Buscar

AV PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM BALDANZI 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201601356692 (AG) » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601356692 - DANIELE MARIO DE OLIVEIRA BALDANZI
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2016 18:22:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201602001733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana tem 4 anos e ainda não sabe compartilhar seus brinquedos. Suas brincadeiras sempre terminam em confusões e pequenas agressões. Isso porque ela se recusa a emprestar seus pertences e se irrita quando outra criança o utiliza. Seus pais estão com dificuldades para ensiná-la sobre as normas de relações sociais. Como eles poderiam empregar os conceitos do Behaviorismo para condicionar o comportamento da filha de modo a diminuir seu egocentrismo?
		
	
Resposta: De acordo com o conceito Behaviorista, o ideal é que os pais separassem um tempo para conversarem com Ana, explicando o porquê dela também compartilhar dos seus pertences. Toda vez que Ana seguisse essas orientações deveria ser recompensada com alguma coisa que a estimulasse a manter essas atitudes. O conceito do Behaviorismo parte de estímulos para aprender, esperando uma resposta adequada e tendo um reforço positivo caso ocorra.
	
Gabarito: A resposta do aluno deverá apresentar os conceitos principais do condicionamento do tipo operante (apresentação de estímulos, reforçadores, punição).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602235088)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia os relatos abaixo e responda: Qual a importância da aparência física para o adolescente? E quais os riscos de uma não aceitação de si mesmo?
"Mãe, só sairei de casa quando essa espinha horrorosa sair do meu rosto"
"Pai, preciso de dinheiro para comprar uma roupa nova para a festa de sábado. Minha filha você comprou roupas na semana passada. O senhor não entende, não posso repetir roupas e nada daquele armário fica bom em mim".
"Meu filho, está um calor de 40 graus hoje, aonde você vai de casaco? Mãe, meu corpo é horrível, pelo menos o casaco esconde as minhas imperfeições". 
		
	
Resposta: Essa fase da adolescência é de auto-afirmação. Todos querem ser enxergados pelos seus amigos de forma positiva, ainda não conseguem lidar com certas frustrações, por isso essa preocupoação excessiva com a imagem. Agora caso haja essa rejeição de si mesmo podem ocorrer alguns problemas, como criar uma auto-imagem negativa, auto estima baixa, um certo isolamento na escola, nas festas, o que pode gerar até mesmo um quadro de depressão devido a esse isolamento.
	
Gabarito:
Os adolescentes precisam gostar do seu corpo e vivem um dilema com a sua aparência física. Em consequência desse intenso foco na aparência física, muitos adolescentes passam horas na frente do espelho, preocupando-se com seu penteado, a forma do rosto, o jeito da roupa etc.
Se o adolescente tem uma autoimagem negativa pode ter um forte impacto na autoestima, podendo levar ao isolamento social, depressão, dificuldade de investir nas relações sociais e amorosas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601423083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que NÃO se enquadra na abordagem cognitivista de base piagetiana.
		
	
	A inteligência é antes de tudo adaptação. Esta característica se refere ao equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, que resulta de uma interação entre assimilação e acomodação.
	
	Segundo Piaget, o conhecimento não é dado, nem adquirido, é construído, o que implica ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento.
	
	É predominantemente interativa, e o conhecimento é o produto da interação entre o homem e o meio.
	 
	O aluno é visto como um ser que responde a estímulos do meio exterior, não levando em consideração o que ocorre dentro de sua mente durante o processo.
	
	É no exercício operacional da inteligência que a aprendizagem ocorre, e somente se realiza de fato quando o aluno constroi seu conhecimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601634428)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ABORDAGEM BEHAVIORISTA DE SKINNER ESTEVE (E AINDA ESTÁ) MUITO PRESENTE NOS MEIOS EDUCACIONAIS. ELA PODE SER NOTADA, POR EXEMPLO, QUANDO SE PROPÕE AO ALUNO:
		
	
	SITUAÇÕES-PROBLEMA PARTINDO DA REALIDADE FÍSICA E SOCIAL, A SEREM ANALISADAS E RESOLVIDAS COLETIVAMENTE, COM POSTERIOR EXPLANAÇÃO TEÓRICA DO PROCESSO.
	
	ELEMENTOS NUCLEARES DE APRENDIZAGEM QUE SERÃO SUBMETIDOS A TRANSFORMAÇÕES, PRODUZINDO CONSTRUÇÕES OPERATÓRIAS.
	
	BUSCA DO CONHECIMENTO DE MANEIRA AUTÔNOMA, DE MODO A QUE MANTENHA A CAPACIDADE DE APRENDER A APRENDER.
	
	RELAÇÕES INTERPESSOAIS COOPERATIVAS ENTRE SUPERIORES E COLABORADORES, DE MODO QUE A MEDIAÇÃO SEJA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM.
	 
	ESTÍMULOS PARA APRENDER, DELE ESPERANDO A RESPOSTA ADEQUADA, RECOMPENSADA COM REFORÇOS POSITIVOS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601423276)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana Cristina é professora de uma turma do quarto ano do ensino fundamental da rede pública de Nova Iguaçu. Desde o início do ano letivo ela vem percebendo que seus alunos apresentam dificuldade na retenção de informações que são importantes para a aprendizagem dos conteúdos de ciências biológicas. A única avaliação em que eles apresentaram bom resultado foi sobre o tema da epidemia dos caramujos africanos, por estes fazerem parte do seu contexto. Considerando a história descrita marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento e processamento da memória e sua influência na aprendizagem.
(   ) A aprendizagem é a primeira fase do processo mnêmico.
(   ) Aprendizagem e memória são processos indivisíveis.
(   ) A motivação é um importante fator modulador da memória.
(   ) Uma criança desatenta terá prejuízo na memória.
(   ) A motivação não interfere na retenção da informação.
A ordem correta de respostas é:
		
	
	F V V F F
	
	F V V V F
	
	V V F V F
	
	F V F V F
	 
	V V V V F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602053360)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o mau rendimento do aluno com TDAH?
		
	
	Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos demais alunos que apresentam mais preparo.
	 
	Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
	
	Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
	
	Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos estudos.
	
	Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de forma autônoma.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601423267)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe, preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
		
	
	operatório formal
	
	pré-operatório
	
	pré-intelectivo
	 
	sensório-motor
	
	operatório concreto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601422680)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À medida que a criança cresce, o corpo fica maisforte e ela adquire maior controle e coordenação. A criança entre 2 e 6 anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades. Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
		
	
	o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
	
	enquanto uma criança tem a oportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
	
	pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
	 
	coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
	
	de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo com outras crianças.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601632460)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A dislexia é É um distúrbio específico da aprendizagem, caracterizado pela dificuldade reconhecimento de palavras, de soletração e decodificação que pode ou não trazer dificuldades na compreensão da leitura, que dificulta a ampliação do vocabulário e a aquisição de conhecimentos. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO NÃO É UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS:
		
	 
	Criatividade
	
	Dificuldades em seguir orientações e instruções
	 
	Percepção aguçada da realidade
	
	Prejuízo no desenvolvimento psicomotor
	
	Atraso na aquisição da fala e deficiência na percepção fonética.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602121069)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São drogas potencialmente perigosas na adolescência pela liberalização contida nas leis nacionais que permite a sua venda em estabelecimentos públicos para maiores de idade.:
I) Cigarro e álcool
II) Maconha e cigarro
III) Cigarro e anfetaminas
		
	
	Todas estão corretas
	 
	Apenas a I está correta
	
	Apenas a I está errada
	
	Todas estão erradas
	
	Apenas a II está correta

Outros materiais