Buscar

AV HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS BALDANZI 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0495_AV_201601356692 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601356692 - DANIELE MARIO DE OLIVEIRA BALDANZI
	Professor:
	NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9024/AF
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 19/11/2016 10:24:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201601428319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente, uma historiadora norte-americana, especialista em história da África, admitiu com grande franqueza que a "historiografia sobre a África ainda não capturou o horror e o terror que acompanharam a dimensão africana do tráfico de escravos. Dentro da história mundial, é à narrativa daqueles que vieram a ser escravos nos Estados Unidos que tem sido dado lugar de honra e que tem exemplificado uma crônica universal de sofrimento, angústia e triunfo eventual. Mas a agenda política contemporânea dos descendentes de africanos tem provocado o desvio da atenção dos historiadores das abordagens complexas e das narrativas contraditórias das circunstâncias sob as quais estas pessoas foram escravizadas, assim como da história dos africanos escravizados que não foram enviados às Américas, ao além Saara e oceano Índico, mas que permaneceram no continente africano.
Em outras palavras, este silêncio assustador cria um vazio em que as vozes e experiências dos africanos no continente deveriam ser articuladas."
Ver Carolyn A. Brown, Epilogue: Memory as Resistance: Identity and the Contested History of Slavery in Southeastern Nigeria, an Oral History Project¿, in Diouf (org.), Fighting the Slave Trade, p. 219.
 
Cultura.  Olhar difícil de ser explicado.  Pensar que o horror de um sistema tão violento como o escravista pode mesmo assim deixar suas marcas na História.  Apresente o papel do negro na colônia brasileira do século XVII - XVIII.  
		
	
Resposta: O negro teve um papel, utilizando palavras do próprio texto, de muito sofrimento e angústia, porém considerado de vital importância na colônia brasileira. Homens eram colocados em trabalhos de intenso desgaste físico, mulheres travaram dentros das casas dos senhores, ou seja, eram eles que moviam todo o sistema na colônia. Tudo isso imposto através da escravidão. Mas também foram um dos elementos que contribuíram com a miscigenação brasileira, com a multiculturalidade do Brasil, trazendo novos costumes na religião, mais conhecidas pela umbanda e candomblé; e na dança, através da capoeira; Porém esse período tsmbém foi marcado por diversos movimentos de resistència à escravatura, como o estabelecimento de quilombos, através das fugas de escravos, e até mesmo o comércio desses quilombos com pemnas vilas e fazendas.
	
Gabarito: O aluno deve discutir o papel social do negro, não só como o que recebe a imposição do sistema, mas como agente atuante na sociedade brasileira do período.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601638834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: A revolta da Chibata foi um acontecimento gerado pelos marinheiros da armada que vinham sofrendo com os castigos físicos impostos a eles, mesmo após a adoção de medidas que aboliam tal prática. Seu legado foi a de que, como em outros movimentos contra a escravidão, os negros são capazes de lutarem pelos seus direitos, e que juntos, são capazes de conseguir ser reconhecidos como qualquer outro cidadão e ter direitos a expressarem sua religião, dança e outros costumes.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602033760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato "amistoso" entre brancos e índios preservado:
		
	
	Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.
	
	em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".
	
	pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.
	
	sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.
	 
	até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602033764)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
		
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	 
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601488029)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em virtude da proibição do tráfico negreiro, muitos latifundiários buscaram alternativas para manutenção de sua produção. Em relação a esse assunto é correto afirmar que: 
I - Teve início um crescente tráfico interno, ou seja, áreas de produção menos expressiva vendendo seus escravos para as regiões cafeeiras. 
II - Houve um crescente estímulo às uniões entre escravos já que, tradicionalmente, esses indivíduos tinham uma taxa de fertilidade altíssima. 
III - Muitos traficantes continuaram trazendo escravos para o Brasil, cobrando preços altos e inflacionando o valor da mão-de-obra.
		
	 
	apenas I e III estão corretas.
	
	apenas III está correta.
	
	apenas II está correta.
	
	apenas I e II estão corretas.
	
	apenas I está correta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601522638)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tal homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os pajés tinham, eles não conseguiam pois:
		
	
	O pajé conseguia materializar os espíritos da floresta, criando uma epifania sem igual no mundo cristão.
	
	A tradição do Pajé dizia que a mensagem dos missionários não era falsa, mas a ressignificação para o grupo, gerando sua irritação.
	 
	Existiam um panteão e uma gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
	
	Os missionários tinham como prática assassinar o pajé quando chegasse, criando um afastamento dos demais índios.
	
	Eles eram os guerreiros, então o fato dos brancosutilizarem seus serviços criava uma dúvida na divindade cristã.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601659925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das principais formas de resistência à escravidão, sendo, por isso, alvo da atenção das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de "quilombo".
		
	 
	Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio com pequenas fazendas.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no sul, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos foram organizados exclusivamente pelos escravos indígenas, já que os negros africanos não eram capazes de organizar a resistência comunitária.
	
	Os quilombos eram os centros de repressão organizados pelas autoridades policiais, sendo formados exclusivamente por Capitães do Mato.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no nordeste açucareiro, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602019744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a citação a seguir e escolha a alternativa que melhor explica as consequências da mestiçagem para o Brasil. "A massa de mulatos, cafuzos, caboclos, pardos e cabras, lembravam, a todo o momento, que o Brasil era uma nação majoritariamente mestiça." (Aula 6, Tela 8)
		
	 
	A mestiçagem inviabilizava que o país galgasse o estágio supremo da civilização.
	
	A mestiçagem inviabilizava qualquer tentativa de troca comercial entre os Estados Unidos e o Brasil;
	
	A mestiçagem viabilizava o reconhecimento do Brasil como o país mais civilizado da América latina;
	
	A mestiçagem inviabilizava a vinda de trabalhadores europeus, sobretudo italianos, para o país;
	
	A mestiçagem viabilizava que o país estivesse no rol dos países civilizados da Europa;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601438358)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
		
	
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir em seu território e sua cultura.
	
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões.
	
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601638832)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos últimos anos, o movimento negro ganhou poder e influência na sociedade brasileira, o que provocou várias mudanças na sociedade brasileira. Entre as opções abaixo, assinale aquele que apresenta uma dessas mudanças.
		
	
	a inauguração de um monumento em homenagem ao padre jesuíta José de Anchieta, que foi um dos principais defensores dos negros durante o período colonial.
	 
	a lei 11.645, de 2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica brasileira.
	
	a mudança no calendário do carnaval, que desde 2007 acontece duas vezes por ano, o que é fundamental para a afirmação da identidade negra.
	
	o reconhecimento das religiões afro-brasileiras como o sistema religioso oficial do Estado brasileiro.
	
	a transformação do dia 21 de março, dia do início da Revolta dos Malês (1835), em feriado nacional.

Outros materiais