Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Aula 8

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AULA 8 – POLÍTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA EMPRESA
Objetivo da aula:
1.Definir o que é responsabilidade social empresarial;
2.Definir claramente o que é filantropia;
3. Descrever as diferenças entre responsabilidade social e filantropia;
4. Identificar o que são políticas de responsabilidade social.
A Responsabilidade Social tem dois pilares básicos: preservação do meio ambiente e direitos dos consumidores. Isto porque envolve a sociedade como um todo. Nesta aula, veremos a importância e a formação de uma política social em uma organização.
O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação a todos os públicos com que se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sócias.
O Terceiro Setor é constituído pelas Organizações não governamentais (Ongs), associações voluntárias ou organizações sem fins lucrativos. “Expressa uma alternativa para as desvantagens tanto no mercado, associadas à maximização do lucro, quanto do governo, com sua burocracia inoperante”.
Peter Drucker foi quem melhor identificou o surgimento do novo Terceiro Setor, caracterizando-o como nova esfera econômica, denominada “economia social”.
Assim, a ação de Responsabilidade Social não é individual, mas coletiva. Reflete a ação de uma empresa em prol da cidadania. 
A prática da RSE demonstra uma atitude de respeito à cidadania corporativa; consequentemente, existe uma associação direta entre o exercício da Responsabilidade Social e o exercício empresarial.
A filantropia é assistencialista, procura auxiliar os pobres, os menos favorecidos, os excluídos etc. 
Já a Responsabilidade Social é mais substancial e abrangente, buscando estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva.
Suas ações são extensivas a todos que fazem parte da sociedade: indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos etc.
Ações de Responsabilidade Social exigem periodicidade regular, método, sistematização e, principalmente, gerenciamento efetivo por parte das empresas-cidadãs.
Diferenças entre Responsabilidade Social e Filantropia.

Outros materiais