Buscar

Construção do Projeto de Pesquisa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA
AULA 6 - A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA II: 
A CONSTRUÇÃO DO EMBASAMENTO TEÓRICO, LEVANTAMENTO PRELIMINAR E METODOLOGIA
Objetivos:
1. Listar as atividades que devem ser realizadas para a revisão da literatura;
2. Desenvolver um marco teórico que contextualize o seu objeto de pesquisa;
3. Elaborar o seu embasamento teórico;
4. Definir a metodologia adequada ao seu objeto de pesquisa.
Revisão de Literatura e Embasamento Teórico
Imaginemos um fenômeno da natureza que seja visto, simultaneamente, por pessoas de formação cultural diversa: “uma maçã cai de um galho de uma árvore”.
Para um físico: manifestação da lei da gravidade;
Para um biólogo: a queda da maçã representa o ciclo da vida no Reino vegetal;
Para um advogado: a maçã caiu num terreno contínuo, deve-se arguir de quem é a propriedade do fruto.
Para uma criança: Oba! Fruta! Vou comer a maçã!
Moral da História?
O olhar humano é mediado por experiências diversas diante dos fenômenos. E nesse aspecto, percebemos diferentes olhares sobre o mesmo fenômeno. A revisão da literatura relativa ao problema elaborado nos revela isso.
O pesquisador, ao iniciar uma pesquisa, indaga a si mesmo: quem já escreveu sobre o tema? O que disse? Como disse? Suas indagações decorrem da necessidade de sustentar teoricamente o seu estudo. Para tanto, elege um marco teórico, ou seja, analisa teorias e pesquisas anteriores para selecionar o que será útil como ponto de partida para as suas investigações. O marco teórico fornece uma referência para o problema científico (SAMPIERI; OLLADO; LUCIO, 2006).
Quais vantagens de se buscar um marco teórico? Podemos destacar algumas, tais como: ajuda a prevenir erros cometidos em outros estudos; serve de orientação para a realização do estudo, pois percebendo como os autores trabalham seu problema científico, aperfeiçoamos habilidades; expandimos nossas ideias sobre o objeto da pesquisa; inspira na construção das hipóteses, etc.
O marco teórico é construído a partir de dois momentos importantes na pesquisa: a revisão da literatura e a posterior escolha de uma perspectiva como referência.
Por revisão de literatura entende-se a tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, bem como outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo. Um processo seletivo das referências na nossa área de atuação. É importante ter em mente que se devem selecionar as obras mais importantes e recentes, bem como aquelas que tenham abordado o tema com enfoque similar ao que pretendemos na pesquisa. Assim, o pesquisador deverá apresentar o resultado desta tarefa no seu embasamento teórico ou fundamentação teórica da pesquisa (SAMPIERI; OLLADO; LUCIO, 2006).
É importante mencionar que o termo embasar significa servir de fundamento a ou ser fundamento de; basear(-se), fundar (-se). O ítem embasamento teórico é a parte do projeto de pesquisa em que o pesquisador expressa determinado ponto de vista sobre o problema formulado.
Revisão de literatura: o que já se publicou sobre o tema?
Estudamos que após a escolha do tema e sua delimitação em um problema científico, realiza-se uma pesquisa bibliográfica. Além da bibliografia geral e específica, devem-se buscar outras visões em monografias, dissertações e teses, porque muito se aprende com outros pesquisadores que apresentam produção recente sobre o tema do seu interesse. A literatura inicial é seguida de uma releitura exploratória para um maior aprofundamento nos conteúdos pertinentes ao objeto da pesquisa.
Dessa maneira, o pesquisador poderá apurar o sentido de palavras-chave, definições, a situação histórica do seu objeto de investigação, eventuais classificações etc. Enfim, o conhecimento inicial é substituído por um aprofundamento na literatura disponível que viabilizará a delimitação do conteúdo a ser investigado. Por cautela não deve desviar o olhar do problema proposto e seus objetivos para que a revisão de literatura seja seletiva (SANTOS, 2007).
Importa esclarecer que a revisão de literatura não é um amontoado de informações lidas, nem resumos de autores, mas uma discussão do que foi encontrado e relacionado com o problema da pesquisa. Um processo de análise das informações contidas em documentos que colaboram para a eficácia da pesquisa. Por isso, muitos autores afirmam que a revisão de literatura “objetiva demonstrar o que foi escrito sobre o tema. Consiste na análise e síntese das informações, visando definir as linhas de ação para abordar o assunto ou problema e gerar ideias novas e úteis” (BOAVENTURA, 2009, P. 46).
Após a revisão da literatura, o que deve inserir no embasamento teórico?
No embasamento teórico deve-se inserir o resultado da revisão da literatura realizada pelo estudante e, nesse sentido, inclui a referência aos principais autores e obras pertinentes ao objeto da pesquisa. Dentre os pontos de vista apresentados, deve-se escolher uma linha a partir da qual responderá á sua questão de partida.
Como assim?
O embasamento teórico é uma parte do projeto de pesquisa em que o estudante procede à análise da bibliografia escolhida, observando como os atores têm tratado a questão.
Apresenta a que disciplina ou ramo do conhecimento o seu problema científico está vinculado. Não é apenas uma relação bibliográfica, mas uma revisão crítica das obras elencadas, com vistas a se posicionar, do ponto de vista teórico, sobre o objeto de investigação. É neste ponto que se percebe a maturidade intelectual do estudante frente ao tema selecionado e ao problema formulado.
Desta maneira, o embasamento teórico permite ao estudante posicionar-se ante o objeto de investigação, tornando como referência uma linha de abordagem. E podemos afirmar que:
É fundamental que os aspectos teóricos embasadores de sua perspectiva no tratamento do objeto sejam apontados de uma forma clara e extensiva nesse ponto, para que fique manifesto o seu marco teórico ou o conjunto de referenciais teóricos que irão embasar seu enfoque ou o conjunto dos critérios categorias fundamentais para tratar de seu tema (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, P. 207).
Dica!
Nenhum assunto pode ser abordado numa visão onisciente;
O olhar da ciência é sempre direcionado: parte de um determinado conceito e procura interpretar os fenômenos, `a luz de paradigmas;
Outro pesquisador pode buscar fundamentos teóricos diferentes;
O pesquisador precisa eleger um marco teórico para abordar o seu problema;
A literatura relacionada é a base da procura sobre o que já se publicou sobre o tema.
Vamos conhecer um pequeno roteiro para construção do embasamento teórico?
1. Apresentar a bibliografia sobre o tema que você irá pesquisar, destacando:
A riqueza ou escassez de obras sobre o assunto escolhido;
O caráter polêmico do assunto;
As principais linhas de abordagem sobre o assunto.
2.Apresentar os autores e as obras que compõem cada uma das linhas de abordagem:
Apresentar o autor em um pequeno parágrafo (três linhas no máximo – dizer qual a especialização, ramo de atividade principal)
Resumir sua ideia em dois ou três parágrafos (parafrasear)
Citar uma passagem mais significativa do texto do autor, procurando ilustrar o que falou o autor.
3. Posicionar-se elegendo uma das linhas de abordagem especificadas anteriormente.
Metodologia – como o estudante desenvolverá o trabalho?
Uma vez realizada a revisão de literatura, o passo seguinte consiste em decidir a metodologia a ser adotada para a pesquisa. Nesta parte do projeto de pesquisa devem-se apontar os procedimentos a serem adotados para a resolução do problema proposto.
A metodologia de um trabalho de pesquisa deve ser prevista no projeto. Em linhas gerais, representa o conjunto de meios materiais e humanos empregados pelo investigador para concretizar a pesquisa. Este momento é bastante importante. É por meio dele que as questões de natureza prática relativas à execução do trabalho serão devidamente analisadas. 
Metodologia vem do termo método que significa “a ordem que se deve impor os diferentes processos necessáriospara atingir um certo fim ou resultado desejado”. O método a ser adotado decorre do objeto da pesquisa que exigirá procedimentos para que se alcance os resultados previstos.
Neste sentido, a pesquisa poderá ser exploratória, descritiva, explicativa, estudo de caso, pesquisa de campo, documental, bibliográfica, quantitativa ou qualitativa. Poderá misturar os tipos, pois nada que apresente uma abordagem qualitativa r quantitativa ao mesmo tempo. Vejamos um exemplo de estudo de caso que envolve a dimensão exploratória e descritiva:
A construção de um plano estratégico de marketing para uma empresa de pequeno porte: o caso de recanto do sorvete – Tiago Nemuel custódio.
Resumo: pesquisa objetivou analisar a importância do planejamento estratégico para as organizações, principalmente de pequeno porte, caracterizando o plano de marketing como um elemento fundamental conectado às diretrizes do plano global da empresa. A metodologia utilizada na primeira etapa constituiu-se de caráter exploratório. O modelo desenvolvido por Wetwood foi selecionado pelo autor e adaptado como referencial para confecção do plano de marketing sugerido ao Recanto do Sorvete. A segunda etapa da pesquisa foi de caráter descritivo, apontando a organização como exemplo de estudo de caso. Verificou-se que o plano de marketing é possível de ser implementado, desmisficando o paradigma de que os planos são aplicados somente às organizações de grande porte, pois a pequena empresa também deve crescer baseada na cultura do planejamento.
 
Dicas!
Se minha pesquisa é bibliográfica, o que devo mencionar?
O estudante deve mencionar criteriosamente os tipos de livros e documentos que estudará, para em seguida prever em quais bibliotecas e arquivos pesquisará. Mas só falará dos tipos de livros, não havendo necessidade de relacioná-los um a um.
Posso inserir pesquisa de campo?
Podem ser consideradas como forma complementar ao estudo documental e bibliográfico. A técnica de entrevista só deverá ser realizada quando o assunto da pesquisa estiver amadurecido pelo estudante, para que ele possa extrair do entrevistado o máximo de informações que seu conhecimento permitir.
O que é uma pesquisa empírica? Como difere da pesquisa teórica?
É aquela que se refere à experiência no mundo real. Já a pesquisa teórica se situa no nível conceitual e prescinde de uma experimentação.
Como devo nomear uma pesquisa sobre decisões nos tribunais?
Podemos nomear de pesquisa documental, pois a análise das decisões configura o que se entende por documentos, fontes primárias. 
Após a escolha do tema e definido o problema, a etapa atual envolve a construção do seu embasamento teórico pela revisão da literatura. Realize as leituras necessárias, com caráter exploratório e, em seguida, relacione as principais obras que servem de suporte ao seu objeto de pesquisa. Para começar, investigue e leia a bibliografia da disciplina em que se situa o problema da sua pesquisa. Indique as citações relevantes com as indicações precisas das referências bibliográficas e fontes consultadas. A busca de novas fontes deve ser incessante! Deve-se ir além dos livros que você já identificou como importantes. Traga o resultado da sua revisão de literatura para o seu bloco de notas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes