Buscar

AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0487_AV_201603358617 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201603358617 - ELIOENAI FLOR MARTINS
	Professor:
	MAURICIO AFONSO WEICHERT
	Turma: 9018/AE
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 26/11/2016 18:51:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201603626083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Educar para a sustentabilidade é uma proposta desafiadora, pois implica em criar condições para que as iniciativas educacionais sejam estratégicas na realização das mudanças necessárias para motivar os alunos-cidadãos a agir com responsabilidade em direção às metas de sustentabilidade. Sobretudo, requer do professor o rompimento:
		
	
Resposta: O professor precisa romper com o pensamento ultrapassado de insustentabilidade. Deve levar seus alunos a pensarem sobre suas ações, refletir sobre o nosso momento atual e futuro a curto e logo prazo. Para que eles percebam que nossas ações hoje estão causando uma degradação tremenda ao planeta. Mostra a eles que muito ja foi feito, mais da mesma forma muito ainda precisa ser feito, que é algo importante e que cada um tem o seu papel como cidadão de cuidar do planeta e que juntos podemos transformar o nosso mundo deixando o sustentavel.
	
Gabarito: Com velhos paradigmas sociais e acadêmicos da linearidade do conhecimento, da fragmentação do saber em busca de um planejamento didático que viabilize o diálogo, a cooperação e a troca entre o acadêmico e o social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604134820)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que o aparecimento da espécie humana é considerado como marco do início da degradação ambiental?
		
	
Resposta: Porque o ser humano por ser dotado de juizo no processo de adaptação degrada o meio em que vive, diferente dos outros animais que vivem em perfeito equilibrio com o meio natural de acordo com o seu ambiente.
	
Gabarito: Pelo ser humano ser dotado de racionalidade, ele altera o meio em que se encontra de modo a torná-lo adequado a sua sobrevivência, aliado a este fato, está o aumento exponencial dos impactos e poluição depois da revolução industrial, marcando em definitivo a degradação ambiental do Planeta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603634947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A tendência atual é a de se procurar diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos sólidos, através dos 3R¿s __________________ , _______________________ e ________________. Complete as lacunas da frase acima com a alternativa que tenha as palavras CORRETAS, respectivamente.
		
	
	Reinventar, renomear, refazer
	 
	Reduzir, reutilizar, reciclar
	
	Reorientar, reduzir,refazer
	
	Reintroduzir, reutilizar, recriar
	
	Redescobrir, reintroduzir, reciclar
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604019895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de construção do desenvolvimento sustentável deve priorizar estudo e compreensão das questões:
		
	
	que visem a diminuição da qualidade de vida os seres do planeta de forma sustentável.
	
	que contribuírem na construção de políticas e processos de planejamento e gestão que direcionem o crescimento econômico em patamares insustentáveis.
	
	que colaborem para o aumento dos processos de degradação ambiental, consumo elevado de recursos naturais e desigualdade socioeconômica.
	 
	sociais, econômicas, ambientais, tecnológicas e políticas, presentes na sociedade humana e no meio ambiente no qual se insere.
	
	que envolvam a gestão ambiental, em geral, para o pleno reconhecimento da importâncias das empresas que visam lucro independente da degradação ambiental.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603632595)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
		
	
	melhoria tecnológica
	
	melhoria da qualidade de vida
	 
	desenvolvimento econômico
	 
	crescimento populacional
	
	desenvolvimento científico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603635001)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como Rio-92, produziu o documento oficial chamado?
		
	
	Eco 92
	
	Declaração de Tbilisi
	 
	Agenda 21
	 
	Cúpula da Terra
	
	Carta Ambientalista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604010035)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Complete a frase. Nos últimos anos, o conceito de gestão vem sendo utilizado para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas:
		
	
	De Educação Ambiental nas escolas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	De ação das OSCIPs para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	Sociais das empresas privadas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	 
	De ação ambiental das escolas publicas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	 
	De ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603625949)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns autores afirmam que o movimento ambientalista nasceu na década de 60. No início dos anos 90, verificou-se um acentuado desenvolvimento do pensamento ambientalista no mundo. No Rio de Janeiro ocorreu um grandioso evento que fortaleceu este pensamento global denominado: (adaptada de pref. Porto Velho/RO ¿ 2009)
		
	
	Conferência nacional de educação ambiental.
	
	Declaração do movimento ambiental;
	
	Conferência dos povos;
	 
	Eco 92;
	
	Encontro nacional de ambientalistas;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603625996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. ¿Entendem-se por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade¿. Em relação aos objetivos fundamentais da Educação Ambiental (Lei Federal Nº 9.795/99), destaca-se: (com adaptações - UnB / CESPE ¿ IEMA / ES) I - Fortalecer a cidadania, a autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. II - Promover o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. III - Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania. IV - Estabelecer limites na divulgação das informações ambientais, definindo rigorosamente os canais e os meios usados para esses fins. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	se apenas IV estiver correta.
	
	se apenas II, III e IV estiverem corretas.
	 
	se apenas I, II e III estiverem corretas.
	
	se I, II, III e IV estiverem corretas.
	
	se apenas I e IV estiverem corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603966181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir ___________________ como o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades pessoais sem o comprometimento das necessidades das gerações futuras. Isso é o saber usar para nunca faltar.
 Qual alternativa completa a frase de forma correta?
		
	
	o consumo desenvolvimentista
	
	o consumo real
	
	o consumo natural
	 
	o consumo sustentávelo consumo justo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes