Buscar

RESUMO DE INVESTIGAÇÃO E REMEDIAÇÃO - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO AV2 DE INVESTIGAÇÃO E REMEDIAÇÃO DOS SOLOS
Sondagem SPT ;
...tambem conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brancas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
Equipamentos utilizados nesse ensaio:
Amostrador
Hastes
Martelo
Torre ou Tripé de Sondagem
Cabeça de Bater
Conjunto de Perfuração
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
A classificação dos solos de cada camada;
O nível do Lençol freático; e
A capacidade de carga do solo em várias profundidades.
SONDAGENS CPT 
O ensaio de penetração do Cone (EPC) ou Cone Penetration Test (CPT), ou ainda - como é internacinalmente conhecido - Deep Sounding, é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistencias existentes no solo ao longo de sua profundidade. O ensaio é realizado com a cravação a uma velocidade constante de 1cm/s de uma haste com o cone. As cargas necessárias para a cravação são registradas como resistencia lateral (haste) e resistencia de ponta (cone).
ENSAIO CPTU
O CPTU (Piezocone Penetration Test) é uma das mais importantes ferramentas de prospecção geotécnica. Sua aplicação é geral, tendência comprovada pela ampliação de seu campo de utilização. Entretanto é mais recomendado nos estudos de depósitos de solos compressíveis e de baixa resistência. A precisão do equipamento possibilita estimativas realistas das propriedades do solo, justamente em condições nas quais outras técnicas de ensaio mostram-se imprecisas. Constitui-se na mais avançada ferramenta de investigação geotécnica disponível nos dias atuais.
ENSAIO DE PALHETA
O ensaio de Palheta (Vane Test) é tradicionalmente empregado na determinação da resistência ao cisalhamento de argilas moles saturadas, submetidas à condição de carregamento não drenado (Su).
O Ensaio
Normatizado pela ABNT NBR 10905/89 – Solo – Ensaios de palheta in situ e ASTM D2573-08 Standard test method for field vane sher test in cohesive soil – o ensaio consiste na cravação estática de palheta de aço, com secção transversal em formato de cruz, de dimensões padronizadas, inserida até a posição desejada para a execução do teste.
A ponteira é cravada, utiliza o sistema duplo de hastes, visa eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e elimina interferências nas medidas de resistência.
Uma vez posicionada, aplica torque à ponteira por meio de unidade de medição, com velocidade de 6 graus / minuto. O torque máximo permite a obtenção do valor de resistência não drenada do terreno, nas condições de solo natural indeformado.
Posteriormente, para obtenção da resistência não-drenada, representativa de uma condição pós-amolgamento da argila, gira-se a palheta rapidamente por 10 voltas consecutivas, obtendo-se a resistência não drenada do terreno nas condições de solo “amolgado”, permitindo avaliar a sensibilidade da estrutura de formação natural do depósito argiloso.
O equipamento utilizado pela Damasco Penna é do tipo “A”, controlado eletronicamente, garantindo resultados e leituras precisas.
Resultados
Através dos ensaios de palheta (Vane Test), podem-se obter os seguintes resultados:
Gráfico de torque em função da rotação;
Resistência não drenada nas condições naturais (Su);
Resistência não drenada nas condições amolgadas;
Sensibilidade da estrutura da argila.
ENSAIO PRESSIOMÉTRICO
Desenvolvido na França na década de 50, os ensaios pressiométricos tipo Ménard (PMT) consistem na inserção em um pré-furo de sonda pressiométrica e deformação radial de membrana por meio de inserção de gás nitrogênio.
As medidas de deformação são através do painel de controle, que mede variações de pressões e volumes ocorridos com a deformação do solo. Tais leituras são realizadas por meio de equipamento computadorizado (Geospad) e software específico (Geovision), projetado para ler automaticamente os dados leituras do ensaio.
É obtida curva de tensão x deformação do solo prospectado, fornecendo as seguintes informações:
Módulo pressiométrico de Ménard
Pressão limite de Ménard;
Pressão residual.
Estes resultados permitem avaliar através de correlações os seguintes parâmetros:
Módulo de elasticidade do solo (E);
Resistência não drenada dos solos argilosos saturados (Su);
Resistência drenada dos solos arenosos (ø);
Capacidade de carga e recalques em fundações rasas e profundas.
O ensaio é normalizado pela ASTM D4719 -Standard Test Method for Prebored Pressuremeter Testing in Soils e Eurocode 7
Biorremediação - Utilização de microorganismos na degradação de contaminantes em solo e água subterrânea. Microorganismos estes que podem ser adicionados ao meio ou estimulados ao crescimento por meio de adição de nutrientes;
- Técnicas in situ
No tratamento in situ o material contaminado é tratado no local, sem se recorrer à sua mobilização e remoção.
- Técnicas ex situ
Envolve sempre a remoção, por escavação (solos) ou bombagem (águas) e respectivo transporte para um centro de tratamento.
Diversas vantagens há no processo de biorremediação:
Biodegrada substâncias perigosas em vez de apenas transferir o contaminante de um meio para o outro;
Baixo custo podendo chegar à 85 % no investimento;
É possível tratamento no local;
Produtos utilizados não apresentam risco ao meio ambiente e não são tóxicos;
Trata resíduos considerados de difícil degradação.
A biorremediação se divide em três importantes categorias:
Fitorremediação: Técnica de biorremediação que recorre ao uso de plantas. Exemplo, na despoluição de um solo contaminado com zinco.
Biorremediação Bacteriana: Processo de biorremediação que recorre ao uso de bactérias. Exemplo, despoluição da água contaminada com nitrato.
Biorremediação Enzimática: Técnica da biorremediação em que são utilizadas as enzimas produzidas por seres vivos para degradarem poluentes. Exemplo, análise de parâmetros físicos e químicos.
Os benefícios, como podemos ver, são inúmeros ante os impactos ambientais gerados principalmente pelos processos de incineração, aterro e lavagem do solo.
Na indústria, os processos se tornam mais limpos, através do uso de plantas de biodegradação que atuam nos compostos mais difíceis.
Na aquicultura, promove a rápida decomposição de materiais como a amônia, nitrito e nitrato.
Nos setores municipais, estabiliza condições através de eliminação de odores e redução de formação de espuma em estações de águas residuais e de tratamento de esgoto.
Nos setores comerciais, previne o entupimento das caixas de gordura e fossas ocasionados por graxas, óleos, gorduras e proteínas fibrosas.
Na agricultura, acelera , estabiliza e desodoriza a compostagem de resíduos animais, lodo de esgoto, polpa de alimentos, etc.
Na residência, acelera a destruição de compostos causadores de odor e outros materiais em sistemas sépticos.

Outros materiais