Buscar

Gabarito AP1 Economia Brasileira Contemporânea 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2015/1º (março de 2015)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
ALUNO: MATRÍCULA:
	
Questão 1 ( 3,0 pontos):
Explique como o Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo enfrentou as manifestações políticas proporcionadas pelas inúmeras greves do ano de 1979.
O Presidente Figueiredo enfrentou seguindo o compromisso político assumido, ou seja, dentro da lógica do compromisso político de construção do processo de abertura política lenta, gradual e segura. Nesta lógica é que se insere a Lei da Anistia (Lei nº 6.683) e a lei que acabou com o bipartidarismo (Lei nº. 6.767).
Questão 2 (3,0 pontos):
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) Ao longo da década de 1950 teve início a segunda fase do processo de industrialização, com a produção de bens de consumo não-duráveis que se estendeu até o período do milagre brasileiro.
2.2. ( V ) A proposta contida no II PND era a de completar o processo de industrialização, via substituição de importações, com a terceira fase dedicada à produção interna de bens de produção que o país ainda importava.
2.3. ( V ) Apesara da crise que impactou o milagre econômico brasileiro, com a política econômica contida no II PND, o Presidente Geisel desejava que durante seu mandato o Brasil continuasse a crescer expressivamente. 
Questão 3 (4,0 pontos):
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
3.1. (V ) A política econômica de 1979 (Presidente Figueiredo) privilegiou o combate à inflação a partir do diagnóstico de que se tratava de uma inflação de demanda.
3.2. (V ) O desenvolvimento agrícola, uma outra meta da política econômica de 1979, gerou a expectativa de que se pudesse aumentar as exportações e diminuir as importações, contribuindo para melhorar os saldos da balança comercial e para equilibrar o balanço de pagamentos.
3.3. (V ) Para promover esse desenvolvimento agrícola o governo lançou o chamado “pacote agrícola”, com um conjunto de medidas de estímulo para os produtores rurais.
3.4. (F ) Os efeitos positivos das medidas de estímulo aos produtores rurais e os três anos consecutivos de excelentes condições climáticas contribuíram para o desenvolvimento agrícola esperado.
ATENÇÃO: Suas respostas para essas questões têm que estar necessariamente na “Folha de Resposta” e claramente identificadas pela numeração. Sob nenhuma hipótese respostas nessa folha de perguntas serão consideradas. 
	
Orientações para a prova:
Leia atentamente cada uma das questões e responda apenas o que lhe foi perguntado. 
Responda de forma ordenada seguindo a ordem da formulação de cada questão.
Só serão aceitas respostas feitas com caneta esferográfica azul ou preta.
Só serão aceitas respostas que estejam na folha de resposta.
O valor de cada questão está indicado na própria questão.
Boa Prova!!!

Outros materiais