Buscar

AV.GESTÃO INTEGRADA DE RH.2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH – AV – 2016
	 1a Questão 
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Cabe também à área de Recursos Humanos, muitas vezes, através da área de Treinamento e Desenvolvimento, acolher e integrar os novos funcionários. Para tanto, geralmente, alguns funcionários da área de Recursos Humanos são designados para realizar atividades que tenham como objetivo informar e orientar o novo funcionário, além da exposição de um vídeo institucional. Dentre as diversas informações que podem constar desse vídeo, relacione cinco.
		
	
Resposta: A missão da empresa; os objetivos; o negócio como área de atuação da empresa; a visão e a importância intelectual do funcionário para a empresa.
	
Gabarito: Histórico da empresa, estrutura organizacional, missão, visão e cultura organizacional, o segmento e a posição da empresa no mercado, produtos e/ou serviços, processos produtivos, logística de distribuição, clientes existentes e em potencial, fornecedores de matéria prima e ou de equipamentos.
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Vimos que um ponto muito importante da área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) é o EFEITO MULTIPLICADOR. Explique-o, destacando suas vantagens.
		
	
Resposta: É um efeito que gera mais produtividade através da interdisciplinaridade do conhecimento inovando as técnicas de trabalho ao mesmo tempo que qualifica seus profissionais.
	
Gabarito: O Efeito Multiplicador é uma estratégia de disseminação do treinamento na empresa, no intento de transferir técnicas e experiências a toda mão-de-obra executora, fazendo com que cada elemento que recebeu o treinamento, atue em seu grupo como um agente de propagador do que foi ministrado no treinamento recebido Uma das suas vantagens é a Redução do custo do treinamento, devido ao efeito multiplicador do conhecimento adquirido.
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade . Por que ?
		
	
	Porque lida com verbas de todas as áreas da empresa.
	 
	Porque seus processos são complexos e mudam frequentemente.
	
	Porque tem dificuldade em estabelecer metas e objetivos.
	
	Porque atende clientes internos e externos.
	 
	Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH).
		
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento e na coordenação.
	
	A organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
	 
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho.
	
	São constituídas pelo controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal.
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados exclusivamente ao trabalho.
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	 
	Administração Patrimonial
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As técnicas de recrutamento de pessoal são formas de divulgação de vagas utilizadas pelas empresas para atrair candidatos. Assinale abaixo a alternativa que NÂO se refere a uma técnica de recrutamento.
		
	 
	Sindicatos
	 
	Teste psicológico
	
	Agências de emprego
	
	Escolas e universidades
	
	Páginas de emprego nos sites de empresas
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador é contratado pela empresa. Antes de iniciar suas atividades, é importante que o colaborador passe por um Processo de Integração. Em que consiste e qual é o objetivo do Processo de Integração?
		
	 
	É um encontro entre os colaboradores novos e antigos da organização, visando a uma apresentação formal e também marcar o início das atividades dos novos colaboradores.
	
	É a maneira que a organização utiliza para dar boas-vindas ao novos colaboradores e promover a integração destes com os colaboradores mais antigos.
	 
	É a maneira pela qual a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, a fim de que possam entender o comportamento desejado pela organização e suas expectativas.
	
	É a reunião realizada com todos os colaboradores antigos, para atualização de informações relativas ao negócio da empresa.
	
	São reuniões entre os novos colaboradores e o gestor da área, visando garantir o entendimento sobre os produtos/serviços da empresa.
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos processos mais eficazes para descobrir as causas de saída de empregados é a ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO. Sobre o assunto, assinale abaixo a afirmativa correta:
		
	 
	Ela visa conhecer os motivos de desligamento e preparar um plano de ação para corrigi-los
	
	A entrevista de desligamento procura ver as características do candidato como apresentação pessoal e desenvoltura.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Ela sempre identifica que o motivo de saída está na chefia ou nos salários baixos
	
	A entrevista de desligamento só deve ser aplicada nos empregados que pedem demissão.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função ou o conjunto de funções (conjunto de tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional formal de uma organização, isto é, no organograma, denomina-se:
		
	
	mix de atividades.
	
	matriz de atribuições.
	 
	cargo.
	
	composto de tarefas orgânicas.
	
	escopo atribucional.
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os "Benefícios" precisam ser classificados. Baseado nesta premissa, assinale a alternativa que define corretamente a classificação quanto aos objetivos dos Benefícios.
		
	
	Monetária.
	
	O conjunto das respostas atende ao enunciado.
	 
	Assistenciais, Recreativos e Supletivos.
	
	Assistenciais e Supletivos (de apoio).
	
	Não Monetária.

Outros materiais