Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
	
	
 
�Fechar�
Avaliação: GST0341_AV_201403391807 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 
Professor:
ANA CLAUDIA MAIA
Turma: 9007/AG
Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2016 15:29:53 
�
 1a Questão (Ref.: 201403660075)
sem. N/A: Conceituação de consultoria organizacional
Pontos: 1,0  / 1,0 
Segundo a contextualização de Carla Uchoa, publicado no site da ABRH- RJ, O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a  necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações.
 
Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
Link do texto: http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=396
 
Com base na conceituação da consultoria organizacional, escreva os pontos principais que fundamentam a importância da consultoria organizacional nas empresas atuais.
Resposta: A implantação da consultoria organizacional nas empresas se faz importante na conscientização e no comprometimento dos colaboradores nas metas empresariais.
Gabarito: 
O aluno deve escrever ao menos um dos aspectos citados no conceito, sendo: Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
�
 2a Questão (Ref.: 201403669828)
sem. N/A: A CONSULTORIA INTERNA DE RH EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Pontos: 1,0  / 1,0 
O mundo tecnológico em que vivemos tem proporcionado muitas facilidades para a sociedade. Por outro lado, a tecnologia também criou uma certa urgência para tudo, pois ela facilitou a comunicação. Então, de repente, tudo é "para ontem". Essa velocidade pressiona as organizações que são, em boa parte, agentes dessa urgência, em contrapartida, elas são obrigadas cada vez mais a se aperfeiçoar e a mudar para continuar no negócio. Curiosamente, estamos percebendo que não são os computadores, , nem mesmo a tecnologia, os principais recursos, mas as pessoas. É o capital humano, e não o capital patrimonial que faz a diferença nas organizações. De forma clara e objetiva: a) defina o que significa a expressão capital humano; b) qual a importância do capital humano para as organizações; e, c) quais os meios para se valorizar ainda mais o capital humano nas organizações?
Resposta: a) A expressão capital humano se refere a capacidade do indivíduo em desenvolver as suas atividades profissionais. b) O capital humano se torna importante para as organizações quando age de forma competente e eficiente. c) O capital humano pode ser valorizado através de recompensas financeiras, qualificações de pessoas, etc.
Gabarito: a) O conjunto de pessoas que cada organização possui, seus empregados, b) são as pessoas que formam o caráter da organização, diferencial que não pode ser copiado por outra. c) programas de benefícios, treinamento e desenvolvimento, premiação por desempenho e afins.
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu ao esperado na questão
�
 3a Questão (Ref.: 201403527745)
1a sem.: etapas de uma consultoria
Pontos: 1,0  / 1,0 
Abaixo estão descritas algumas da etapas que compõe um trabalho de consultoria, exceto:
Realizar levantamento de informações 
Implementar ações sem o conhecimento do cliente 
Estudo de alternativas viáveis 
Propor soluções 
Identificação ou constatação de causas 
�
 4a Questão (Ref.: 201403660081)
sem. N/A: Tipos de consultoria organizacional
Pontos: 1,0  / 1,0 
Com base nos estudos realizados em nossa disciplina, assinale o único tipo de consultoria, que responde plenamente a afirmativa:
 
"é realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou por projeto."
Consultoria associada
Consultoria interna
Consultoria exclusiva
 Consultoria autônoma
Consultoria externa
�
 5a Questão (Ref.: 201403527759)
3a sem.: implantação da consultoria interna
Pontos: 1,0  / 1,0 
A implantação da consultoria de RH em uma empresa terá maior possibilidade de sucesso se as seguintes etapas forem adotadas, exceto:
Desburocratização e racionalização 
Políticas de RH definidas 
Elaboração de plano de demissão 
Conscientização de todos os funcionários 
Fazer benchmarking 
�
 6a Questão (Ref.: 201403527342)
4a sem.: O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS
Pontos: 1,0  / 1,0 
A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza uma destas OPORTUNIDADES:
O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição, neste sentido o fato de ser funcionário pode gerar dificuldade na manutenção desta isenção.
O Consultor Interno, normalmente, não possui experiências em muitas organizações distintas o que, talvez, possa tornar mais lenta à tomada de decisões e a escolha da melhor opção para problemas detectados.
A implantação de uma Consultoria Interna exige que haja, por parte da alta direção, divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais o que muitas vezes não ocorre da forma adequada gerando dúvidas e insatisfações.
�
 7a Questão (Ref.: 201403527427)
5a sem.: Organização do futuro
Pontos: 0,0  / 0,5 
¿Define o que a organização pretende ser no futuro, onde ela deseja chegar, que tamanho almeja ter¿. Esta definição refere-se a: 
Valor 
Visão 
Missão 
Objetivo organizacional 
Planejamento estratégico
�
 8a Questão (Ref.: 201403660124)
sem. N/A: Avisão estratégica da gestão de pessoas e a consultoria interna de recursos humanos
Pontos: 0,5  / 0,5 
Observamos no conteúdo estudado sobre a visão estratégica da nova área de RH e suas implicações para a implantação da Consultoria Interna de RH. Fica evidente que neste início de século, a economia de mercado segue evoluindo, e as empresas são desafiadas a expandir para assegurar a continuidade nesse contexto.
Com base na exposição realizada, assinale a opção que NÃO atende ao enunciado.
Aguçar a visão gerencial, tornando-a mais sensível e perspicaz quanto aos aspectos mutáveis e conflitantes do ambiente, é um aspecto prioritário a se considerar em uma organização empresarial. Nesse empenho, torna-se evidente a prevalência da gestão de pessoas, entendidas como a nova riqueza da organização, agora sob o enfoque estratégico.
Especial atenção deve ser dada à competência dos dirigentes, em geral, e particularmente do responsável pela condução das atividades da função de RH. Os conhecimentos desses dirigentes, cada qual em sua área de especialização, deverão ser sempre atualizados.
Inserir normas e políticas de trabalho no cotidiano das organizações, o que orienta os colaboradores a realizar a atividade correta, não sendo a aptidão individual o diferencial necessário e esperado pelas pessoas que trabalham na organização.
A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas que promovam esse envolvimento de cada um e de todos nesse esforço que pede a otimização das competências. A adoção da consultoria interna de RH na moderna gestão de pessoas é justamente a força impulsionadora desse processo.
Trabalhar no intuito de garantir resultados satisfatórios ante os desafios da mudança referida anteriormente reside justamente na qualificação, na conscientização e no comprometimento dos colaboradores com os objetivos e as metas empresariais.
�
 9a Questão (Ref.: 201403668538)
sem. N/A: PERFIL DE UM CONSULTOR INTERNO DE RH
Pontos: 0,5  / 0,5 
Sabemos que há características profissionais e pessoais mais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas dessas características são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Assinale a alternativa correta:
Conhecimentos, Habilidades e Revisões.
Informações, Habilidades e Atitudes.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Decisões, Habilidades e Atitudes.
Leituras, Habilidades e Atitudes.
�
 10a Questão (Ref.: 201403476109)
16a sem.: Consultoria em RH
Pontos: 0,5  / 0,5 
Quais das alternativas uma Consultoria de RH pode definir um comportamento organizacional dentro da organização
estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações 
todo comportamento  é igual em todos os processos 
estar de bem com todos, para termaior sucesso no processo
criar ambiente de tremenda expectativa nas pessoas para o sucesso do processo
é criar novos paradigmas de sucesso, tratando do bem estar das pessoas no ambiente de trabalho
	
	
Período de não visualização da prova: desde 17/11/2016 até 01/12/2016.
Parte inferior do formulário
 
 
_1542383680.unknown

Outros materiais