Buscar

avaliando de neuro 11

Prévia do material em texto

Uma das complicações que podem ocorrer a pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a hemiplegia espástica. De acordo com os princípios fisioterápicos, deve-se inibir padrões patológicos e estimular padrões normais. São padrões patológicos do AVE:
extensão de membro superior e inferior e dorsiflexão de tornozelo.
flexão de membro superior, extensão de membro inferior e dorsiflexão de tornozelo.
extensão de membro superior, flexão de membro inferior e dorsiflexão de tornozelo.
flexão de membro superior, extensão de membro inferior e flexão plantar de tornozelo.
flexão de membro superior e inferior e flexão plantar de tornozelo.
Aponte a alternativa que contenha as bases corretas para a definição da Esclerose Múltipla.
Doença Crônica Desmielinizante Progressiva do SNP
Doença Crônica Desmielinizante Degenerativa Progressiva do SNC
Doença Aguda Axonal Não Progressiva do SNC
Doença Aguda Desmielinizante Progressiva do SNC
Doença Crônica Desmielinizante Progressiva do SNC
(ENADE 2007) Os nervos cranianos contêm fibras sensitivas e/ou motoras que emergem através de forames ou fissuras situadas no crânio. São em número de 12 pares, identificados de I a XII. O Nervo Facial (NC VII) possui importante função motora e sensitiva da face, assim como participa na inervação parassimpática. Entre outros sinais, uma lesão periférica próxima à origem desse nervo fará com que o paciente apresente quadro clínico de:
Paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado contralateral da lesão, acompanhada de ptose e pupila dilatada.
Paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado ipsilateral da lesão e perda do paladar nos dois terços anteriores da língua.
Paralisia dos músculos faciais da parte superior do lado homolateral da lesão, acompanhada de perda da constrição pupilar e defeitos no campo visual.
Paralisia motora dos músculos faciais da parte inferior do lado ipsilateral da lesão e incapacidade de olhar para baixo quando o olho é aduzido.
Paralisia motora dos músculos faciais da parte superior do lado contralateral da lesão e perda da
Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir e indique a seqüência correta. ( ) Podemos destacar como fatores causais da Paralisia Facial: diabetes, traumatismo craniano, infecção viral, herpes zoster. ( ) O sinal de BELL é positivo quando o paciente somente consegue fechar o olho do lado sadio. ( ) A facilitação neuromuscular proprioceptiva é fundamental no tratamento da paralisia facial.
V, F, V
F, F, F 
F, F, V
F, V, F
V, F, F
A maioria dos pacientes com doença de Parkinson é idoso e mostra os efeitos do descondicionamento músculo-esquelético generalizado. Quanto maior for o comprometimento cinético-funcional, maior será a inatividade e a falta de condicionamento. Sobre estes efeitos, podemos afirmar que:
a rigidez e a falta de movimento a qualquer segmento corporal causará graves contraturas e deformidades
a disfonia e a diminuição do volume da fala são causadas pela rigidez da musculatura da fala, como também pela diminuição da excursão torácica.
ocorrem alterações respiratórias, resultantes da rigidez dos intercostais e das posições de flexão e flexo-adução do tronco e dos membros superiores.
ocorrem alterações nutricionais, devido a problemas para comer, mastigar e engolir; ocorre fadiga e exaustão e se agrava a osteoporose por causa da idade e da inatividade.
ESTÃO OCRRETAS:
3 e 4 apenas
1 e 3 apenas
1 e 2 apenas
1, 2, 3 e 4
1, 2 e 3 apenas
Na hemiparesia, decorrente por exemplo de um acidente vascular cerebral, algumas deficiências são comuns. O que compromete o desempenho de tarefas. Em relação às tais deficiências e sua abordagem, marque a opção correta: (UMPHRED, 2004)
Durante a realização de um movimento, pode ocorrer a seleção muscular inadequada. Músculos fracos podem substituir músculos fortes.
É comum o aumento do tônus do paciente quando a tensão num músculo biarticular é diminuída.
Quando ocorre produção excessiva de força, a extremidade parece rígida. Não se deve focar na inibição da ativação muscular, mas sim na reeducação do controle de tal ativação
É comum a substituição de músculos proximais pelos distais mais fortes. Assim, o movimento começa pela parte proximal ao invés de começar pela distal.
Quando a estabilidade e controle postural são insuficientes, ocasionando respostas inadequadas nas extremidades, o trabalho de inibição de tais padrões prevalece sobre o de estabilidade e controle postural.
Quanto a Doença de Parkinson, nas afirmativas abaixo marque (V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas
( F) Quanto a tabela de classificação da incapacidade (HOEHN-YAHR) com relação a doença de Parkinson, o paciente se encontra no estágio IV quando os reflexos de endireitamento estão comprometidos, assim como a instabilidade no virar ou levantar da cadeira.
(V) Na progressão da doença de Parkinson podemos encontrar alguns pacientes com comprometimentos como a falta de expressão facial, distúrbios na marcha, disfunção cardiopulmonar.
(F) O Parkinson Idiopático, antes chamada de paralisia agitante é considerada por O¿ SULLIVAN (1998), a menos comum
(F) Na fisiopatologia da doença de Parkinson temos disfunção das regiões dos núcleos da base, cerebelo, substância negra e corpo estriado (núcleo caudado e putâmem).
(V) A Doença de Parkinson é uma patologia de progressão lenta, crônica, e idiopática que acomete o SNC, envolvendo os gânglios da base e resultando em alterações: tônus, controle postural, movimentos involuntários.
O TCE classifica-se, de uma maneira global, de acordo com o mecanismo de trauma (fechado ou perfurante), com a gravidade (leve, moderada e grave) e com a lesão morfológica (Fraturas de crânio e lesões intracranianas). É verdadeiro afirmar: I- A concussão cerebral é uma lesão intracraniana e a mais comum alteração difusa da função cerebral encontrada no traumatismo crânio-encefálico; II- Os hematomas intracerebrais ocorrem devido a uma ruptura vascular (venosa ou arterial) dentro do parênquima cerebral, classificado como lesão intracraniana difusa no traumatismo crânio-encefálico; III- No TCE, lesão primária é a lesão cerebral provocada pelo efeito direto do mecanismo de trauma, e a lesão secundária é a extensão do dano neurológico, que não se estabeleceu por completo no momento do evento inicial, mas evoluiu ou surgiu em horas ou dias após a lesão primária; IV- hipotensão, hipóxia, hipercapnia, hipertermia, hipo e hiperglicemia, hiponatremia, distúrbios de coagulação são classificadas como lesões secundárias sistêmicas.
Três afirmativas são verdadeiras
Todas as afirmativas são verdadeiras
A afirmativa II é verdadeira
Apenas uma afirmativa é verdadeira
Todas as afirmativas são falsas
Após um traumatismocranioencefalico, quando o paciente evolui com perda dos movimentos oculares conjugados associados a pupilas dilatadas e não reativas bilateralmente indica lesão grave no:
Capsula Interna
Córtex;
Mesencéfalo
Medula Espinhal
Coroa Radiada
Quanto à avaliação fisioterapêutica de reflexo e sensibilidade, assinale a alternativa correta.
O reflexo patelar é considerado um reflexo superficial.
O reflexo cúbito-pronador é considerado um reflexo superficial.
A sensação de temperatura é considerada sensibilidade profunda.
O reflexo cutâneo plantar em extensão é considerado um reflexo superficial.
O teste cinético-postural faz parte da sensibilidade superficial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes