Buscar

resumo de mc2 da 1° prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os blocos de concreto são classificados de acordo com a função ,alvenaria estrutal,alvenaria de vedação e alvenaria parcialmente estrutural.São de classificados de acordo com a sua resistência e função;
classe A-Resistência Característia 6.O MPa,tem como uso em alvenaria estrutural acima ou abaixo do nível do solo.
classe B-Resistência Característica 4.0 MPa, tem como uso em alvenaria estrutural acima do nível do solo.
classe C-Resistência Característica 3.0 MPa ,com função estrutural acima do nível do solo.
classe D-Resistência Característica 2.0 MPa, sem função estrutural utilizado em alvenaria de vedação acima do nível do solo.
Todas as classes devem ter uma absorção menos de 10%.
Os lotes que contêm 5000 blocos utilizam-se 5 blocos para ensaio de comprensão,para desvio padrão conhecido,caso ao contrário serão 6 blocos.
O lote devem ser formados por blocos com as mesmas características,textura,uniformidade e cor.Verificando se não há nenhuma bloco quebrado, sua resistência deve estar de acordo com o projeto estrutural da obra.Os lotes devem ser armanezados em locais que não sofram ação de chuva e de sol,com etiqueta e organizado por ordem cronológica.As pilares de lotes não devem ultrapassar 2,0 metros de altura.
Empregos de Argamassa;
Argamassa para assentamento de blocos de concretos,pedras e tijolos cerâmicos.
Argamassa para revestimento de paredes e tetos,reboco paulista(argamassa mista,camada única,cimento+cal+areia),emboço(pode ser constituído por uma camada única,caso ele seja a última camada ,servirá como proteção para parede.)
Camadas de revestimento de paredes
Chapisco(espessura de 5mm) tem como função uniformizar a textura da base,e deve possuir uma alta resistência á aderência e uma baixa taxa de absorção. TRAÇO 1:3, cimento e areia média ou grossa,o cimento condiciona a argamassa à resistência e uma baixa absorção,enquanto areia aderência necessária ao chapisco.
Emboço(espessura de 25 a 35 mm) regularização vertical e horizontal da parede.Argmassa para emboço de alvenaria interna,como a parede não está sob efeito de ação de chuva e sol,pode-se utilizar uma quantidade de cal considerável para dar uma maior trabalhibilidade,diminuindo a quantidade de cimento. Argamassa para emboço de alvenaria externa ,como o emboço estará efeito de chuva e sol,necessário diminuir quantidade de cal para menor absorção de água,sugestão de traço 1:2:6,areia média ou grossa e traço 1:4 com 100 kg de cimento.
Reboco camada final que torna a textura mais lisa para recebimento da pintura,utiliza areia com granulometria fina.Sugestão de traço 1:2 com 50 kg de cimento.
Revestimento decorativo monocamada: Depois da cura , a superfície está pronta para receber a pintura.
Observação: Pode-se utilizar o reboco paulista como camada única substituindo o emboço e reboco,constituíndo-se cimetno ,areia e cal. O emboço poderá ser camada única,caso ele seja a última camada terá como função a proteção da parede.
a.	Argamassa para compor a impermeabilização de viga baldrame: 
Materiais: cimento e areia média ou grossa
Justificativa: a cal nesse tipo de argamassa acrescentaria permeabilidade da água do solo e reduziria sua resistência, fatores indesejáveis para a viga baldrame.
b.	Argamassa para assentamento de blocos cerâmicos em alvenaria
Materiais: cal, areia media, cimento
Justificativa: o cimento adicionaria resistência a compressão da massa, a cal resistência a flexão. Deve-se dosar a quantidade de cal e essa não passando a quantidade de cimento em volume, por exemplo, em alvenaria em contato com o solo dosagem mínima ou nenhuma cal. 
c.	Argamassa para emboço de alvenaria interna
Materiais: cal, cimento e areia 
Justificativa: como a parede interna não terá contato com a umidade externa, é viável a utilização da cal em volume maior do que o cimento, para uma melhor trabalhabilidade e preço da argamassa
d.	Argamassa para emboço alvenaria externa 
		Materiais: cimento, cal e areia
		Justificativa: a cal é necessária para a trabalhabilidade, porem, no revestimento
externo há a necessidade de uma massa mais pobre (áspera, magra) para menor absorção de água após a secagem.
e.	Argamassa para assentamento de unidades em ...
f.	Argamassa para revestimento de alvenaria racionalizada
Materiais: Gesso
Justificativa: a argamassa em alvenaria racionalizada deve passar por um projeto onde suas medidas são minuciosas evitando desperdício. (porem o mais importante na racionalização é a técnica da mão de obra) 
g.	Argamassa para chapisco 
Materiais: cimento e areia
Justificativa: massa gorda para garantir a aderência, fator importante no chapisco. O cimento garante menos absorção de água.
Argamassa armada pode ser considerada um material composto ,união de matriz e esforço,no qual o esforço seria a armadura.
Difusa:Constituída por fio de pequenos diâmetro,pouco espaçados distribuídos uniformemente na argamassa.
TELA HEXAGONAL :Composta por arames,galvanizados ou não,com manchas de aberturas de 12 mm e fios com diâmetro de 1,24 mm,1,47 mm ou 1,65 mm.É de manuseio um pouo dificil ,tem o custo relativament alto por peso.
TELA SOLDADA: São fios retilineos que se cruzam formadas figuras quadradas e retangulares,nos quais os pontos de interseção são soldados.São fios podem ser galvanizados ou não,é uma estrutra mais rígida.
TELA DEPLOYÊ:Empregadas na execução de estuques, que são obtidas por cortes de finas chapas metálicas com posterior abertura da malha em forma de losango.
TELA WATSON:Fios longitudinais retilineos em dois planos paralelos separados por fios doces e entrelaçados por fios transversais.
FAIXA DE ARAME:Aproveitamento de materias da própria obra.
Discreta:Constituida por tubos/barras de aço com função de esqueleto e de armadura suplementar difusa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes