Buscar

Atividade Prática Nt 94 12 2016

Prévia do material em texto

Questão 1/15 - Gestão de Pessoas
Atualmente, as organizações estão enfrentando ambientes dinâmicos, que têm provocado alterações radicais quanto às estratégias adotadas e os modelos de gestão. Pode até parecer redundante, mas o único diferencial competitivo nas organizações decorre do fator humano, ou seja, são as pessoas que conseguem criar valor aos produtos e serviços. Essa nova era na gestão das pessoas é chamada de ____________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
	
	A
	Era das pessoas.
	
	B
	Era da competitividade.
	
	C
	Era das competências.
	
	D
	Era da qualidade.
Questão 2/15 - Gestão de Pessoas
De acordo com Rothmann e Cooper (2009) citados por Knapik (2011), as habilidades de comunicação devem ser desenvolvidas, pois as pessoas não nascem com essas habilidades interpessoais,  tampouco elas aparecem automaticamente quando necessitamos. Os autores destacam seis habilidades, sendo elas: escuta ativa, comunicação oral, comunicação não verbal, comunicação escrita, comunicação positiva e capacidade de resposta. Analise o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que apresenta a qual habilidade ele se refere: “É a comunicação por meio dos olhos, dos gestos, das expressões faciais, etc. Tem impactos significativos sobre o comportamento dentro das organizações, é subjetiva, depende de questões culturais e pode ser mal interpretada.”
	
	A
	Comunicação escrita.
	
	B
	Comunicação positiva.
	
	C
	Capacidade de resposta.
	
	D
	Comunicação não verbal.
Questão 3/15 - Gestão de Pessoas
A área de Gestão de Pessoas se tornou estratégica, pois auxilia nos desafios mais relevantes da organização e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais. Para a efetivação dessa postura estratégica da gestão de pessoas, é imprescindível que os gestores envolvidos compreendam alguns aspectos importantes para a nova gestão de pessoas. Abaixo estão descritos alguns desses aspectos que os gestores devem utilizar para embasar as suas ações.
Analise as proposições e considere as afirmativas corretas:
 
I.   As pessoas devem ser entendidas como seres humanos que possuem personalidade própria.
II.  As pessoas devem ser compreendidas como agentes passivos, inertes e estáticos.
III. As pessoas são parceiras da organização.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4/15 - Gestão de Pessoas
Deve proporcionar um ambiente de trabalho favorável, produtivo, saudável e seguro, minimizando o desgaste físico e emocional que resulta em doenças ocupacionais e estresse. É definido como um estudo multidisciplinar que avalia o indivíduo nas especialidades inerentes a cada tarefa que realiza na condição de trabalhador.
O conceito acima se refere a que assunto. Assinale a alternativa correta de acordo com essa definição.
	
	A
	Cultura e Clima
	
	B
	Ergonomia
	
	C
	Pesquisa motivacional
	
	D
	Avaliação de desempenho
Questão 5/15 - Gestão de Pessoas
Ambiente é tudo que envolve uma organização, é o universo vasto e complexo, ou seja, consiste em todas as partes interessadas na organização.
Considerando as alternativas abaixo assinale qual a definição para o termo Stakeholders.
	
	A
	Acionistas governo e fornecedores.
	
	B
	Empresas do mesmo segmento, porém multinacionais.
	
	C
	Concorrentes prestadores de serviço, clientes, governo, fornecedores, investidores, sindicatos.
	
	D
	Comunidade em que a organização está inserida, ou seja, o que está ao redor da empresa.
Questão 6/15 - Gestão de Pessoas
A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow vem sendo divulgada como estrutura conceitual para o estudo da motivação humana. Essas necessidades são representadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento do homem. Na base da pirâmide, encontram-se as necessidades primárias e, na parte superior, as necessidades secundárias, que são mais elaboradas e intelectualizadas. Essas necessidades, descritas por Maslow, são as seguintes: autorrealização, estima, sociais, segurança e fisiológicas. Analise o parágrafo a seguir e responda a qual das necessidades de Maslow ele se refere. “Constituem o segundo nível na hierarquia e referem-se a uma série de comportamentos que levam a pessoa a proteger-se dos perigos reais ou imaginários, a buscar estabilidade e segurança. No trabalho, tais necessidades refletem-se na preocupação com benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano de previdência privada, indenizações, etc.”
	
	A
	Autorrealização.
	
	B
	Estima.
	
	C
	Social.
	
	D
	Segurança.
Questão 7/15 - Gestão de Pessoas
O termo Gestão de Pessoas pode ser dividido em três períodos históricos: Departamento Pessoal, Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
Com base nas informações da rota de aprendizagem e também do livro base da disciplina, marque abaixo a sistemática do termo Departamento Pessoal.
	
	A
	Cabia ao departamento fazer uma gestão burocrática, com foco no controle e punição, sendo visto como um órgão fiscalizador.
	
	B
	Cabe a este setor preocupar-se com a motivação e com o desenvolvimento dos colaboradores.
	
	C
	Este setor desenvolve funções operacionais e táticas voltadas ao crescimento e desenvolvimento dos profissionais.
	
	D
	Gestão focada no gerenciamento com e para as pessoas, considerando os colaboradores como talentos dotados de capacidades, habilidades e intenção de levar as empresas ao sucesso.
Questão 8/15 - Gestão de Pessoas
Os modelos de gestão que valorizam seus talentos humanos e veem nas pessoas seu principal investimento e fonte de recursos e resultados estão ganhando espaço nas empresas que querem competir entre as melhores. Para as organizações que pensam dessa forma, a gestão do clima interno deve ser a fonte de preocupação. O clima e a cultura de uma empresa tem forte impacto no contexto ambiental, principalmente na imagem que a instituição passa ao meio em que está inserida.
Considerando as opções abaixo, assinale a alternativa correta para a definição do tema Clima Organizacional.
	
	A
	Clima organizacional consiste no momento e situação econômica da empresa.
	
	B
	Clima organizacional é o ambiente psicológico que existe em um departamento ou empresa, é aquela condição interna percebida pelas pessoas e que influencia os comportamentos delas.
	
	C
	Clima organizacional consiste no estado de espírito da pessoa, de como ela se sente desenvolvendo suas atividades.
	
	D
	Clima organizacional é a maneira como a empresa trata seus clientes, fornecedores e concorrentes, funcionários não entram e não interferem nesse processo.
Questão 9/15 - Gestão de Pessoas
Na prática são poucas empresas que efetivamente conseguem atuar na nova realidade da gestão de pessoas. O profissional de recursos humanos deve prover a organização de meios para assegurar a _________________________ do negócio ao longo do tempo de forma que sejam  _____________________ e ____________________________ os recursos humanos necessários em termos de _______________________, ________________________, habilidades e também o número de pessoas para que a organização não sofra déficit de mão de obra.
	
	A
	Sustentabilidade, previstos, antecipados, competências, conhecimentos, habilidades.
	
	B
	Eficácia, antecipados, competências, conhecimentos, previstos, habilidades.
	
	C
	Durabilidade, habilidades, eficácia, conhecimentos, sustentabilidade, previstos.
	
	D
	Permanência, previstos, antecipados, competências, conhecimentos, habilidades.
Questão 10/15 - Gestão de Pessoas
É a comunicação franca e aberta de opiniões e sentimentos, com um tom moderado, de maneira adequada, que evita constrangimento, mas por meio da qual diz o que deve ser dito. É dizer “sim” quando quer dizer “sim”e “não” quando se quer dizer “não”; falar dos próprios sentimentos sem monopolizar e também expressar elogios sinceros. É uma resposta verbal sobre sentimentos e opiniões que respeite o ouvinte. Analisando o parágrafo anterior, responda a qual tipo de COMUNICAÇÃO ele se refere.
	
	A
	Comunicação assertiva.
	
	B
	Comunicação oral.
	
	C
	Comunicação escrita.
	
	D
	Comunicação verbal.
Questão 11/15 - Gestão de Pessoas
Existem diversos métodos para realizar a avaliação do desempenho humano nas organizações, cada um deles com suas vantagens e desvantagens e com o seu grau de complexidade.
Leia a definição abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente o método apresentado:
“O método consiste no registro, pelo avaliador, do chamado comportamento crítico do avaliado. Assim, toda vez que o colaborador realiza um trabalho tido como realmente de excepcional, ou, ao contrário, executa um determinado serviço de forma acentuadamente negativa, tal comportamento é registrado em ficha específica de Avaliação de Desempenho do colaborador”.
	
	A
	Método das Escalas Gráficas
	
	B
	Método da Avaliação por Resultados
	
	C
	Método da Escolha Forçada
	
	D
	Método dos Incidentes Críticos
Questão 12/15 - Gestão de Pessoas
A avaliação de desempenho permite que as organizações e seus gestores conheçam melhor as potencialidades do seu pessoal. Assim, os gestores utilizam o resultado da avaliação de desempenho para tomar decisões de recursos humanos.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta decisões de recursos humanos que podem ser embasadas pelo resultado da avaliação de desempenho.
	
	A
	Aumentos salariais, promoções, transferência e demissões.
	
	B
	Contratação, treinamento e advertências
	
	C
	Aumentos salariais, afastamentos e licenças.
	
	D
	Demissão por justa causa, advertências e suspensões.
Questão 13/15 - Gestão de Pessoas
A avaliação de desempenho terá o objetivo de identificar potenciais, desenvolver equipes, melhorar relacionamentos e alinhar expectativas para o alcance de resultados. Sobre as finalidades da avaliação de desempenho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e assinale a opção correta.
(   ) Estabelecer o desempenho e os resultados esperados das pessoas;
(   ) Melhorar e incentivar a comunicação;
(   ) Ajudar no processo de levantamento de necessidades de treinamento;
(   ) Favorecer um clima de confiança e motivação.
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, V
Questão 14/15 - Gestão de Pessoas
Qualquer sistema de avaliação influencia o comportamento das pessoas e a avaliação de desempenho influencia o comportamento dos trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o principal objetivo da avaliação de desempenho:
	
	A
	Sustentar decisões de demissão.
	
	B
	Oferecer ao avaliado um feedback sobre o seu trabalho.
	
	C
	Melhorar o clima organizacional.
	
	D
	Promover gratificações.
Questão 15/15 - Gestão de Pessoas
A saúde ocupacional relaciona-se com a prevenção de doenças adquiridas no trabalho e tem amparo na Portaria n° 24, de 29 de dezembro de 1994 (Brasil, 1994), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da qual foi instituído o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
De acordo com a definição acima assinale a alternativa correta.
I.   Pré-admissional: antes do ingresso do funcionário na empresa.
II.  Periódico: realizado sistematicamente para monitorar a saúde do trabalhador.
III) Retorno ao trabalho: nos casos de afastamento superior a 30 dias.
IV.  Mudança efetiva de função: antes da transferência.
V.   Demissional: nos 15 dias que antecedem o desligamento do funcionário.
	
	A
	Apenas a alternativa I.
	
	B
	As alternativas I, II, IV e V.
	
	C
	As alternativas II, III, IV e V.
	
	D
	Todas as alternativas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes