futuras consequências. As teorias apresentadas aqui lidam com vários aspectos do desenvolvimento. Por exemplo, a teoria de Erik Erikson trata do desenvolvimento da personalidade; a teoria de Jean Piaget envolve o desenvolvimento cognitivo; a teoria de Noam Chomsky tem a ver com o desenvolvimento da linguagem; e a teoria de Lawrence Kohlberg trata do desenvolvimento moral. As teorias são um método de explicar o desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BERNS, R. M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Layola, 2002. p. 7.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, relacione cada pensador ao seu respectivo estudo referente ao desenvolvimento da criança:
1 - Jean Piaget (1896–1980).
2 - Emilia Ferreiro (1936).
3 - Henri Wallon (1879–1962).
4 - Celestin Freinet (1896–1966).
(   ) A alfabetização não ocorre desassociado da escrita.
(  ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida.
(  ) Desenvolveu estudos sobre a plasticidade do cérebro e propôs um estudo dos aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil contemplando a motricidade, a afetividade e a inteligência.
(  ) A construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 4 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1
Analise o trecho a seguir:
“Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Momento verbal.
	
	B
	Momento crítico.
	
	C
	Momento afetivo.
	
	D
	Momento gráfico.
	
	E
	Momento simbólico.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas
Página123