Buscar

AV DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – AV – 2016
	 1a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como podemos definir a função direção na administração?
	
	
	
Gabarito: A direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no ambiente organizacional, envolvendo a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos colaboradores, buscando compatibilizar os objetivos destes com os da organização
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Depois de estabelecer definições sobre as prioridades competitivas, a área de administração de operações precisará fazer o planejamento das operações da empresa de modo que concretize os objetivos estratégicos, tomando decisões em relação ao "Planejamento do arranjo físico". 
Explique em que consiste este planejamento.
	
	
	
Gabarito:
É o planejamento do arranjo físico ou do layout. Definir arranjo físico ou layout envolve decisões sobre como organizar o espaço das instalações e considera o posicionamento e a localização das máquinas e equipamentos, as estações de trabalho, as áreas de armazenagem de materiais e as áreas de atendimento aos clientes.
Determina ainda a melhor localização para banheiros, refeitórios, escritórios, salas de reunião, além de definir os padrões de fluxo de materiais, de fluxo de informações e de fluxo de pessoas nas instalações.
 
	
	 3a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a questão que apresenta corretamente os elementos que norteiam os rumos da organização:
		
	
	A visão são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos de ética ou de conduta, os valores e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários.
	
	Os valores são a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos. A visão funciona como uma bússola para os parceiros envolvidos.
	
	A missão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos. A visão funciona como uma bússola para os parceiros envolvidos.
	
	A visão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
	 
	Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos de ética ou de conduta, os valores e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários.
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Fazer a coisa de forma correta, utilizando o mínimo de recursos possíveis. Tendo o foco nos meios, isto é, na utilização ponderada e econômica dos recursos organizacionais. A realização das tarefas de maneira inteligente e aproveitando ao máximo os recursos disponíveis refere-se a (o):
		
	
	Eficácia
	
	Planejamento
	 
	Eficiência
	 
	Efetividade
	
	Organização
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as afirmativas sobre o processo decisório, assinale V (verdadeiro) e F (falso). 
( ) Em um sistema autoritário benevolente, o processo de decisão é altamente descentralizado, com delegação ampla de autoridade; 
( ) O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas; 
( ) As decisões podem ser programadas ou não programadas e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza; 
( ) Em um sistema consultivo, o processo de decisão é participativo-consultivo e a decisão final acontece em qualquer nível hierárquico; 
( ) Em um sistema autoritário coercitivo, o processo de decisão é altamente centralizado, sobrecarregando o nível institucional. 
Marque a opção correta:
		
	
	F, F, V, V, F.
	
	V, F, F, V, V.
	 
	V, F, V, F, V.
	
	V, V, F, F, V.
	 
	F, V, V, F, V.
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tamanho da organização é uma importante faceta do desenho organizacional. De acordo com esta informação assinale a alternativa que define o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar ou conduzir.
		
	 
	Amplitude de Controle.
	
	Descentralização.
	
	Hierarquia.
	
	Desenho Organizacional.
	
	Centralização.
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Direção é a função de orientar e indicar o comportamento dos indivíduos na direção dos objetivos a serem alcançados, portanto abrange todos os níveis da organização e está diretamente relacionada às pessoas através de:
		
	 
	Motivação, liderança e comunicação.
	
	Motivação, organização e planejamento.
	
	Liderança, processo e execução.
	
	Motivação, direção e controle.
	
	Comunicação, planejamento e pessoas.
	
	 8a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Função administrativa que busca assegurar se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente cumpriu os objetivos pretendidos, padronizando o desempenho, protegendo os bens organizacionais, padronizando a qualidade de produtos ou serviços oferecidos pela empresa e limitando a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou pelos níveis organizacionais são exemplos da utilidade da função administrativa:
		
	
	Liderança.
	
	Planejamento.
	
	Organização.
	
	Direção.
	 
	Controle.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das principais áreas funcionais da organização, presente desde as primeiras formulações de lançamento de um bem ou serviço até a sua entrega ao cliente final é:
		
	
	Administração financeira
	 
	Administração de marketing
	
	Administração de recursos humanos
	
	Administração de materiais
	 
	Administração de operações
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a denominação empregada quando um avaliador se deixa influenciar por um aspecto do desempenho do funcionário, aplicando sobre os demais aspectos o mesmo julgamento?
		
	
	Efeito da recenticidade
	
	Efeito da tendência central
	
	Protecionismo
	 
	Efeito Halo
	
	Diversidade de critérios

Outros materiais