Buscar

Trabalho redes de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Na primeira aula abordamos a definição de Redes de Computadores, agora descreve a definição para uma Arquitetura de Redes de Computadores.
	
	Arquitetura de redes é a divisão da execução de tarefas de comunicação entre aparelhos de uma mesma rede. Definindo para cada camada uma função diferente.
Quais os objetivos básicos ao se definir uma Arquitetura de Redes de Computadores? 
 -Auxiliar no domínio da complexidade, ajuda a dividir responsabilidades tornando mais fácil o entendimento e minimizando a complexidade.
 - Isolar Funcionalidades - cada camada se preocupa com uma função.
 - Melhorar eficiência e a facilidade de atualizações e manutenções.
 - "Esconder" como os serviços são implementados.
 - Torna camadas independentes, fazendo com que quem desenvolve em uma camada não tenha de se preocupar com as demais.
Um exemplo de Arquitetura de Rede é o Modelo OSI (Open System Interconnection Reference Model) definido pela ISO. Qual a definição deste modelo e quantas camadas compõe o Modelo OSI ? Descreva o nome de cada camada.
	Sem um modelo de arquitetura as empresas desenvolviam seus produtos com suas configurações fechadas, fazendo com que os equipamentos não se comunicassem. Esse modelo foi lançado para resolver esses problemas, contendo uma padronização das redes e de seus processos. Possui sete camadas que representam o caminho a ser percorridos pelos dados:
- Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação, Aplicação.
Como pode ser a troca de informações entre as camadas de uma arquitetura de rede de computadores ?
	As camadas trocam informações de forma física apenas com suas camadas inferiores, e trocam informações virtuais apenas com suas respectivas camadas no sistema de origem e destino
Um protocolo pode ser usado para descrever relações diplomáticas. Explique o que é um “protocolo” no contexto de redes de computadores e como ele diferencia de um “serviço”, visto que ambos são componentes das camadas.
	Protocolo são regras no qual definem a maneira como os computadores podem se comunicar, ou seja é uma padronização. Serviço é um conjunto de operações que foram implementadas seguindo um protocolo através de uma interface. Serviço é a tarefa e protocolo é como a tarefa pode ser executada.
Cite um exemplo de arquitetura dependente de software e hardware (totalmente proprietária).
	SNA - Systems Network Architecture
Qual a diferença entre o RM-OSI e o TCP/IP ?
	Modelo TCP/IP é mais simples e possui convencionalmente apenas 4 camadas:Acesso a rede, Rede, Transporte, Aplicação. A camada de Aplicação do TCP representa as camadas sessão, 
apresentação e aplicação do modelo ISO, assim como a camada Acesso a rede combina as camadas Física e Enlace da OSI. A internet se desenvolveu sobre os protocolos TCP/IP.
Descreva as funcionalidades da Camada de Transporte com referencia ao modelo RM-OSI.
	Fornece um serviço de transporte confiável de dados, transparente para as camadas superiores, garante a entrega dos dados sem erros, sem perdas, na ordem correta e sem duplicação. Divide informações em pacotes pequenos, tornando eficiente a transmissão de dados. Utiliza os procolos TCP e UDP.
Quais as 5 camadas do modelo TCP/IP utilizado na Internet ? Cite uma tarefa que realizada por cada camada.
	FÍSICO - descreve as características físicas da comunicação tais como a natureza do meio usado para a comunicação (cobre, fibra-óptica ou links de rádio) e todos os detalhes relacionados com os sinais (modulações, comprimentos de onda, níveis de sinal, sincronizações, distâncias máximas, etc).
CAMADA IP ou INTERNET - esta camada é responsável pelo endereçamento, roteamento e controlo de envio e recepção dos dados. A comunicação é realizada por datagramas.
ACESSO À REDE - Esta camada tem como principal função a adaptação do Modelo TCP/IP aos diversos tipos de redes (X.25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, PPP e SLIP).
TRANSPORTE - é responsável pelas funções de transporte nas quais se incluem os mecanismos necessários que garantem a entrega sequencial de dados, sem erros e sem falhas.
APLICAÇÃO - Esta camada é formada por um vasto conjunto de protocolos os quais permitem o correto funcionamento dos diversos Serviços/Aplicações do modelo TCP/IP.
Qual camada é implementada em um roteador ?
	 O roteador atua na Camada 3 - Rede do Modelo de Referência OSI, efetuando o roteamento IP com base no endereço IP de destino e máscara da rede de destino. 
O roteador também pode servir de gateway para redes com diferentes protocolos de comunicação atuando nas camadas 2 e 3. 
Em qual camada é implementado um servidor Web ?
	Na camada de transporte.
A informação (pacote) recebe uma nomenclatura conforme a camada que esta sendo processada. Cite esta nomenclatura em cada camada.
Camada de aplicação (FTP, SMTP, TELNET, HTTP, HTTPS, etc)
Camada de transporte (TCP, UDP, etc)
Camada de rede (IP)
Camada física (Ethernet, etc)

Outros materiais

Outros materiais