Buscar

RESUMO DE BIOFISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE BIOFISICA
Membrana plasmática:
Caraterísticas: Ela separa o meio intra do extracelular, devido a sua permeabilidade seletiva é responsável pelo controle de penetração e saída de subst. Na célula. agindo assim como uma forma de proteção .Ela possui proteínas receptoras de superfície que fazem o reconhecimento de outras células e de moléculas(Glicocalice).Através das membranas as células ligam-se uma a outra. Elas mantem comunicação entre elas.
Camada fósfolipidica: as MP são anfipáticas, ou seja, apresentam características hidrofílicas (solúvel em agua) e hidrofóbicas (lipossolúveis). As MP são trilaminares em que entre duas camadas hidrofílicas está uma maior hidrofóbica. Ela constitui um mosaico fluido(se movimenta)
Proteínas receptores: As integrais ou intrínsecas: estão associadas aos lipídios, e por isso estão situadas na região superficial. As Periféricas ou extrínsecas: estão nas regiões internas. Algumas moléculas de proteínas atravessam toda a camada fosfolipidica por isso é chamada de proteína transmembrana 
Transportes:
Osmose: Assim é chamado o movimento da água através das membranas celulares Então, a água se movimenta do meio de menor concentração molecular de solutos, para aquele de maior concentração. O movimento da água, segundo a diferença dessa concentração, visa equilibrar os meios e manter a homeostase, a osmose é uma espécie de transporte passivo, sem gasto energético
Transporte ativo: Consiste no movimento/deslocamento de moléculas de um meio de menor concentração para um meio de maior concentração destas moléculas: exige consumo de energia (ATP, absorção de luz, reação de oxidação,fluxo de outro soluto a favor do gradiente de concentração) para que uma molécula ou íon, seja transportada. Esse transporte possui dois tipos:
T. ativo primário: necessita de uma proteína carreadora, a qual consegue fracionar uma molécula de trifosfato de adenosina (ATP) para gerar energia e deslocar a molécula. Um dos transportes mais comuns no corpo humano que usa esse transporte é a bomba de sódio-potássio (Na+/K+-ATPase). 
Bombas de sódio e potássio: o sódio intracelular passa para o meio extracelular por um processo que a gasto energético, simultaneamente íons de potássio passam do meio extra para o intra celular. Isso ocorre na proporção de 3:2. A corrente gerada pela bomba ajuda a formar o potencial transmembrana,evita o edema celular: ao deslocar o sódio do LIC para o LEC há menor atração de água para o meio intracelular, garantea eletroneutralidade: com a entrada de apenas duas moléculas de potássio em relação à saída de três moléculas de sódio, há menor estoque de cargas positivas no LIC, garantindo a negatividade deste meio em relação ao LEC. Garante a diferença iônica/molecular: com o redirecionamento do sódio para o LEC e do potássio para o LIC, há manutenção da diferença molecular entre os meios
 Classe de ATPases : 
Classe P: para cátions
Classe F e V: para prótons 
Superfamília ABC: transporte de fosfolipideos, colesterol e moléculas pequenas.
T. ativo secundário: neste a energia produzida primariamente, é armazenada para produzir um transporte secundário, sem que seja necessária a atividade da enzima ATPase, ou seja, a energia é derivada do armazenamento energético vindo da atividade do transporte ativo primário. Portanto. Há dois tipos deste transporte:
Simporte ou co-transporte: a medida que uma molécula entra na célula por sua proteína carreadora, movendo-se de um meio de maior concentração para o de menor concentração, essa sua tendência de difusão tende a arrastar outra molécula consigo. É o caso do sódio quando se difundo do LEC para o LIC. Ao se difundir permite que a proteína carreadora obtenha energia adicional para permitir a entrada simultânea da glicose e de aminoácidos
Antiporte ou contra transporte neste os íons/moléculas se movimentam em sentidos opostos. Da mesma maneira como descrito para o co-transporte para a obtenção de energia, neste a molécula a ser transportada movimenta-se em sentido oposto àquela que se difunde passivamente. Então, quando o sódio se difunde do LEC para o LIC, permite que a proteína carreadora armazene energia para favorecer a saída de algumas outras moléculas, como o cálcio e o hidrogênio
Transporte passivo: soluto sai do meio mais para o menos concentrado. Sem gasto de ATP. Ou seja a favor do gradiente de concentração. Busca atingir o equilibrio
Difusão: processo espontâneo de transporte de massa em um sistema físico ou químico, por efeito de gradiente de concentração ou eletroquímico. Sua velocidade depende do numero de partículas, temperatura, massa molecular, solubilidade de lipídeos. O fluxo resultante é proporcional a constante de permeabilidade da MP e ao gradiente de concentração. A difusão consiste no movimento dos solutos do meio de maior para o de menor concentração desse mesmo soluto. quanto maior o número de partículas em um dado compartimento, maior será o movimento e a velocidade do transporte. Quanto maior a lipossolubilidade de uma partícula, maior e mais fácil será a difusão desta partícula pela membrana lipídica; como exemplo: oxigênio, nitrogênio e gás carbônico:. Há dois tipos de difusão:
Difusão simples: muitos canais protéicos na membrana celular são altamente seletivos, como são os canais de sódio e potássio. Os canais tornam-se específicos segundo o diâmetro, o formato e a predominância de carga elétrica
 Difusão facilitada: a proteína carreadora possui em seu interior um receptor específico. Quando certa partícula penetra nesta proteína carreadora, ela se fixa ao receptor. Em seguida, a proteína carreadora sofrerá alteração conformacional, fechando um lado e abrindo o outro. Como o poder de fixação desse receptor é fraco, a partícula aderida é facilmente liberada e depositada no interior ou no exterior da célula, dependendo de qual face é aberta. Um exemplo de molécula que usa esse transporte é a glicose e os aminoácidos. Com a ação da insulina, a velocidade/capacidade desse transporte aumenta em 10 a 20 vezes:
a) proteínas de canal: possuem espaços aquosos por toda a espessura da bicamada lipídica, permitindo o movimento livre da água e de alguns íons ou moléculas selecionadas.
b) proteínas transportadoras ou carreadoras: são proteínas na bicamada que permitem a união com moléculas ou íons que transportarão e, na sequência, alterações na sua formação permitem a movimentação da molécula ou íon a ser transportado.
Importância dos sistemas de transporte: os sistemas de transporte são responsáveis pela manutenção do volume celular, da composição iônica, do pH do meio interno; pela captação de nutriente importantes biologicamente , alem de eliminar produtos de atividades metabólicas e por gerar gradientes iônicos essenciais das células excitáveis.
Compartimentos fluidos do organismo: o liquido ocupa vários locais vários locais do corpo(compartimentos) e podemos dividi-los em dois grandes grupos:
LIC: liquido intracelular, representa 80% do ATC, os constituintes que determinam as concentrações do LIC provêm do LEC (plasma e após interstício).
LEC: liquido extracelular, sendo os 20% restante recebe três subdivisões: liquido intersticial(banha as células), água plasmática u plasma sanguineo(no sangue) e liquido trancelular(líquidos que preenche cavidades do corpo). Esse líquido está em constante movimento e mistura (entre sangue e interstício), objetivando o equilíbrio funcional celular. É neste líquido que todos os nutrientes indispensáveis às células estão submersas, motivo pelo qual é designado de meio interno. Sem sua existência as células não sobreviveriam. Sendo assim, a composição do plasma e do líquido intersticial, graças às constantes misturas, são praticamente iguais.
ATC: água total corporal,é dada pela soma do LIC e do LEC, correnspondendo a 60% do peso total do individuo.
Suprimento de H2O e Excreção de H2O: a ingestão e a excreção de água é feita na mesma proporção, quanto a excreção pode ser por via sensível( trato digestório, urina e transpiração) ouinsensível ( sistema respiratório e evaporação pela pele).
Trocas líquidas entre plasma e interstício:a nutrição das células e a remoção dos produtos do metabolismo celular somente são possíveis devido à existência de uma circulação capilar. Ela permite uma rápida troca de nutrientes entre a circulação e as células através do líquido intersticial. O transporte dos nutrientes e catabólitos pelo sangue depende da adequação da função circulatória e do volume líquido circulante. Portanto, manter o volume plasmático é essencial
Principais moléculas do plasma: Na+ e K+ = volume celular, Ca+ =sinalização p/ contração muscular, HCO3= sistema tampão, Cl- = eletroneutralidade pro sodio, Mg+co-fator enzimatico, Proteinas aula cations de potássio.
Osmolaridade : avalia a concentração de uma solução em relão ao meio interno. Hiperosmolar > que 290 osm. Isomolar= 290 osm e hiposmolar < que 290 osm. Formula: M(osmolariade)x K(contante= 2 para moléculas ionizáveis e 1 para não ionizáveis)
Tonicidade: avalia a permeabilidade de uma membrana em relação a uma solução: hipertônica : reduz o volume da célula, Isotônica = não altera o volume celular e hipotônica, aumenta o volume da célula , podendo levar a lise.
Regulação do volume celular: No controle do volume da água corporal os rins e o hipotálamo têm papeis relevantes, e deverá existir uma perfeita integração entre eles para que o resultado final represente o equilíbrio dinâmico esperado. A regulação homeostática garantida pelo trato gastrointestinal, pelos rins e pelo cérebro mantém constante o conteúdo total de água de maneira que a quantidade ingerida seja aproximadamente equivalente à quantidade perdida.  O organismo não possui um dispositivo para armazenamento de água; portanto, a quantidade perdida a cada 24h deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo.
Fluxo osmótico: é diretamente proporcional a osmolaridade das solução no meio intra e extracelular. A produção ineficiente pode afetar este fluxo uma vez que afetará a bomba de sódio e potássio, como sabemos o sódio atrai água o que levar a um edema.
EDEMA: causado pela diminuição metabólica celular, ocasionando a menor produção de ATP , o que afetara a bom de Na+ e K=, aumentando a concentração de sódio no meio intracelular levando fluxo resultante de água para LIC.
Osmolaridade plasmática: é dada pela formula 2(Na) plasmático + glicemia/18+ ureia/ 6 ; normamente a glicemia e a ureia só são levadas em consideração de tiverem alteradas. O sódio contribui para a osmolaridade plasmática, mas não na parede capilar; proteínas são as principais determinantes da pressão oncótica.
Ingestão de água e osmolaridade: a ingestão de água aumenta o volume extracelular e diminui sua osmolaridade, o resultado disso é o aumento do fluxo resultante de H2O para o LIC para reestabelecer o equilíbrio osmótico. 
Perda de água ou ingestão de Na+ e osmolaridade : teremos a reação contraria da ingestão, a perda de água causa a diminuição do volume extracelular e aumento de sua osmolaridade, o fluxo resultante de água então é em direção ao LEC, para reestabelecer o equilíbrio osmótico.

Outros materiais