Buscar

Aula 12 Fundamentos das Ciências Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CCJ0001 – FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Aula 12
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
Tema: A sociologia compreensiva de Max Weber (II). O tipo ideal. Os tipos puros de dominação legítima.
Objetivos: 
Entender o conceito de tipo ideal.
Analisar os tipos puros de dominação legítima.
Reconhecer a atualidade do pensamento weberiano.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
Para Weber, os tipos ideais ou tipos puros, seriam instrumentos ou conceitos criados pelo cientista social, para análise da sociedade por meio de um princípio de comparação. Todo conceito seleciona alguns aspectos da realidade infinita, enquanto exclui outros.
O conceito de tipo ideal
A dominação deve ser entendida, segundo Weber, como uma probabilidade de mando e de legitimidade deste. A crença é condição fundamental para que a relação entre aquele que manda (domina) e aquele que obedece (dominado) se realize. Portanto, não é toda e qualquer relação de poder que é legitimada, é preciso que aquele que obedece acredite voluntariamente naquele que tem poder de mando. O poder é sempre uma probabilidade, pois depende de outro para ser exercido.
Tipos de dominação legítima 
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
Ele fornece o exemplo da relação de poder entre senhor e escravo que é carente de uma relação voluntária, não havendo, portanto, legitimidade e sim obrigação; a consequência é que na primeira oportunidade os indivíduos fogem desta relação, abandonam seus senhores.
Weber define três tipos puros de dominação como: racional-legal ou burocrática, dominação tradicional e a
carismática. 
	
 A dominação racional-legal ou burocrática é exercida dentro de um quadro administrativo composto de regras e leis escritas que devem ser seguidas por todos, não havendo privilégios pessoais. Ela é apoiada na crença de uma “legitimidade de ordens estatuídas e nos direitos de mando dos chamados a exercer autoridade legal”. Esta é baseada em relações impessoais e os funcionários são incorporados ao quadro administrativo através de um contrato, não por suas características pessoais mas por sua competência técnica. Eles são livres, sendo que suas obrigações se limitam aos deveres e objetivos de seus cargos que estão dispostos dentro de uma hierarquia administrativa e suas competências são rigorosamente fixadas. 
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
Realizam seu trabalho e em troca recebem um salário fixo e regular que varia conforme a responsabilidade do cargo, que é exercido em forma exclusiva ou como principal ocupação. Há possibilidade de fazer carreira, podendo subir na hierarquia da profissão através do tempo de serviço, por competência ou ambos. Importante ressaltar que os funcionários trabalham em seus cargos sem a apropriação dos mesmos. A dominação burocrática é puramente técnica, com o objetivo de atingir o mais alto grau de eficiência e nesse sentido é, formalmente, o mais racional conhecido meio de exercer a dominação sobre os seres humanos.
A dominação tradicional repousa na crença das tradições, costumes que existem desde de outros tempos. É a legitimidade na crença dos indivíduos nas ordens e poderes senhoriais tradicionais. A autoridade é exercida e legitimada pela tradição e por normas escritas. O quadro administrativo, neste caso, pode ser recrutado não pela competência técnica mas por vínculos pessoais e laços de fidelidade. As tarefas não estão claramente definidas, como na dominação racional, e os privilégios e deveres encontram-se sujeitos a modificações de acordo com a vontade do governante.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
Há outros tipos de dominação tradicional que são: o patriarcalismo, onde o poder é exercido segundo regras fixas de sucessão; e o patrimonialismo ou gerontocracia, que é autoridade exercida pelos mais velhos, em idade, sendo os melhores conhecedores da tradição sagrada. Em um corpo administrativo encontramos o patrimonialismo quando os funcionários ligam-se ao chefe por laços de fidelidade pessoais.
Segundo Roberto da Matta, em O que faz o Brasil, Brasil? (Rio de Janeiro, Ed. Sala, 1984), “o dilema brasileiro residiria na oscilação, ou seja, no que existe de limiar, entre “um esqueleto nacional feito de leis universais cujo sujeito era o indivíduo, e situações onde cada qual se salvava e se despachava como podia, utilizando para isso seu sistema de relações pessoais”. Nesse sentido, o brasileiro oscilava entre uma série de leis que, teoricamente, todos os indivíduos da sociedade deveriam cumprir, e uma série de expedientes passiveis de serem utilizados para burlas estas normas com bases em uma rede de contatos pessoais facilitados pelo nosso próprio sistema burocrático e hierárquico. Deste conflito nasceriam situações que todos nós estamos acostumados a vivenciar, como o jeitinho, que sempre está ao nosso alcance (pra tudo tem um jeito), e o famoso “você sabe com quem está falando?”.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
A dominação carismática pode ser caracterizada pelo seu caráter de tipo extraordinário e irracional. Weber define carisma como uma qualidade pessoal considerada extraordinária, atribuída a um indivíduo que possui poderes ou qualidades sobrenaturais. Esses indivíduos são enviados por Deus para o cumprimento de uma “missão”. Portanto, este indivíduo é reconhecido como um líder por seus seguidores e assim a autoridade carismática é legitimada. Os carismáticos, geralmente são profetas religiosos, políticos, demagogos; apresentam, na maioria das vezes, provas de seu poder, fazendo milagres ou revelações divinas. 
Entretanto Weber aponta para possibilidade de uma existência permanente de um líder carismático, tal fenômeno foi chamado de rotinização do carisma. Para que isso ocorra são necessárias mudanças profundas, pois implicam a transformação da autoridade carismática em tradicional ou legal. Sendo assim as atividades do corpo administrativo passam a ser exercidas de forma regular seja através da constituição de normas tradicionais seja por promulgação de regras legais. Haverá um problema a ser resolvido que é o da sucessão, pois não será eleito, geralmente o líder carismático escolhe entre aqueles de sua confiança ou então por hereditariedade.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MOURA, Solange Ferreira de  (org.). Livro Didático de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2013. (Capítulo 5, p. 129-140)
 
Bibliografia Complementar:
MATTA, Roberto da. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar,1988.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3ª. ed. ampliada e revista. São Paulo: Moderna, 2011.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
QUESTÃO DISCURSIVA: 
"Antigamente, o governante era um escolhido de Deus porque sua legitimidade era dada pela descendência divina. As antigas realezas haviam nascido no outro mundo e os reis eram um dos mediadores mais importantes entre deuses e homens (...) Hoje, essa legitimidade é feita pela soma de escolhas individuais dos cidadãos que votam individualmente e, supomos, autonomamente, e não em grupo ou família". (Roberto da Matta, O eleitor e os eleitos, in O Globo, 29/10/08, p. 7).
Identifique os tipos de dominação legítima desenvolvidos por Weber presentes na situação acima descrita.
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:
QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA:
Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último,
a dominação de natureza burocrática (ou racional) que se apoia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). 
Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
a) Burocrática
b) Carismática
c) Racional-legal
d) Tradicional
e) Formal e legal
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 12:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais