Buscar

Av 2016 Acumulação Capitalista e Questão Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av 2016 Acumulação capitalista e questão social
	
	 1a Questão (Ref.: 129097)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	No contexto da lógica capitalista, considerando a teoria marxista, como é entendida a chamada ALIENAÇÃO?
		
	
Resposta: No modo de produção capitalista, o homem vendia sua força de trabalho para obter seu sustento. Anteriormente o homem acompanhava todo o processo de produção do produto ao qual ele produzia e no modo de produção capitalista isso não ocorre. Pelo trabalhador não acompanhar esse proceso do começo ao final, Marx chamou-o de alienado.
	
Gabarito: R: A produção pelos homens de sua própria desumanidade através da exploração de uma classe pela outra.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 129115)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Outro conceito abordado na teoria marxista foi o de fetiche da mercadoria. Explique.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: R: Processo através do qual as trocas entre os homens no processo de produção não se revelam com uma relação entre eles, mas entre as coisas/produtos que são produzidos. As trocas acabam por coisificar/fetichizar as relações entre os homens, que passam a ser vistas não como uma relação entre pessoas, mas entre coisas/mercadorias.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 253202)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	Ordem social
	
	Ação social
	
	Anomia
	
	Práxis
	 
	Ideologia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 129014)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"No Capitalismo ,em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se , acaba enrolado em novas pressões". (Leandro Konder (1988:30). A partir desta citação, assinale a alternativa que não corresponde as condições criadas para o trabalhador no modo de produção capitalista:
		
	
	O trabalhador não que possui os meios de produção e o resultado do seu trabalho não lhe pertence.
	
	As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho.
	 
	O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
	
	O trabalhador se constitui como mais uma peça na engrenagem, uma coisa, mera força de trabalho, onde sua necessidades são desconsideradas.
	
	O trabalhador em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 129018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanças ocorridas desde o século XVIII com o início do processo de industrialização. A Revolução Industrial trouxe mudanças importantes na forma de produzir, que provocou resistência dos trabalhadores, alguns lutando para voltar à produção artesanal, negando a mecanização. Com relação aos tempos iniciais da revolução industrial, é CORRETO afirmar que:
		
	
	os trabalhadores resistiram com mais intensidade às imposições salariais do capitalismo que já se fazia presente em toda a Europa.
	
	os trabalhos infantil e feminino não estavam presentes nas manufaturas dessa época, sendo proibidos pela legislação.
	 
	o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o início, de mudanças técnicas que facilitaram uma maior produção de mercadorias.
	
	a força do capitalismo restringia-se aos países europeus, com destaque para Inglaterra, Alemanha e Itália.
	
	não havia ainda uma exploração da classe trabalhadora, pois permanecia uma jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 270322)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Inicialmente, a mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de satisfazer as necessidades do homem. Essa característica é conhecida como valor de uso. Por outro lado, a mercadoria também tem a propriedade de poder ser trocada por mercadorias distintas de si própria ou, em outras palavras, de comprar outras mercadorias." (CARCAROLO, 1998)
A essa característica chamou-se:
		
	
	Valor de uso
	
	Valor de mercado
	
	Preço final
	 
	Capital
	 
	Valor de troca
	
	 7a Questão (Ref.: 129040)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	poderes.
	
	classes.
	 
	coisas.
	
	sujeitos.
	
	indivíduos.
	
	 8a Questão (Ref.: 129071)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes. Na obra O Manifesto de 1848, de Marx e Engels, estipula um sentido particular para o termo burguês. A opção que melhor expressa este conceito é:
		
	 
	Burguês é aquele que, tendo um ofício, uma profissão, e a exercendo em estabelecimento próprio, explora a mão-de-obra dos aprendizes que, em geral, são oriundos das camadas mais pobres da população.
	 
	Burguês é sinônimo de detentor do capital, de capitalista, o que detém os meios de produção e acumula capital através do trabalho assalariado.
	
	Burguês é considerada a maioria privilegiada que tem como fonte de riqueza os avanços tecnológico.
	
	Burguês é toda pessoa que, não tendo necessidade de vender sua força de trabalho para outrem, ou seja, de exercer trabalho assalariado, ainda assim mantém um padrão economicamente elevado.
	
	Burguês é considerado o profissional liberal, dono de alto saber técnico-científico, que atua por conta própria, recebendo somas vultosas pelos serviços prestados.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 129070)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando o progresso material tornou possível que nem todos precisassem trabalhar, começaram a surge algumas figuras novas na sociedade humana, a dos técnicos, a dos sacerdotes, a dos artista , isto é , gente que se destacava da produção direta. As riqueza sempre foi produzida pelo ____________ , mas este foi concentrado nas __________ da sociedade, sendo apropriado pela ( SADER, 1999 p.64). Assinale a opção que preencha as lacunas:
		
	 
	Trabalho humano, classes subalternas, maioria desprivilegiada.
	
	Trabalho humano, camadas ricas, pela maioria privilegiada;
	
	Trabalho artesanal, camadas pobres, minoria privilegiada.
	 
	Trabalho humano, camadas pobres, pela minoria privilegiada;
	
	Trabalho manual, operários e maioria privilegiada.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 253196)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nem todos concordam que exclusão social seja uma categoria explicativa de fenômenos sociais contemporâneos. A maior crítica que é feita ao conceito é que:
I - Traz implícita uma visão dicotômica, que divide o todo em duas partes, perdendo a complexidade das relações sociais envolvidas no fenômeno.
II - Não contempla os setores da classe média atingidos pelos altos custos da informática, deixando de considerar as relações tecnológicas envolvidas no fenômeno.
III É uma categoria que contempla apenas fenômenos do passado, quando os trabalhadores foram excluídos das decisões no trabalho.
		
	 
	Apenas aafirmativa I é correta.
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	Todas as afirmativas são erradas.
	
	Apenas a afirmativa III é correta.

Outros materiais